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Marketing de Conteúdo

Google Trends: saiba o que é e como usar em sua estratégia de marketing

Google Trends: saiba o que é e como usar em sua estratégia de marketing
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

21 janeiro, 2025

5 min. de leitura

Analisar tendências em tempo real é excelente para aproveitar oportunidades de mercado; veja como o Google Trends pode ajudar

Analisar tendências e ajustar estratégias para aproveitar o que está fazendo sucesso não é algo que surgiu com o avanço da era digital. Antes mesmo da internet, marcas e vendedores já adaptavam seus produtos e serviços ao que era popular, sempre buscando atender às voláteis demandas do momento. A diferença é que hoje em dia, com a rápida disseminação de informações, esse “momento” pode ser um ano, um mês, uma semana ou poucos dias, sendo necessário ter esse “timing” para não desperdiçar tempo e recursos.

Mas como saber exatamente o que está em alta e por quanto tempo? O Trends é uma ferramenta desenvolvida pelo Google, uma plataforma em que é possível identificar os tópicos mais buscados em tempo real e entender melhor o comportamento do público ao longo do tempo e em diferentes regiões. Neste artigo, vamos explorar como usar o Google Trends para revolucionar as suas estratégias, ajudando a alinhar as suas ações aos interesses imediatos dos seus consumidores de forma inteligente e eficaz.

O que é Google Trends?

Antes de abordar como usar oGoogle Trends, vamos conhecer um pouco mais sobre como essa ferramenta gratuita funciona. Nela, é possível analisar a popularidade de termos de busca ao longo do tempo. Esses dados são apresentados em tempo real, indicando quanto e como determinados tópicos são buscados em regiões específicas.

A ferramenta trabalha com índices relativos, não absolutos, o que facilita a comparação de tendências entre os mais variados locais e contextos. Além disso, o Trends organiza os dados por “termos de busca” e “assuntos”, sendo o segundo uma categoria mais abrangente gerada por inteligência artificial, que reúne sinônimos e buscas relacionadas em vários idiomas. Essa funcionalidade ajuda a entender melhor o comportamento dos usuários e as tendências em escala global ou regional.

Quais são as vantagens de usar o Google Trends?

Existem várias em saber como usar o Google Trends! Pensando nisso, separamos algumas delas que com certeza são do seu interesse:

  • Análise de tendências em tempo real: com o Google Trends, você pode monitorar os tópicos mais buscados em tempo real, ajudando a perceber o que está em alta e rapidamente capitalizar sobre essas tendências;
  • Dados segmentados e personalizáveis: a ferramenta possibilita filtrar os dados por localização geográfica, período, categoria e plataforma (Google, YouTube, Google Shopping etc.), o que garante análises extremamente precisas;
  • Comparação de tópicos: você pode comparar diferentes termos de busca para avaliar a popularidade relativa, identificando quais termos são mais eficazes para melhorar suas estratégias;
  • Exploração de termos relacionados: o Trends mostra pesquisas e tópicos relacionados, te ajudando a criar conteúdos alinhados às curiosidades e necessidades do público;
  • Panoramas estratégicos para marketing: ele ajuda a definir estratégias baseadas no comportamento do consumidor, seja para priorizar campanhas em épocas específicas ou ajustar ações conforme os interesses mudam;
  • Gratuidade e facilidade de uso: o melhor de tudo é que ele é 100% grátis e intuitivo, podendo ser usado tanto por profissionais experientes quanto por iniciantes.

Como usar o Google Trends ao meu favor?

Agora que você sabe da importância e dos benefícios de usar oGoogle Trends, deve estar se perguntando quais as melhores formas de utilizá-lo.

Para começar, explore palavras-chave relevantes para seu nicho ou mercado. Use a barra de pesquisa da ferramenta para identificar o interesse por tópicos, filtrando os dados por região, período, categoria e fonte de busca (como Google ou YouTube). Compare diferentes termos para saber qual deles tem maior potencial de impacto. Em uma campanha de marketing, por exemplo, é possível usar essas informações para alocar recursos nos termos que mais darão resultado.

Também aproveite os panoramas sobre picos sazonais e tendências regionais. Você pode planejar ações direcionadas em períodos estratégicos, otimizando o seu investimento em anúncios. Se preferir, use esses dados para ajustar conteúdos para blogs ou redes sociais, sempre de acordo com a busca do público em diferentes períodos.

Como analisar concorrentes e novas oportunidades?

Além de ser ótimo para autoanálise, usar o Google Trends é uma maneira excelente de comparar o seu desempenho em relação aos concorrentes. Comparando nomes de marcas ou produtos, é possível verificar a popularidade de cada um ao longo do tempo. Com esses dados, fica muito mais fácil perceber possíveis lacunas e áreas do mercado que a sua marca ainda não explorou.

Adicionalmente, coletar tópicos relacionados e consultas associadas permite perceber quais são as tendências mais “quentes” no seu setor. Isso é útil para entender não só o que os clientes procuram, mas também o que os seus concorrentes ainda não fizeram.

Quando você percebe termos em crescimento no seu nicho, é possível criar produtos, conteúdos ou serviços que atendam a essas novas demandas. Por exemplo, um restaurante pode descobrir que um tipo específico de culinária está fazendo sucesso e incrementá-la em seu cardápio antes dos concorrentes.

Como maximizar ainda mais os resultados com o Google Trends?

Quer dicas adicionais de como usar o Google Trends? Para melhorar ainda mais os resultados com o Trends, combine esses dados com outras ferramentas de análise, como planejadores de palavras-chave, redes sociais e sistemas de CRM. Assim, você tem uma visão integrada das preferências do consumidor.

Outra maneira inteligente de como usar o Google Trends é utilizar os dados gerados para testar diferentes abordagens para as suas campanhas de marketing. Verifique os picos de popularidade de palavras-chave específicas e direcione ações mais agressivas nesses momentos. Outra estratégia incrível é usar a segmentação regional detalhada para descobrir o que é mais buscado em cidades ou estados específicos e criar campanhas personalizadas para atender a essas necessidades locais.

Como uma última dica de como usar o Google Trends, esteja sempre atualizado com as “Pesquisas em Alta” do Trends, que aparecem na aba principal. Essas informações em tempo real ajudam você a identificar e reagir rapidamente às novas tendências, aumentando as chances de sucesso das suas campanhas.

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