Fale conosco pelo WhatsApp

SEO Off Page: qual a importância?

19 de abril de 2023 |
Imagem de uma pessoa usando um notebook. Há algumas janelas de ilustrações contendo, "SEO", "gráfico de barras indicando crescimento", "lâmpada acesa".
(Banco de imagens: Shutterstock)

O SEO Off Page é parte fundamental para melhorar o desempenho do site em pesquisas feitas na internet. Saiba como ele funciona na prática!

O que é SEO Off Page?

O SEO Off Page é um meio para melhorar a visibilidade e a autoridade de uma página nos resultados de pesquisa. Ele funciona por meio do uso especializado de aspectos externos ao site, como links de entrada, menções de marca e presença nas redes sociais.

Isso ajuda a construir a reputação da marca e aumenta sua relevância para os mecanismos de pesquisa online, o que pode melhorar sua classificação nos resultados de busca. Por isso, é essencial conhecer o SEO Off Page e saber aplicá-lo.

Qual a importância do Off Page dentro do SEO?

O Off Page é uma importante estratégia para a construção de autoridade, um aspecto essencial ao SEO. Através das ações feitas fora do site, é possível ajudar a otimizar a credibilidade e relevância, que são fatores imprescindíveis para atrair tráfego qualificado ao site. Isso, por sua vez, gera mais oportunidades de interação e conversão, que são objetivos primários das estratégias SEO.

Portanto, o Off Page é uma parte importante da estratégia de SEO e deve ser considerado em conjunto com as técnicas de SEO On Page de forma a garantir um desempenho bem-sucedido em todos os aspectos.

Diferença entre Seo Off Page e SEO On Page?

SEO On Page e SEO Off Page são duas estratégias diferentes que podem melhorar o desempenho da página nos resultados de pesquisa. As principais diferenças podem ser resumidas nos seguintes pontos:

  • Foco: o SEO On Page visa aperfeiçoar elementos internos do site, enquanto o Off Page opera aspectos externos;
  • Estratégias: o On Page trabalha com títulos de página, conteúdo, palavras-chave, estrutura de URLs e outros fatores técnicos. O Off Page, por sua vez, trabalha com a obtenção de links de entrada de outros sites, presença nas mídias sociais e menções de marca;
  • Objetivos: o SEO On Page busca garantir que a página seja fácil de usar e relevante para os usuários e os mecanismos de pesquisa. Por sua vez, o SEO Off Page dedica-se a ampliar a autoridade e visibilidade nas pesquisas;
  • Impacto: o On Page impacta diretamente na usabilidade e relevância do site, enquanto o Off Page melhora diretamente o desempenho nos resultados de pesquisa.

Como fazer o SEO Off Page na prática?

Para aplicar o SEO Off Page com sucesso em um site, deve-se utilizar algumas estratégias que potencializam os resultados, como as destacadas a seguir.

Link Building

O link building envolve obter links de entrada para o seu site. Isso ajuda a melhorar a sua autoridade e a torná-lo mais visível nos resultados de pesquisa. Isso pode ser feito através de parcerias, troca de links, guest posts e outras estratégias.

Faça Guest posts

O guest posting é a prática de escrever artigos para outros sites, incluindo um link para a sua página. Isso ajuda a construir sua autoridade e melhorar a visibilidade da perspectiva dos mecanismos de busca.

Backlinks

Os backlinks são links externos que apontam para o seu site. Esses links são importantes para o SEO, uma vez que eles validam o conteúdo e ajudam a melhorar a autoridade do site. Além disso, também são fatores proveitosos na classificação nos resultados de pesquisa, já que demonstram a sua relevância.

Materiais ricos e compartilháveis

Essa estratégia consiste em usar conteúdos que sejam úteis, informativos e interessantes para o público-alvo, como infográficos, vídeos, e-books, webinars, checklists, etc. Assim, o público os compartilha e ajuda a divulgar a página.

SEO local

O SEO local é uma estratégia de SEO que visa ajudar empresas locais a serem encontradas nos resultados de pesquisa. Tal estratégia é fundamental para que empresas atuantes em certa área possam aumentar a visibilidade de seus negócios, utilizando técnicas de criação de conteúdo relevante e geolocalizado e palavras-chave otimizadas.

Ferramentas para realizar o SEO Off Page

Existem diversas ferramentas para analisar o desempenho de uma página na internet e ajudar na aplicação do SEO Off Page. Algumas das mais populares são:

Google Search Console

É uma ferramenta gratuita do Google que fornece informações sobre o tráfego do site, termos pesquisados que levam visitantes à página, erros de indexação, dados de cliques e muito mais.

Ahrefs

O Ahrefs é um recurso muito popular, porém pago, que permite entender melhor os backlinks, palavras-chave, classificação de pesquisa, análise de concorrentes, entre outros elementos importantes.

Semrush

Ótimo para o SEO Off Page, esse programa viabiliza informações sobre desempenho do site nos resultados de pesquisa, incluindo classificação de palavras-chave, análise de concorrentes, monitoramento de posições de pesquisa e muito mais.

Ainda tem dúvidas? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco.