Como Otimizar o Site da Sua Empresa para Geração de Leads

geração de leads no website

O objetivo primário da maioria dos sites de empresas B2B, dentro da metodologia do inbound marketing, é gerar oportunidades de negócios ao educar compradores e atraí-los para seu pipeline de vendas através do conteúdo. Para que isto seja possível, é necessário um site que esteja preparado para geração de leads. Uma máquina de geração de leads é o que mantém a equipe comercial ativa e o pipeline de vendas repleto de oportunidades.

O processo de Inbound Marketing atrai potenciais consumidores para seus sites através de conteúdo educacional, converte estes visitantes em leads através de ofertas especiais e nutre estes leads até o momento em que eles estejam prontos para ser passados para a equipe de vendas, que então poderá fechá-los como clientes.

Uma pesquisa conduzida pela HubSpot mostra que compradores B2B utilizam mecanismos de buscas como fonte primária dentro de um processo de compras. Neste caso, está mais do que claro que seu website possui um papel crucial nos seus processos de marketing e vendas. Mas o que você precisa para otimizá-lo para geração de leads?

Escolha a plataforma certa para geração de leads

O processo de inbound marketing é baseado no conceito de otimização através de testes e experimentos. Uma vez que o Inbound marketing permite que você mensure tudo o que você faz, então você pode testar constantemente novas táticas para otimizar seu processo de geração de leads.

Do ponto de vista de website, isto significa que você estará constantemente atualizando conteúdo e analisando o que funciona e o que não funciona. Neste contexto, a plataforma que você usa no desenvolvimento do seu website precisa suportar e tornar fácil o processo de testes e experimento. Ir até o desenvolvedor do seu site a cada vez que você queira fazer pequenos ajustes não é o ideal para que você tenha sucesso no Inbound Marketing, uma vez que esta frente do marketing digital exige constantes testes e experimentos.

Isto significa que a plataforma que você escolhe para a geração de leads no seu website precisa permitir a sua equipe atualizar conteúdo ao mesmo tempo em que padrões de layout e de branding são mantidos, sem a necessidade de programação de desenvolvedores especializados.

Para uma estratégia de Inbound Marketing, nós recomendados  o uso do WordPress como a plataforma para seu website. Você pode tanto construir um website do zero como comprar um tema existente e adaptá-lo com a cara da sua empresa, permitindo uma utilização extremamente fácil.

Crie um website profissional que incorpore a experiência do usuário

Nos dias atuais, seu website é o ponto central de sua estratégia para gerar mais vendas. É como se fosse a vitrine da sua empresa. Se o website for desorganizado e amador, potenciais clientes o associarão a qualidade do seu serviço e será impossível convencê-los de que sua empresa é a melhor para atender suas necessidades.

Este é o motivo pelo qual o branding se torna mais importante a cada dia. Daí vem a importância de se contratar profissionais e empresas especializados em desenvolvimento web, que possam planejar e desenvolver o seu site de acordo com os mais modernos padrões. Seu website precisa apoiar não apenas seus esforços em inbound marketing, mas também os esforços em outbound de sua equipe de vendas.

Se um dos seus representantes de vendas atende a um evento de networking, com vários prospects, seu website precisa dar suporte a esta interação pessoal. Após uma produtiva conversa com um representante de vendas, o prospect irá acessar o seu site e procurar por mais informações. Se este estiver desatualizado ou desorganizado, parecer amador e não for responsivo, toda esta relação construída através deste contato presencial ficará estagnada, pois a última impressão é a que ficará.

Experiência do usuário deve ser um elemento fundamental do design do seu website. O design do seu site deve ser capaz de fazer com que potenciais compradores encontrem facilmente o que eles querem. Para geração de leads, ele também deve usar conceitos como espaço em branco, contraste, destaque a informações importantes e calls-to-actions.

Preste atenção a performance do seu site

A maioria dos visitantes vai abandonar seu site se sua página demorar mais que 3 segundos para carregar. É importante monitorar este ponto e certificar-se de que você não está prejudicando o tempo de carregamento do seu site com solicitações desnecessárias de Javascript e imagens muito pesadas.

A maioria das coisas que prejudicam o tempo de carregamento de um website pode ser facilmente consertada. Mas você não pode consertá-las a menos que você saiba destes problemas. Para descobrir estes e outros problemas, você pode agendar uma avaliação gratuita de seu site com a WSI.

Além da performance técnica, você precisa monitorar a performance do seu site em termos de atração de tráfego e capacidade de mover seus prospects dentro do funil de vendas. A revisão regular é a chave para otimizar performance e gerar receitas.

Seu website é a fundação da sua estratégia de Inbound Marketing. É o pilar central. Assim como uma casa construída em torno de uma fundação instável, uma estratégia de inbound marketing construída em torno de um website ruim pode criar problemas. Dê uma olhada no seu website e se pergunte: “O website da minha empresa está prejudicando o processo de geração de leads?” Esta resposta ditará suas ações futuras.
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