Fale conosco
Fale conosco pelo WhatsApp

Marketing

Entenda a diferença entre SEM e SEO

Entenda a diferença entre SEM e SEO
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

18 março, 2024

Saiba qual a diferença entre essas importantes estratégias para aumentar a visibilidade de sua marca e ampliar o alcance de seu público

SEM e SEO podem ser entendidas como duas importantes estratégias de marketing digital distintas. Elas são utilizadas por cada vez mais empresas buscando destacar seus produtos e serviços nas primeiras páginas de resultados de mecanismos de busca, como Google, Bing e Yahoo. Com isso, há uma maior probabilidade de aumentar a visibilidade de sua marca, além de ampliar o alcance de seu público-alvo, e, dessa forma, aumentar suas vendas.

Quer saber mais sobre esses recursos e como cada um deles pode trazer resultados satisfatórios para sua marca? Então acompanhe a leitura deste blog post para compreender o que define e difere SEM e SEO, e poder decidir quais estratégias são mais adequadas para seu negócio!

Quero falar com os especialistas de SEO da WSI!

Entre em contato

O que é SEM?

Para compreender a diferença entre SEM e SEO, é necessário, primeiramente, saber o que cada uma dessas estratégias significa para seu negócio. Search Engine Marketing, ou simplesmente SEM, nada mais é do que o marketing dos mecanismos de busca. Trata-se de um conjunto de técnicas de publicidade paga que visa posicionar sites, blogs e outras páginas na web nos primeiros resultados de buscas on-line. Nesse sentido, o SEM usa plataformas de anúncio pago, como Google Ads e Bing Ads, para otimizar sua publicidade.

O que é SEO?

SEO significa “Search Engine Optimization”, que, em português, se refere à otimização para mecanismos de busca. A prática reúne um conjunto de técnicas de otimização por tráfego orgânico, isto é, sem investimento pago, como SEO on page, SEO off page, SEO técnico e produção de conteúdo de qualidade. Essas técnicas têm por objetivo fazer com que uma página na web possa ocupar as primeiras posições nos resultados de pesquisa em buscadores como os que foram mencionados anteriormente.

Confira a seguir o que difere SEM e SEO mais detalhadamente.

Qual a diferença entre SEM e SEO?

Existem algumas diferenças fundamentais entre SEM e SEO, tais como:

  • Uso de anúncios: enquanto a estratégia de SEM implica no uso de anúncios pagos para melhor posicionar os conteúdos em motores de busca, uma estratégia de SEO utiliza tráfego orgânico, ou seja, um conjunto de técnicas e práticas que não requer investimento pago.
  • Pagamento por cliques e impressões: nas estratégias de SEM, por um lado, é preciso que a empresa invista um determinado valor, podendo recuperar essa quantia a partir do momento em que atinge um determinado número de acessos a esse conteúdo; nas estratégias de SEO, por outro, importantes métricas como os cliques e impressões são gratuitas, pois o que impulsiona a posição de um conteúdo é sua otimização orgânica e direcionada.
  • Velocidade dos resultados: ao utilizar SEM e SEO, você notará que a abordagem de SEM costuma gerar resultados mais rápidos e em curto prazo por se tratar de uma mídia paga; já a abordagem de SEO pode levar um pouco mais de tempo para apresentar resultados em razão de ser um trabalho coordenado. Apesar do tempo, é uma estratégia de sucesso no longo prazo, uma vez que consolida sua marca com relevância e autoridade dentro de seu mercado.
>

Quero aplicar estratégias de SEO e SEM em meu site!

Entre em contato

Estratégias de SEM e SEO para meu site

Há diversas estratégias que podem ser empregadas de maneira combinada com o intuito de impulsionar a recomendação de seu conteúdo às pessoas usuárias por meio de diversos mecanismos de busca. Confira as principais delas a seguir:

  • Uso de insights de sua abordagem de SEM para impulsionar sua estratégia de tráfego orgânico, isto é, de SEO;
  • Criação de campanhas de remarketing a partir de SEO para atingir o público que ainda não se converteu em cliente;
  • Uso de ferramentas que compreendam as estratégias de publicidade e o desempenho de SEO da concorrência por meio de pesquisa orgânica;
  • Análise de atividades pagas e lacunas nas palavras-chave.

 

Agora que você já sabe qual a diferença entre SEO e SEM, assim como as principais estratégias que podem ser elaboradas para visibilizar seu site e ampliar seu público, entre em contato com a WSI e conte com a nossa expertise para ajudar você a alavancar o seu negócio!

Quero entrar em contato com um especialista da WSI!

Entre em contato