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Este artigo tem por objetivo descrever todas as áreas do SEO, desde encontrar termos e palavras-chave com o potencial de gerar tráfego para seu website, até como tornar seu website amigável para os buscadores, construir links e os principais fatores de rankeamento no Google.

O que é o SEO?

SEO, também conhecido como Search Engine Optimization ou otimização de sites, é uma frente do marketing digital focada em aumentar a visibilidade nos resultados orgânicos de pesquisa dos buscadores, como Google, Bing! e Yahoo. De forma geral, o SEO pode ser entendido como um conjunto de ações que podem ser seguidos por donos de sites com o propósito de levar mais visitantes até suas páginas através de resultados orgânicos (não pagos) dos buscadores, envolvendo elementos técnicos e criativos para atingir tal propósito.

Existem muitos aspectos em SEO, que envolvem desde a inserção das palavras-chave corretas em seu conteúdo até a maneira como outros sites fazem links para o seu. Engana-se quem pensa que o SEO é simplesmente estruturar seu site de uma maneira que os buscadores possam entender. O SEO, acima de tudo, envolve tornar o seu site melhor para as pessoas que o acessam.

Porque meu website precisa de SEO?

A maioria do tráfego da web é constituído pelos grandes buscadores: Google, Bing! e Yahoo. De fato, no Brasil o Google é o buscador mais popular e corresponde a cerca de 95% de todo o tráfego em relação a seus concorrentes. Apesar de as mídias sociais e outros tipos de canais gerarem visitas para o seu website, os mecanismos de buscas ainda são o método primário de navegação para a maioria dos usuários da internet.

A cada dia mais de 3 bilhões de pesquisas são feitas no Google. 

Os buscadores são incomparáveis pela maneira como levam audiência qualificada ao seu site, isto é, pessoas procurando pelo seu produto ou serviço. A cada dia mais de 3 bilhões de pesquisas são feitas no Google, e se ele não conseguir encontrar o seu site ou adicionar o seu conteúdo em sua base de dados, você estará perdendo incríveis oportunidades de gerar mais vendas, leads e conversões.

Quais as vantagens do SEO?

Nos dias atuais, muitos profissionais de marketing e donos de empresas sabem que o SEO é um fator crítico para levar audiência para seus websites, ampliando as possibilidades de novos negócios. Se o seu site ou conteúdo não estão devidamente otimizados, tanto para usuários desktop como para mobile, você terá muitas dificuldades em atrair tráfego orgânico para o seu site.

Abaixo, separamos alguns dos mais importantes benefícios que você pode obter ao trabalhar o SEO:

Otimização não significa apenas rankings melhores, mas também uma melhor experiência ao usuário

Não há dúvidas de que a experiência do usuário é um significativo fator de ranqueamento. Os mecanismos de buscas querem ver um site bem estruturado para usuários de dispositivos móveis, sinais de qualidade do site como tempo médio de visita, quantidade de páginas acessadas por visita e uma boa integração entre conteúdo de texto com fotos e vídeos relevantes. Estes elementos são importantes para fornecer uma boa experiência a seus visitantes. Em outras palavras, ao otimizar o seu site para SEO, você estará automaticamente melhorando a experiência do seu usuário. E uma boa experiência do usuário significa maiores taxas de conversão, maior confiabilidade e, também, maior lealdade a sua marca.

O custo de trabalhar SEO é menor em comparação a publicidade digital

Os resultados orgânicos de pesquisa são essencialmente gratuitos. Quando você está listado nas primeiras posições, você não precisa pagar pelos cliques que recebe ou alocar verba para publicidade. Com esforço e trabalho constante você pode assistir o seu site conseguir tráfego de forma consistente. Em comparação com a publicidade digital, por exemplo, você não precisa pagar 3, 4 ou 5 reais a cada clique que você receber dos resultados de pesquisa. Diferentemente de mídia paga, seu tráfego não vai despencar a zero quando o seu investimento de publicidade precisar ser cortado.

Retorno do Investimento (ROI) melhor do que anúncios

Quando você consegue 1000 visitantes através de uma campanha de anúncios, com uma taxa média de conversão de 5%, seu retorno do investimento estará diretamente relacionado ao seu investimento em publicidade. Enquanto a mesma taxa de conversão através de resultados orgânicos proporcionará um lucro sem nenhum gasto com publicidade. Os únicos custos de SEO são os custos de contratar uma boa empresa de SEO. A menos que você tenha experiência em programação de websites e entenda o funcionamento dos algoritmos do Google, você precisará de um profissional de SEO ou agência de marketing digital para levar esse tráfego ao seu website.

