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Mídias Sociais

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As mídias sociais transformaram significativamente a maneira como as pessoas se comunicam pela internet, possibilitando interação entre os usuários. Conhecidas popularmente como “redes sociais”, essas plataformas de comunicação estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas e se tornaram essenciais para a relação entre as empresas e seus respectivos consumidores.

Com o crescente avanço tecnológico e a facilidade de acesso à internet a partir de qualquer dispositivo móvel, as mídias sociais atualmente se tornaram um dos principais canais de comunicação com o cliente. A partir de páginas e perfis no Facebook e Instagram, por exemplo, é possível divulgar produtos e serviços diretamente para usuários que se interessam por eles e desejam se relacionar com a empresa.

Além disso, a presença de um perfil nas redes sociais permite que os consumidores interajam diretamente com a marca, deixando sugestões e opiniões. A principal vantagem em estabelecer este canal de comunicação está na
aproximação da empresa com seus clientes e consumidores em potencial, criando assim um relacionamento de confiança e fidelidade com o cliente.

Por que investir em redes sociais?

As mídias sociais se caracterizam por promover o relacionamento entre usuários, e com as empresas isso não é diferente: estar presente nas principais redes permite que a marca se posicione e consolide no mercado, conquistando o público e criando um vínculo com ele. Para isso, entretanto, é necessário adotar estratégias adequadas de comunicação e marketing online.

Levando em consideração que os internautas utilizam as redes sociais para se informar a respeito dos principais assuntos que são de seu interesse, essas plataformas funcionam como um cartão de visitas para as empresas. Nesse sentido, investir em uma comunicação eficiente pode ser uma excelente maneira de alcançar uma grande parcela de seu público-alvo de uma única só vez.

Além disso, as mídias sociais podem ser eficientes canais de venda, já que é possível direcionar anúncios para essas plataformas e impulsionar publicações específicas para conquistar mais seguidores e leads. Os canais de contato direto e espaço para comentários também permitem que a marca qualifique as mensagens recebidas, muitas vezes oferecendo um produto que pode ser a solução para o problema apresentado pelo consumidor ou direcionando o contato para uma equipe de vendas.

Outras importantes vantagens de investir em mídias sociais são:

Consolidação da marca

As redes sociais oferecem um ambiente ideal para trabalhar e divulgar uma marca a partir de diversas estratégias — que se complementam entre si, criando assim a imagem da empresa perante o público. Isso deve ser feito por meio de postagens informativas, interatividade, conteúdo de qualidade e até mesmo um toque de humor, sem excesso de anúncios e propagandas agressivas.

Engajamento e interação com os clientes

A interação do usuário com seu conteúdo (por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos) é um importante indicativo de que o conteúdo é considerado relevante pelo consumidor. A partir da criação e publicação do tipo certo de imagens, vídeos e textos, é possível estimular as pessoas a se tornarem cada vez mais engajadas com uma marca, aumentando naturalmente a audiência e o alcance das postagens, conquistando cada vez mais clientes e seguidores.

Fidelização

As mídias sociais permitem que o cliente mande mensagens para a empresa, faça comentários, opine e compartilhe as publicações que gosta. Como consequência disso, a marca pode estreitar seu relacionamento com o consumidor — seja respondendo às dúvidas enviadas, criando conteúdo exclusivo, realizando sorteios ou criando campanhas de remarketing.

Aprimoramento do relacionamento com o cliente

Levando em consideração que o conteúdo das redes sociais aproxima o cliente da marca, o relacionamento entre eles pode ser constantemente aprimorado. Os consumidores gostam de ser bem atendidos e, para isso, é preciso que seus comentários sejam respondidos de maneira personalizada, e suas dúvidas solucionadas com agilidade. Dessa forma, o usuário sente que é importante para a marca e fica mais satisfeito em fazer negócios com ela.

Aumento de tráfego

Geralmente, o site de uma marca é uma de suas principais ferramentas de venda. Para obter resultados expressivos, entretanto, é preciso direcionar tráfego para ele. Embora o SEO seja a principal ferramenta para gerar tráfego qualificado para seu website, as mídias sociais podem ajudar no aumento da quantidade de visitantes que ele recebe.

