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Marketing de Conteúdo

SEO On Page: qual a sua importância?

SEO On Page: qual a sua importância?
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

20 janeiro, 2024

Entenda o que é SEO on Page e saiba qual a sua importância para impulsionar a estratégia de marketing de sua marca

A otimização dos mecanismos de busca de um site ou blog é uma das práticas mais importantes para impulsionar o alcance, a visibilidade e o reconhecimento de uma marca. Isso é feito por meio das estratégias de SEO on Page, que auxilia a página na web a estar bem-posicionada nas páginas de resultados dos sites de busca.

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O que é SEO on Page?

SEO é uma sigla que significa “search engine optimization”, que em português se refere à otimização para mecanismos de busca. Nesse conceito, são reunidos um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e outras páginas na web.

Assim, o SEO on Page é um conjunto de estratégias que estão inseridas nas técnicas de SEO, incluindo a atração de tráfego orgânico em posts em blogs e conteúdos de páginas de sites. Essas estratégias proporcionam melhor posicionamento dos conteúdos nos mecanismos de busca, ao entenderem que são relevantes e de alta qualidade.

Qual a importância do SEO on Page?

O SEO on Page se torna importante pelo fato de otimizar títulos, conteúdos e elementos técnicos de uma página, visíveis somente pelos motores de busca. Assim, é possível melhorar sensivelmente a organização e a qualidade dos textos ao produzir conteúdos relevantes e, em razão disso, cumpre os objetivos de pesquisa dos usuários.

Isso proporciona maior satisfação aos visitantes da página, que encontram as informações que procuram. Desse modo, a experiência é aprimorada e aumenta o tráfego orgânico e as conversões para o site ou blog.

Quais são as estratégias em SEO on Page?

Conforme explicado anteriormente, há várias estratégias em SEO on Page. Entenda a seguir quais são as principais delas:

Marketing de conteúdo

Existem várias estratégias de SEO on Page para elaborar marketing de conteúdo. Saiba quais são as principais:

  • Escaneabilidade: é uma técnica que consiste na organização do conteúdo para facilitar a fluidez de leitura. Isso é feito por meio da padronização dos parágrafos, destaque de expressões importantes, uso de marcadores, entre outras ferramentas para facilitar que o leitor encontre o que procura;
  • Heading tags: é organização por ordem de hierarquia do título, subtítulos e intertítulos do texto, auxiliando o usuário a entender o tema explicado e encontrar mais facilmente a informação que estiver procurando;
  • Palavras-chaves: ajudam a delimitar o assunto que será abordado. É preciso escolhê-las pensando no volume de pesquisa, na concorrência e na intenção de busca, com o objetivo de melhorar o ranqueamento do texto, inserindo a palavra-chave principal na URL, nas Heading tags e, preferencialmente, no primeiro parágrafo do texto;
  • Keyword stuffing: é uma técnica de repetição de palavras-chave que deve ser feita naturalmente no texto, devendo compreender entre 0,5% e 3% do total de palavras no texto, segundo especialistas.
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Otimizações de title e description

Há duas técnicas muito relevantes de SEO on Page que facilitam o tráfego orgânico e aumentam o ranqueamento dos textos: a Title Tag e a Meta description.

A primeira delas consiste no título da página que os usuários veem em buscadores como o Google. Ele deve ser atrativo e chamar a atenção dos visitantes, estimulando o acesso ao site ou blog. É recomendado que o título inclua a palavra-chave principal do artigo, tenha entre 55 e 60 caracteres e resuma o conteúdo abordado na página.

Já a segunda estratégia é uma pequena descrição que ajude os usuários a compreenderem melhor o que se encontra na página. Ele pode render diversos cliques por seu caráter chamativo, interessante, informativo e com uma chamada para ação, tendo, no máximo, 160 caracteres, de modo a ser vista sem cortes.

SEO para imagens

O uso de imagens em textos publicitários serve para ilustrar e destacar o conteúdo exibido. Para melhorar a experiência dos visitantes em sua página e sua compreensão sobre o material publicado, é recomendável fazer uma descrição detalhada da imagem, juntamente à palavra-chave relacionada ao assunto do texto. Assim, o texto fica mais fácil de ser consumido, mais atrativo e eleva o posicionamento nos resultados do Google.

URL amigável

URLs limpas e organizadas atraem mais usuários porque mostram o resultado da busca que está mais de acordo com as suas consultas. O ideal é que ofereçam uma breve descrição com as palavras-chave segmentadas, pois isso auxilia na consolidação da página e a coloca mais próxima ao topo da classificação nos resultados de pesquisa. Além disso, é recomendado não usar caracteres especiais, evitar números e datas e utilizar apenas letras minúsculas e hífen ao invés de espaço.

Qual a diferença entre SEO on Page e SEO Off Page?

A principal diferença entre esses termos é que enquanto o SEO on Page trata das estratégias usadas dentro de sua página, site ou blog (como title tag, palavra-chave, meta description, URL amigável, tamanho, entre outras), o SEO Off Page se refere às técnicas de SEO utilizadas fora desses espaços (como link building, autoridade, promoções e parceria entre sites para fins de divulgação, redes sociais, entre outras), de modo a divulgá-las e aumentar a reputação on-line da sua marca.

Quais são as vantagens do SEO on Page?

Existem diversas vantagens de utilizar as estratégias do SEO on Page, tais como:

  • Eleva a visibilidade da página nos motores de busca;
  • Aumenta o tráfego orgânico;
  • Gera leads e conversões;
  • Aumenta o Retorno Sobre o Investimento (ROI);
  • Melhora a experiência dos potenciais clientes por meio do planejamento eficiente de conteúdos relevantes e de alta qualidade.

Agora que você já sabe da importância da SEO on Page, não perca mais tempo e dinheiro investindo sem conhecer estratégias de marketing eficientes e busque estruturar sua comunicação a partir desse poderoso conjunto de técnicas.

Caso necessite de auxílio, entre em contato com a equipe de especialistas em Marketing Digital da WSI e conte com a nossa expertise para ajudar você a tirar todas as suas dúvidas sobre essa estratégia e aproveitar tudo o que esse recurso pode oferecer à sua marca!

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