SEO é o investimento mais inteligente que você pode fazer em marketing

Os benefícios do SEO são vários, como vimos até aqui. É por isto que o SEO é o investimento de marketing mais inteligente que sua empresa pode fazer. É um ativo de longo-prazo para o seu negócio. Ele tem a capacidade de gerar tráfego, leads e vendas. E não requer investimentos de mídia. Seus consumidores estão pesquisando sobre assuntos relacionados ao que você oferece neste momento. Se você quiser crescer os negócios da sua empresa sem ligações frias, networking ou outras formas de marketing de interrupção, investir em SEO é a melhor opção.

Vantagens de contratar uma agência de SEO para sua empresa

Agora que você já sabe o que é SEO e os incríveis benefícios que ele pode trazer a sua empresa, você provavelmente está pensando: trabalhar com uma agência de SEO ou fazer o trabalho internamente?

Como uma empresa líder de SEO, sabemos que existem muitos benefícios de deixar que profissionais especializados estejam a frente desta importante estratégia de marketing. No longo prazo, esses benefícios vão superar a economia de custo que você possa ter ao tentar trabalhar o SEO internamente, especialmente se você está com pouco tempo ou ainda é inexperiente.

Vamos falar sobre alguns dos benefícios de contratar uma empresa de SEO para trabalhar com você em seu website e como terceirizar o SEO pode te ajudar a melhorar seus rankings, sua geração de leads e levar mais vendas para sua empresa. E, por consequência, diminuir consideravelmente seus custos em marketing.

Empresas de SEO tem experiência

Você pode saber o básico de SEO, ou ter lido artigos e posts de blog sobre o tema. Você provavelmente já pode ter tentado implementar algumas táticas em seu site para ver se traria resultados.

Mas o sucesso do seu negócio não pode ser baseado em experiências. Se você não sabe o que está fazendo, então é possível que seus esforços em SEO virem contra você e prejudiquem sua empresa, ao invés de ajudá-la.

Empresas de SEO tem experiência e conhecimento necessários para tomar as decisões mais inteligentes para seu site que resultam em aumento de ranking e visibilidade para o seu negócio.

Ao fazer parceria com uma experiente empresa de SEO, você estará se assegurando de lidar com mudanças inesperadas de algoritmos ou mesmo penalidades. Agências de SEO já vivenciaram esses problemas muitas vezes antes, e podem te guiar a lidar com cada imprevisto.

Empresas como a WSI têm experiência trabalhando com uma grande variedade de clientes em diferentes indústrias, o que as permite lidar apropriadamente com sua situação atual, necessidades e expectativas. Uma agência de SEO pode te ajudar a implementar os métodos que são cruciais para melhorar sua visibilidade nas buscas, aumentando suas chances de atingir clientes potenciais ou leads, ao mesmo tempo em que reduz o montante que você precisa investir em outras ações de marketing.

Empresas de SEO alcançam melhores resultados

Como mencionado, você não deve deixar o sucesso da sua empresa em experimentos que podem prejudicar o seu site ao invés de ajudá-lo. Mesmo que você tenha boas intenções e tenha pesquisado a fundo sobre o tema, é possível que você simplesmente não obtenha o mesmo nível de sucesso online que obteria com um profissional de SEO.

Uma empresa de SEO com muitos anos de experiência estará pronta para avaliar seu website, seus objetivos e seus concorrentes a fim de criar um plano compreensível para aumentar sua visibilidade nos buscadores. Elas estarão prontas a rastrear seu progresso e ajustar seus planos para assegurar de que sua empresa está no caminho certo para atingir os melhores resultados.

Contratar uma empresa de SEO te permite focar naquilo que você é melhor

Se você está lendo sobre SEO, provavelmente deve estar pensando quando encontrará tempo para otimizar seu site, escrever novos conteúdos e construir links. Você também pode estar preocupado por não adquirir conhecimento suficiente para lidar com essas tasks, ou que você não conseguirá atingir seus objetivos de forma rápida o suficiente para aumentar a visibilidade do seu site.

Se você trabalhar com uma empresa profissional de SEO, você estará apto a focar naquilo que você faz melhor – gerenciar seus negócios – enquanto a empresa toma conta do resto. Você também ficará menos estressado sobre como seu website está performando nos mecanismos de buscas porque você terá a ciência de que um grupo de profissionais altamente capacitados estão tomando conta disto para você.