Ao compartilhar publicações do seu site ou blog nas redes sociais, por exemplo, a marca consegue direcionar um número maior de pessoas interessadas a essas páginas. O ideal é que o conteúdo disponível seja capaz de
envolver o usuário e fazer com que ele explore o site, aumentando ainda mais sua relação com a marca.

Conhecimento aprofundado sobre o público

Uma estratégia eficiente de marketing digital geralmente envolve o conhecimento aprofundado a respeito das necessidades e gostos do consumidor. A grande facilidade em investir nas mídias sociais é que a própria ferramenta já oferece esses dados a respeito do consumidor, apontando seu perfil básico e suas características.

Além disso, é possível identificar e analisar o tipo de conteúdo que eles gostam e interagem mais, bem como os comentários e opiniões oferecidas. Com esses dados em mãos, é possível entender cada vez melhor o consumidor, desenvolvendo estratégias mais assertivas para atingir e conquistar o público-alvo.

Quais são as melhores redes sociais para empresas?

Existem diferentes tipos de mídias sociais disponíveis para usuários e empresas se comunicarem, sendo que cada um deles apresenta seu próprio algoritmo e pode ser trabalhado de maneiras específicas. Todas as redes
sociais podem proporcionar visibilidade e engajamento para um negócio, desde que utilizadas da maneira adequada e de forma a aproveitar as ferramentas que elas oferecem.

O Facebook é uma das principais plataformas em atividade atualmente, com um público bastante variado em relação à idade, localização geográfica, escolaridade e demais características relevantes. É possível ter um alcance gigantesco a partir desta rede, que possibilita a divulgação de fotos, vídeos, transmissão ao vivo, criação de banners e redirecionamento para o site da empresa.

O Instagram, por sua vez, é uma mídia social puramente visual. Isso significa que suas publicações são compostas basicamente por fotos e vídeos em diferentes formatos e com filtros divertidos e interativos. Esta é
uma rede social mais simples, mas que se destaca por ser amplamente acessada e permitir a divulgação de produtos e proporcionar uma boa experiência ao usuário.

Entenda melhor sobre as principais redes sociais indicadas para empresas:

Facebook

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos, o Facebook é uma plataforma ampla e que dispõe de recursos específicos para empresas. A rede social não permite a criação de um perfil para a marca, mas possibilita que a
empresa tenha uma página com todos os dados da empresa, bem como produtos oferecidos, horário de funcionamento e informações de contato.

A partir desta página, a empresa pode criar conteúdo completo a respeito do seu trabalho, com texto, imagem, vídeo, check-in, transmissão ao vivo e diversas outras possibilidades. O Facebook possui ainda um recurso que
gera gráficos e dados a respeito da interação do usuário com a página, permitindo que o administrador saiba quais são os horários de maior engajamento e quem é o público principal da marca.

Por fim, esta rede social ainda oferece o recurso de Facebook Ads, uma ferramenta de anúncios que permite a divulgação de produtos e serviços a determinados grupos de consumidor. Esta é uma forma de divulgação paga, que possibilita ainda mais personalização às publicações.

Instagram

Esta é uma rede social que permite a publicação de fotos e vídeos a respeito de uma marca, com a possibilidade de inserir etiquetas que levam diretamente ao produto no site. Sua principal função é o compartilhamento de conteúdo visual, que pode ser momentâneo (os populares “stories”, que duram apenas 24h) ou ficar no feed.

A plataforma ainda traz opções de edição de imagens com filtros e outros ajustes, além de disponibilizar caixas para incentivar a interação entre os usuários, dando espaço para receber perguntas, fazer enquetes e deixar contagens regressivas para um evento especial. Embora também existam em outras mídias sociais, as hashtags são amplamente usadas no Instagram para ranquear a publicação e aumentar o alcance.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede social mais voltada para os negócios e relações profissionais, mas que também pode ser muito interessante para empresas e marcas. Esta rede social permite o compartilhamento de conteúdo mais complexo, como cases de sucesso, pesquisas, tendências de mercado e análises aprofundadas. Ao divulgar seu material, portanto, uma marca se posiciona como especialista em determinada área, podendo entrar em contato direto com o consumidor.

