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Marketing

Como criar um conteúdo útil?

Como criar um conteúdo útil?
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

21 de novembro

Desenvolver um conteúdo útil inclui realizar pesquisas para conhecer a audiência e ser capaz de atender suas necessidades

A criação de conteúdo útil para sites é uma forma de construir e reforçar uma marca. Assim, ele funciona como um cartão de visitas para as pessoas que estão tendo um primeiro contato com a empresa, transmitindo credibilidade e segurança. Para fidelizá-las, essas publicações devem ser atualizadas e valiosas.

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O que é conteúdo útil?

As pessoas utilizam a internet para solucionar problemas diariamente. Elaborar materiais de qualidade garante que o potencial cliente o encontre por meio de buscadores, como o Google, que verificam as produções da internet, as indexam e as ranqueiam de acordo com critérios próprios.

A indexação está relacionada com a experiência do usuário. Assim, o Google utiliza robôs atualizados com o algoritmo Helpful Content Update para favorecer o conteúdo útil e confiável para as pessoas. Dessa forma, o site precisa:

  • Estar otimizado para SEO, com palavras-chave corretas;
  • Possuir materiais atualizados, com assuntos relevantes que realmente ajudem o leitor;
  • Ser monitorado de forma constante para analisar a performance das páginas.

Como criar um conteúdo útil?

O conteúdo útil oferece informações preciosas para a audiência por meio de diferentes formatos, como textos, imagens e vídeos. Por isso, desenvolvê-lo envolve escolher ferramentas corretas e seguir alguns métodos. Algumas orientações são:

Realize uma pesquisa aprofundada

Pesquisar sobre o nicho de atuação, os concorrentes, os potenciais clientes e as melhores práticas para divulgar as produções auxilia na criação de um conteúdo útil. O aprofundamento no tema e no uso de estratégias de marketing digital engrandece o projeto.

Conheça o público-alvo

Conhecer o público-alvo é uma das primeiras etapas da produção de um conteúdo útil por definir a linguagem que deve ser usada na comunicação e por permitir uma maior personalização. Quais são os problemas e desejos dessa audiência são algumas das perguntas que precisam ser respondidas.

Entenda a dor do usuário

Existe uma motivação para a pessoa pesquisar algo no Google. Compreendendo qual a dor do usuário, ou seja, o problema que ele possui, o conteúdo útil é moldado para dar a solução ou dados que o auxilie na jornada de descoberta.

Utilize a originalidade

É preciso inovar no enfoque do tema, adicionando valor e originalidade na abordagem, ainda que seja sobre assuntos presentes em outros sites. Ao desenvolver um conteúdo único, o site se torna relevante para os mecanismos de busca e para o usuário, que é fidelizado.

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Qual a importância do conteúdo útil para o meu site?

Como o Google privilegia a experiência do usuário, o ranqueamento do site pode ser comprometido por causa de publicações antigas e novas que não foram consideradas relevantes. Manter a revisão e a produção de conteúdo útil é benéfico para:

  • Destacar o seu trabalho entre os concorrentes, como autoridade no assunto;
  • Reforçar o respeito e a confiança do público;
  • Cativar o usuário para convertê-lo em cliente com um custo menor nesse processo.

Dessa forma, contratar uma agência especializada melhora o desempenho do site por produzir e revisar constantemente os materiais, garantindo que eles permaneçam úteis. Em casos de queda na performance, a equipe analisa as páginas, investiga o motivo e realiza as atualizações necessárias.

O conhecimento de marketing digital é fundamental para a criação de conteúdo útil. Afinal, saber modular a voz de acordo com a audiência, dominar os assuntos que geram engajamento e fazer ajustes de acordo com o objetivo de cada projeto são fatores que fazem parte de uma estratégia assertiva.

A WSI é especialista em marketing digital e oferece soluções que contribuem para o sucesso do seu projeto. Entre em contato conosco e saiba como nossa equipe de analistas contribuirá para a presença digital do seu negócio.

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