Diferença entre SEO e Links Patrocinados

SEO e Google Adwords, também conhecido como links patrocinados, são os principais componentes do Marketing de Busca – ou Search Engine Marketing (SEM) – e estão entre as estratégias mais importantes dentro do marketing digital. Embora tenham algumas similaridades, essas estratégias não são iguais.

O que é o Google Ads?

Se você está começando no marketing digital é provável que já tenha escutado ou lido termos como PPC, Adwords, CPC, leilões, taxa de cliques, sem ainda saber o que estas palavras significam.

De fato, o Google Adwords é uma plataforma de publicidade desenvolvida pela Google. Os anunciantes podem utilizar esta plataforma para posicionar seus anúncios nas páginas de resultados do Google, no Gmail, no YouTube e em outros milhares de websites que participam da rede de websites parceiros do Google – isto é, sites que cedem alguns espaços para que anúncios do Google sejam alocados. Este é o Google Adsense.

Diferentemente de SEO, em que todo o tráfego recebido é gratuito, no Google Adwords você é um anunciante e pode escolher pagar quando alguém clica em seu anúncio (Custo por Clique ou CPC) ou quando alguém visualiza seu anúncio (Custo por Mil Impressões ou CPM).

Google AdWords vs SEO

Agora que você já tem uma ideia geral sobre o Google AdWords, vamos ver como eles se comparam. O tráfego do AdWords é pago, enquanto o tráfego de SEO não envolve investimentos de mídia.

Os links patrocinados do AdWords aparecem no topo e ao final das páginas de resultados de pesquisa do Google e sob certas condições você pode entrar rapidamente entre as primeiras posições. Enquanto isso, em SEO, você precisa trabalhar muito mais para aparecer nas primeiras posições dos resultados orgânicos de pesquisa.

AdWords produz efeitos imediatos, uma vez que você pode criar campanhas de anúncios e quase que instantaneamente começar a receber tráfego. Já em SEO, os resultados começam a surgir de médio a longo prazo.

Quando você para suas campanhas de AdWords, o tráfego também é interrompido. Em SEO, uma vez que você esteja recebendo tráfego orgânico, os resultados continuarão ao longo do tempo.

Com o AdWords você pode fazer publicidade em sites parceiros do Google que utilizam o Google Adsense, enquanto os resultados conquistados em SEO ficam nas páginas de resultados de pesquisa.

Como funciona o Google

O Google, assim como outros buscadores, utilizam programas automatizados chamados “crawlers” ou “spiders”, que são como robôs que rastreiam a internet para identificar todo seu conteúdo. Os crawlers salvam cada página que eles encontram em um indexador, que o permite saber exatamente onde cada palavra pode ser encontrada. Essa enorme base de dados é o que permite ao Google retornar resultados a cada vez que uma pesquisa é feita na web.

O que diferencia o Google de outros buscadores é o seu método de ranquear os resultados de pesquisa. O Google desenvolveu um algoritmo chamado PageRank, que dá uma nota para cada página na web e determina sua relevância para aparecer em determinada posição nos resultados para determinada pesquisa.

Para o Google, relevância significa mais do que encontrar uma página com as palavras-chave certas. Hoje, centenas de fatores (mais de 200 fatores) influenciam a relevância de uma página para determinado tema.

Os buscadores normalmente assumem que quanto mais popular é um site, uma página ou um documento, mais valiosa as informações neles contidos aparentemente são. Popularidade e relevância não são determinadas manualmente. O Google emprega equações matemáticas (algoritmos) para classificar a relevância e então ranquear os sites em ordem de qualidade.

Fatores de ranqueamento do Google

O Google utiliza cerca de 200 fatores diferentes para ranquear um site dentro dos resultados de pesquisa. Isto pode parecer intimidador para aqueles que estão começando o processo de ranquear seus sites.

Mas aqui tem um segredo: nem todos os fatores são igualmente importantes. Alguns têm grande peso, enquanto outros não fazem tanta diferença em seu mercado. Se você estiver começando seu site e tentar descobrir quais são os fatores mais importantes, separamos alguns.

Conteúdo

O conteúdo é um dos mais importantes fatores de ranking do Google. Para quem acompanha a evolução do SEO, já sabe que isto não é novidade. Mas nos anos recentes, houve uma mudança de conteúdos que, antes eram escritos focados em palavras-chave, e agora são escritos de maneira mais natural e relevante para o usuário.

O conteúdo influencia diretamente outros fatores de ranking, como taxa de rejeição (bounce rate) e Taxa de Cliques (CTR). Então, para melhores resultados, assegure-se de que seu conteúdo seja compreensível e relevante para sua audiência.

Backlinks

Os backlinks são links de sites externos que utilizam o seu conteúdo como uma referência. E este sempre foi e tem sido um dos mais importantes fatores de rankings. No entanto, é preciso cautela. Quanto mais links apontarem para o seu conteúdo, melhor, contanto que sejam de um número variado de domínios de autoridade.

A chave para construir links é criar conteúdos de destaque, que as pessoas tenham como referência, e então promovê-lo. Quando outros sites de autoridade do mesmo segmento lerem e fizerem links para o seu conteúdo, então o Google vai ler os backlinks que o seu conteúdo gerou e vai considerá-lo mais relevante.

Quando seu conteúdo ganha um número significativo de backlinks de qualidade, você cobrirá 3 importantes fatores de ranking: número de backlinks, autoridade do domínio e diversidade de links.

Experiência para usuários móveis

Uma das mudanças recentes mais importantes de SEO é que agora o Google está indexando primeiro a versão mobile e depois a versão desktop dos websites. Isto implica dizer que a otimização para dispositivos móveis é um fator de SEO extremamente importante.

Hoje, é mais importante do que nunca que seu conteúdo seja responsivo a todas as plataformas mobile e ofereça uma excelente experiência ao usuário, seja qual for o meio que ele utilize para acessá-lo.

Outro ponto importante é que o Google divulgou um artigo recomendando que, caso você esteja em processo de construir uma versão mobile do seu site, não a lance até que esteja finalizada. Lançar uma versão mobile inacabada do seu website pode prejudicar seus rankings em vez de ajudar. Neste caso, é melhor manter seu website com a versão desktop até que a versão mobile esteja pronta.

Tempo de carregamento

Outro importante fator de ranking diz respeito à velocidade de carregamento da página. Este fator está diretamente relacionado a outros fatores, como experiência do usuário e taxa de rejeição. De fato, 80% das pessoas abandonam os websites que carregam em mais de 3 segundos. Isto implica em uma alta taxa de rejeição, que significa, consequentemente, um sinal para o Google não atribuir uma boa posição.

Segurança

Existem muitos outros fatores técnicos de grande importância nos rankings do seu website e dentre eles destacam-se os protocolos de segurança.

Existe uma correlação entre sites que utilizam o protocolo de segurança HTTPS e os rankings na primeira página dos resultados de pesquisa do Google. A própria empresa já confirmou que websites que utilizam o protocolo de informações criptografadas terão rankings melhores do que aqueles que não o utilizam. Além do mais, websites que não mudarem para o protocolo HTTPS serão marcados como inseguros dentro do Google Chrome.

Consultoria de SEO da WSI

Estar nas primeiras posições de pesquisa no Google tem sido um objetivo comum entre empresas que buscam excelência na internet. SEO e links patrocinados são as duas fontes primárias para que empresas consigam aumentar sua visibilidade e se posicionar para seu público-alvo através de resultados de pesquisas.

Embora os métodos se complementem em uma estratégia de busca ampla e integrada, pesquisas mostram que 60% a 70% dos usuários clicam diretamente em resultados orgânicos em vez de um resultado patrocinado.

Conforme o algoritmo do Google sofre constantes transformações – tornando-se cada vez mais complexo – empresas encontram um desafio cada vez maior para ter seus websites posicionados entre os primeiros resultados de busca. Pensando nos desafios destas empresas, a WSI – consultoria especializada em SEO – desenvolveu a metodologia Adaptive SEO™, sendo esta capaz de resistir e se adaptar às transformações constantes dos mecanismos de busca.

Metodologia de SEO da WSI

O modo de trabalhar e mensurar resultados de SEO mudou. Hoje em dia, o SEO trata-se de conteúdos otimizados, relevantes, atualizados e que geram leads para empresas de diversos segmentos. A cada dia mais de um bilhão de pesquisas são realizadas no Google e uma empresa de SEO deve ser capaz de trabalhar em uma metodologia que possa antever e se adaptar às atualizações constantes dos mecanismos de busca, sem prejudicar o posicionamento de busca de seus clientes. Esta é a metodologia da WSI.

Nossa metodologia envolve uma hierarquia de 5 etapas fundamentais para otimização de sites. De modo integrado, cada etapa possui uma representatividade única para o sucesso da estratégia de SEO.

