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O que são as Landing Pages e como funcionam?

31 de janeiro de 2014 |
O que são as Landing Pages e como funcionam?
(Banco de imagens: Shutterstock)

Neste artigo abordaremos o que são as Landing Pages e suas funcionalidades que trazem um grande impacto aos anúncios pagos no Google Adwords.

O que são Landing Pages e como funcionam:

Por definição, o termo ‘Landing Page’ significa página de destino, que como o  próprio nome já diz, é a página que o visitante verá de primeira quando clicar em um link nos resultados de buscas orgânicas (não pagos) do Google, ou por uma ação de links patrocinados. Por exemplo, você esta pesquisando no Google um Iphone 5S, os resultados encontrados serão tanto pagos como resultados orgânicos. Ao clicar em qualquer um desses, levará a uma página de destino com o modelo do Iphone que buscou. Essa é a funcionalidade de uma Landing Page. Facilitar e agilizar os resultados. No entanto, nem sempre podemos ter a garantia de entrar em um site e achar exatamente o que foi pesquisado.

No mundo digital as informações devem chegar o mais rápido possível, agilizando a busca. Já que há uma infinidade de informações na internet, não se pode ficar preso muito tempo a apenas um local. Assim, a Landing Page faz esse papel, de agilizar as buscas.

Por exemplo, um grande supermercado anuncia em uma propaganda de TV 5 a 6 produtos, colocando em destaque seu preço baixo; ao fazer isso, o supermercado indiretamente está anunciando absolutamente todos os produtos, pois a ideia é fazer com que as pessoas vão até loja, e nela,terão que percorrer todo o mercado para comprar determinada mercadoria, e assim, aproveitar sua presença a gastar com muitas outras coisas mais, como um refrigerante, um chocolate e produtos que não foram planejados no início.

Já na internet, não pode funcionar assim. Ao anunciar um produto, os visitantes que se interessam, esperam encontrar no primeiro link que clicou. Ele não quer ver uma lista enorme de produtos para, só no final, encontrar o que procura. Ele quer a informação ali, na hora.

Quando se tem um site de serviços ou um e-commerce é importante fazer antes uma checagem dos produtos mais buscados do seu próprio site, e só então criar uma landing page para eles. Assim, o usuário que se interessar verá um página limpa, apenas com as informações do produto que buscou.

As landing pages não funcionam apenas para buscas orgânicas e links patrocinados, mas também são muito próprias para campanhas de e-mail marketing e banners (campanhas na rede de display).

O que define uma boa Landing Page

Ao entrar em uma loja ninguém gosta de ser bombardeado por vendedores desesperados, que fazem de tudo para que você compre algo. São nessas horas que pensamos em desistir e sair da loja. Na internet, podemos nos deparar com o mesmo tipo de situação. Páginas de produtos desarrumadas e confusas, falta de filtros para aqueles produtos mais buscados, aqueles anúncios e banner que se expandem apenas por passar o mouse por cima, encobrindo quase toda a página, entre outras inconveniências.

Carrinho de Compras
Em uma e-commerce, a Landing Page é parte da compra que definirá se o usuário irá comprar ou não. Deve ser feita da maneira como prometeu o anúncio, que mostra apenas o que o usuário deseja ver, sem enrolação, que vá direto ao ponto. Não adianta querer levar o cliente para a home do seu site, querendo que ele tenha uma visão mais ampla e compre mais do que o produto anunciado, isso só irá distraí-lo, correndo o risco até de perdê-lo como cliente.