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SEO local: o que é e como fazer?

9 de julho de 2023 |
(Banco de imagens: Shutterstock)

Conjunto de medidas de otimização tem o objetivo de destacar uma empresa nas pesquisas locais

Qualquer negócio que se preze sabe que é fundamental aparecer na internet para expandir suas possibilidades. Milhares de pessoas buscam algum tipo de produto ou serviço próximos a sua localidade a todo momento utilizando mecanismos de busca como o Google, então nada melhor do que sua empresa aparecer nesses resultados digitais.

Com isso, você pode conquistar novos clientes e fazer seu negócio crescer sem a necessidade de investir em anúncios pagos. Com as estratégias certas de SEO local, é possível conquistar os primeiros resultados de pesquisa do Google para pessoas que estão buscando algum tipo de solução na sua região.

Confira mais sobre SEO local e as melhores estratégias para dar mais visibilidade ao seu negócio.

O que é SEO local?

SEO é a sigla para otimização de mecanismos de buscas, então SEO local pode ser definido como um conjunto de medidas de otimização que leva em conta a geolocalização na hora da pesquisa para oferecer aos usuários soluções próximas a sua região.

Essa é uma oportunidade para destacar sua empresa nas pesquisas locais, ou seja, por pessoas próximas a sua área de atuação que estão buscando uma solução que você oferece.

Qual a importância do SEO local?

Sabia que 46% das buscas feitas no Google são locais? São aquelas pesquisas em que você acrescenta no final o termo “próximo a mim”, por exemplo. Ou seja, a chance de se tornar cliente é bastante alta porque você já está disposto a consumir aquele produto ou serviço.

Quais são as vantagens do SEO local?

O SEO local aproxima marca e cliente, principalmente negócios que possuem estabelecimentos físicos e atuam localmente, como restaurantes, pequenos comércios e consultórios. Além disso, as estratégias de SEO local trazem outros benefícios, como:

  • Aumento da visibilidade e autoridade da marca;
  • Melhor posicionamento diante dos concorrentes;
  • Incentiva a tomada de decisão dos usuários;
  • Atração de novos clientes.

Como é feito o SEO local?

Para estar bem ranqueado nas pesquisas locais, é preciso cumprir alguns requisitos e estratégias que vão facilitar a busca do usuário por sua marca. Os principais são:

Perfil do Google Meu Negócio

Configurar um perfil no Google Meu Negócio é o primeiro passo para o seu negócio aparecer nos resultados de busca orgânica e do Google Maps. A ferramenta é gratuita e permite que a empresa cadastre informações básicas, como nome, telefone de contato, site, endereço, horário de funcionamento, além de fotos, aba de perguntas e respostas e nota dada pelos usuários.

Manter o cadastro completo é importante porque é a partir dele que o Google exibe os resultados para uma busca e recomenda o seu estabelecimento aos usuários.

Consistência nas informações disponíveis

Uma boa estratégia de SEO local se baseia em uma forte presença digital. Por isso, é importante estar presente nas redes sociais e nos principais sites de avaliação dos usuários além do Google Meu Negócio, tais como Tripadvisor e Foursquare. Isso dá mais credibilidade ao seu negócio e permite que os clientes tenham mais confiança na sua empresa.

Para isso, todas as informações disponíveis, como endereço, telefone e horário de funcionamento, por exemplo, devem ser consistentes. Caso haja alguma divergência entre elas, o Google pode não exibi-las para os usuários no momento da pesquisa.

Palavras-chave locais

Escolher as palavras-chaves corretas é uma das estratégias de sucesso para o SEO local, afinal elas são os termos que os usuários utilizam para fazer suas pesquisas online.

Ao descobrir quais são as palavras-chave mais pesquisadas relacionadas ao seu negócio, você pode utilizá-las nos conteúdos do seu site ou no cadastro do Google Meu Negócio de forma estratégica para ajudar no ranqueamento.

Existem algumas ferramentas que permitem descobrir quais são esses termos e uma delas é o próprio Google. Para isso, basta digitar o seu nicho de negócios na barra de pesquisa que o buscador já dará algumas sugestões de termos relacionados. O Keyword Tool é outra ferramenta que fornece variações de palavras-chaves, inclusive geográficas, além do próprio Google Analytics que mostra quais palavras levam os usuários ao seu site.

Avaliações dos clientes

As avaliações online mostram o que os clientes pensam sobre seu negócio e isso é um fator importante para o ranqueamento do Google. Incentive seus clientes a deixarem suas observações no Google Meu Negócio e em outros sites de avaliações, pois isso contribui para a sua classificação nas pesquisas locais dos buscadores.

Além disso, elas são decisivas para uma tomada de decisão de possíveis clientes. Todos nós já nos sentimos mais confiantes ao ler uma avaliação positiva de outro usuário antes de consumir um produto ou serviço, não é mesmo?

Quais são os fatores de ranqueamento do SEO local?

O algoritmo do Google utiliza uma combinação entre relevância, distância e destaque para oferecer a melhor correspondência para sua pesquisa local. Vamos entender cada um deles:

  • Relevância: esse fator de ranqueamento de SEO local considera a correspondência entre o negócio e a palavra-chave utilizada na pesquisa do usuário. Por isso, é importante que os dados do Google Meu Negócio sejam corretos e consistentes;
  • Distância: através da geolocalização, o buscador lista os resultados mais relevantes de acordo com a proximidade do usuário, mesmo se ele não especificar o local em sua busca;
  • Destaque: esse fator considera o nível de popularidade do seu negócio na região ao analisar as avaliações dos clientes, citações à marca e linkbuildings. A reputação da marca também é medida por critérios do mundo físico, como o número de visitantes que o negócio recebe, por exemplo.

Para entender mais sobre SEO local, converse com os especialistas da WSI. Entre em contato conosco.