Análise Concorrentes e Palavras-Chave

A escolha das palavras-chave certas é a mais importante etapa dentro de uma estratégia de SEO. Analisar o que o seu público procura, quais os volumes de pesquisa de cada palavra, a concorrência por termos específicos e o potencial de retorno que cada palavra pode trazer a sua empresa é o primeiro passo da consultoria de SEO da WSI.

A WSI acredita que o sucesso de uma estratégia de SEO também passa por uma completa análise de concorrentes com o objetivo de conhecer suas estratégias de posicionamento, o que nos possibilitará um plano de ação adequado para a obtenção de vantagens competitivas.

Fundamentos Técnicos de SEO

O universo do SEO exige habilidades técnicas para que o planejamento de palavras-chave possa ser sustentado. Uma vez que todas as palavras-chave tenham sido levantadas, os esforços se concentram no principal objetivo do SEO: ser encontrado pelo Google.

Estrutura do Conteúdo, SEO on-page, link building, experiência do usuário e adaptação do conteúdo a dispositivos móveis são fatores com grande relevância em SEO.

A WSI trabalha com as melhores ferramentas de SEO do mercado que dão a base para nossos profissionais especializados identificarem e trabalharem todos os fundamentos técnicos que seu site precisa preparar, corrigir e organizar para estar presente nas melhores posições do Google.

Estratégia de Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo cada vez mais ganha espaço na indústria do marketing digital. De fato, o conteúdo de um website é a principal área de atenção para a maioria das atualizações do Google.

Com o objetivo de retornar aos seus usuários os melhores conteúdos possíveis de acordo com suas buscas, o Google incentiva webmasters a criarem conteúdos que se conectem exatamente com as buscas dos usuários. Os conteúdos que oferecem melhor experiência aos usuários serão recompensados com as primeiras posições.

Com a estratégia de marketing de conteúdo da WSI, buscaremos entender exatamente o que seu público-alvo procura e construir conteúdos notáveis, permitindo a indexação de páginas e aumento de tráfego orgânico e conversões no seu site. Estes conteúdos serão estrategicamente disponibilizados em diferentes canais, permitindo uma maior relevância junto ao Google e maior socialização através de mídias sociais.

Otimização em Mídias Sociais

Nos tempos atuais as atividades de busca não se limitam apenas aos mecanismos de busca, como o Google. As buscas também acontecem em mídias sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Youtube. Desenvolver conteúdo notável voltado para seu público-alvo não é o suficiente. É preciso divulgá-lo, torná-lo popular e assegurar que as pessoas estão lendo e compartilhando.

A WSI acredita que não há propósito em desenvolver conteúdos em que as pessoas não terão acesso. A estratégia de otimização em mídias sociais passa pela atualização constante em diversas plataformas, com o objetivo de levar mais visitantes para seu site e fortalecer suas páginas dentro dos mecanismos de busca. Acreditamos que a otimização em mídias sociais é fundamental para estabelecer vantagem competitiva ao levar sua comunicação para um grande público baseado nos seus objetivos de negócios.

Medir e Melhorar

Todas as ações referentes ao marketing digital precisam ser constantemente mensuradas e monitoradas. Uma ação que traz resultados hoje, não é garantia de resultados no mês seguinte. Como uma consultoria de SEO, a WSI tem o comprometimento de estabelecer indicadores de qualidade que darão uma visão detalhada do desempenho de cada uma de suas ações online e guiarão os próximos passos a serem adotados para o alcance dos objetivos estratégicos.

A WSI possui as melhores ferramentas de análise de SEO, permitindo a construção de relatórios personalizados e em tempo real sobre o desempenho de todas as ações online.

O SEO pode parecer complexo se comparado ao marketing tradicional. E na verdade é.

Mas, como em qualquer trabalho complexo que seja realizado de forma eficiente, existem inúmeros benefícios para as empresas que adotam essa metodologia.

  • Sua empresa melhorará seu posicionamento orgânico, pois, você focará em engajamento social em todas as suas campanhas.
  • Mais pessoas te encontrarão online, pois, você combinará SEO e Mídias Sociais – o que aumentará o seu índice de engajamento.
  • Aumentará o conhecimento da sua marca, o que você faz e a quem você serve, fortalecendo sua credibilidade.
  • Mais conversões no seu site para atingir seus objetivos de negócios.
  • Melhoria de sua transparência e reputação online.

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