Outros tipos de mídias sociais

Existem, ainda, outras ferramentas que são bastante populares e podem ser muito úteis para aprimorar a comunicação entre empresas e consumidores. Porém, sua recomendação de uso pode depender do segmento de
atuação e dos interesses do consumidor, cabendo fazer uma avaliação individual das características e comportamento do mercado antes de decidir por investir nessas plataformas.

Algumas mídias sociais e plataformas que podem ser interessantes, dependendo do público-alvo, são:

  • Pinterest;
  • Twitter;
  • YouTube;
  • Snapchat;
  • TikTok.

Como trabalhar o marketing da sua empresa nas redes sociais?

Embora praticamente todas as pessoas utilizem as mídias sociais, gerenciar o perfil de uma marca pode não ser uma tarefa tão simples quanto acessar as redes por diversão. Para usufruir de todo o potencial dessas plataformas, é preciso entender as diferenças entre as principais redes sociais e identificar a melhor forma da empresa se posicionar em cada uma delas, elaborando estratégias de atuação específicas.

Em seguida, é necessário criar uma estratégia com objetivos bem definidos, determinar o tom das postagens e construir um calendário editorial com base naquilo que a empresa quer passar para o público. Pode ser necessário contar com uma boa ferramenta de gerenciamento de redes sociais, que permita o agendamento de posts, análise de resultados e interação facilitada com os seguidores.

O planejamento e execução de uma estratégia eficiente de marketing nas mídias sociais depende dos objetivos da marca e de uma série de variáveis a respeito do comportamento do usuário. Por isso, o ideal é sempre contar com o conhecimento de uma agência especializada em Marketing Digital para cuidar das redes sociais de sua empresa.

Com base em um aprofundado conhecimento acumulado ao longo de mais de duas décadas de atuação em aproximadamente 80 países, a WSI fornece serviços especializados de gerenciamento e monitoramento de mídias sociais. Nossos analistas ajudam a identificar as melhores possibilidades nas principais redes sociais, elaborando um plano de ação personalizado para sua marca.

Além disso, as soluções oferecidas pela WSI incluem uma análise completa do posicionamento online da empresa, identificando o que estão falando da marca e ajudando no gerenciamento da reputação online. Os analistas também atuam no gerenciamento de reclamações e críticas, ajudando a garantir a satisfação do cliente e a manter um bom relacionamento com o consumidor.

Monitoramento e criação de conteúdo para mídias sociais

A WSI se responsabiliza por planejar, desenvolver e administrar o conteúdo para as mídias sociais da sua empresa, criando postagens de acordo com as particularidades exigidas por cada rede social. Com conhecimento aprofundado para criar conteúdo em formatos como vídeos, imagens, fotos, infográficos e textos para perfis e blogs, nossos especialistas garantem um bom posicionamento de sua marca no meio digital.

Além de garantir a construção de um relacionamento duradouro com o consumidor, o trabalho desenvolvido pela WSI leva as empresas a alcançarem resultados expressivos dentro das redes sociais, garantindo benefícios como:

  • Fortalecimento da marca;
  • Fidelização dos clientes, que muitas vezes se tornam propagadores de informação a respeito da empresa;
  • Maior alcance entre os internautas, potencializando a conquista de novos consumidores;
  • Posicionamento da marca como autoridade no segmento em que atua;
  • Aumento das vendas recorrentes;
  • Divulgação de novas utilidades e aplicações para seus produtos e serviços, solucionando as necessidades dos usuários;
  • Melhoria da reputação online da marca;
  • Conquista de novos nichos de mercado;
  • Maior satisfação do cliente;
  • Aquisição de insights reais de seus clientes e público-alvo;
  • Monitoramento e gestão de crise, caso necessário.

Para saber mais sobre as estratégias de mídias sociais e entender como os analistas na WSI podem ajudar a impulsionar o posicionamento da sua marca na internet, entre em contato e converse com nossos consultores!

Marco Marmo

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