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SEO

8 Ferramentas de palavras-chave para você conhecer

8 Ferramentas de palavras-chave para você conhecer
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

17 maio, 2023

Os ótimos resultados de um site dependem, entre outros fatores, de boas estratégias com palavras-chave. Para isso, é preciso saber manusear as ferramentas ideais.

O SEO (Search Engine Optimization; em português Otimização para Mecanismo de Busca) é uma estratégia de marketing digital que surgiu para corresponder ao objetivo de aumentar a visibilidade e o tráfego dos sites por meio de sua colocação nos resultados de busca de sites como o Google.

Uma das principais estratégias em SEO é o uso de palavras-chave específicas nos conteúdos. Elas nada mais são do que termos pesquisados pelo público-alvo, que devem ser trabalhados adequadamente no material publicado para que as ferramentas de busca entendam sua existência e importância, oferecendo-o aos usuários.

Dessa forma, o uso de ferramentas de palavra-chave para escolher as ideais para o conteúdo pode fazer toda a diferença no sucesso de uma campanha de marketing digital que leva em conta o fluxo orgânico. Assim, aumentam-se as chances de o site aparecer nos primeiros resultados, possibilitando mais tráfego qualificado e conversões.

A importância das palavras-chave para uma estratégia de marketing

Ao utilizar uma ferramenta de busca, como o Google, os usuários utilizam termos relacionados ao que procuram. Como mencionado anteriormente, esses termos são chamados de palavras-chave.

Ao produzir conteúdo para um website, é importante conhecer quais são as palavras-chave mais pesquisadas dentro do nicho de mercado, para que sejam utilizadas nos conteúdos publicados.

O uso das palavras-chave deve ser natural e convincente ao leitor. Isso faz com que o mecanismo de busca entenda que existe autoridade no conteúdo. Assim, o material relacionado ao tema aparecerá nos primeiros resultados de busca, aumentando as chances de conversões.

Para que as estratégias de uso dos termos sejam bem elaboradas e executadas, existem as ferramentas de palavras-chave. Elas auxiliam na descoberta, monitoramento e tratativa desses termos tão importantes. Assim, é possível compará-las com termos concorrentes, o nível de dificuldade de ranqueamento e outras questões importantes para elaborar uma boa estratégia de SEO.

Melhores ferramentas de palavras-chave

Como dito, existem diversas ferramentas de palavras-chave disponíveis no mercado que ajudam as empresas em suas estratégias. Elas podem ser gratuitas ou pagas e funcionar de diversas maneiras: como sites, softwares ou extensões para navegadores web. As funcionalidades também variam.

As ferramentas de palavras-chave mais utilizadas atualmente são:

  • Google Keyword Planner;
  • SEMrush;
  • Keyword tool;
  • Ahrefs;
  • Moz Keyword Explorer;
  • Ubersuggest;
  • Keyword Eye;
  • Google Search Console.

Logo abaixo, detalhamos cada uma delas com suas características, finalidades e condições de uso.

Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner é uma das ferramentas de palavras-chave gratuitas oferecidas pelo Google. Ele permite que os analistas pesquisem palavras-chave e descubram o volume de buscas mensais de cada uma delas.

Com ele, é possível ainda ver palavras-chave relacionadas, assim como a concorrência e o custo por clique (CPC) delas. O Google Keyword Planner ainda permite filtragem geográfica para saber o desempenho das palavras regionalmente.

SEMrush

Já o SEMrush é uma ferramenta de palavras-chave paga. Considerada uma das principais em SEO, ela ajuda a descobrir e monitorar palavras-chave, sejam suas ou de seus concorrentes, bem como ao volume de pesquisa dessas palavras (similar ao Google Keyword Planner).

Além disso, a relevância do SEMrush se dá também porque a ferramenta oferece análises de tráfego, análises de backlinks, auditoria do site e outras informações importantes para analisar os resultados das estratégias e construir novos planos.

Keyword tool

O Keyword Tool é outra das ferramentas de palavras-chave gratuitas. Ela utiliza os recursos de autocompletar do Google para propor sugestões de palavras-chave alternativas com base em uma palavra-chave específica, aumentando as possibilidades de termos relevantes que podem ser utilizados no site.

Ahrefs

O Ahrefs é uma ferramenta paga que oferece análise de backlinks, análise de tráfego e pesquisa de palavras-chave para empresas que desejam melhorar sua posição nos mecanismos de busca. Ele também oferece informações sobre o desempenho de palavras-chave em tempo real, permitindo que os usuários monitorem e ajustem suas estratégias de SEO.

Moz Keyword Explorer

O Moz Keyword Explorer é outra das ferramentas de palavras-chave pagas que ajudam os usuários na descoberta de palavras-chave relevantes, assim como a concorrência, volume de buscas e oportunidades de classificação.

Ele também permite aos usuários avaliar a dificuldade de classificação de uma determinada palavra-chave, além de oferecer uma noção da relevância do site e/ou página dentro de seu segmento.

Ubersuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta gratuita que ajuda a encontrar ideias de palavras-chave para uma estratégia de marketing digital. Ele permite que se descubra o volume de busca de cada palavra-chave e a concorrência. Além disso, ainda ajuda a encontrar sinônimos e termos relacionados.

Keyword Eye

O Keyword Eye é outra ferramenta de palavra-chave que ajuda a encontrar palavras-chave relevantes, exibindo o volume de busca e a concorrência. Com a ferramenta, é possível analisar e comparar palavras-chave em diferentes nichos de mercado, descobrir novas oportunidades e monitorar o desempenho das palavras-chave do seu site.

Google Search Console

O Search Console é mais uma das ferramentas de palavras-chave gratuitas oferecidas pelo Google. A ferramenta fornece informações gerais sobre os termos que levam ao seu site, detalhando a quantidade de cliques, impressões, o posicionamento médio das palavras-chave e para quais páginas as pesquisas desses termos estão levando o usuário.

A ferramenta ainda propõe um recorte de período para essas análises, o que é ideal para acompanhar resultados

E essas e outras ferramentas de palavras-chave são bem utilizadas quando os projetos estratégicos são elaborados e acompanhados por analistas competentes de SEO e marketing digital. Ainda tem dúvidas? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco.