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SEO

White Hat: boas práticas para ranquear seu site

White Hat: boas práticas para ranquear seu site
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

12 de abril

White Hat refere-se a um conjunto de técnicas de SEO aplicadas aos mecanismos de busca. Entre as técnicas, está a conhecida otimização. Veja mais!

Quem trabalha com SEO já ouviu o termo “Black Hat”, seja por algum colega de trabalho, seja por algum curso. Mas para seguir as normas e as regras do jogo, existe também um termo pouco conhecido, o “White Hat”.

Porém, apesar de pouco falado, é igualmente importante! Até porque as práticas de White Hat impulsionam os resultados de busca orgânica de maneira saudável e sustentável. Continue a leitura e veja tudo sobre o assunto.

O que é White Hat?

White Hat é o conjunto de práticas de otimização de mecanismos de pesquisa que visam melhorar a classificação de um site nos resultados de busca, seguindo as diretrizes do Google e outros mecanismos.

Portanto, a otimização é orientada para o usuário e fortalece ativamente a imagem e a autoridade do site.

Como fazer White Hat?

O primeiro passo para realizar o White Hat é entender as diretrizes de pesquisa do Google. Dito isso, você precisa ficar atento ao que não é recomendado e ao que viola as diretrizes da plataforma.

A partir disso, você conseguirá traçar uma estratégia que realmente faça sentido para o seu site e para os seus clientes.

Afinal, com a estratégia certa, você não vai apenas agradar seus usuários: vai fortalecer o branding da sua marca e estabelecer autoridade no mercado, tudo sem nenhum risco.

Principais técnicas de White Hat

Para melhorar o ranking do seu site nos resultados de pesquisa, aqui estão algumas práticas de SEO recomendadas segundo o White Hat que você pode seguir:

  • Otimização e análise de palavras-chave;
  • Title tag;
  • Meta description;
  • Conteúdo com foco no usuário;
  • Link building.

A seguir, veja mais detalhes sobre cada uma delas.

Otimização e análise de palavras-chave

Primeiro, faça uma pesquisa cuidadosa de palavras-chave relevantes, de alta qualidade e que sejam importantes para o conteúdo do seu site, e inclua-as em seus títulos, descrições e tags de cabeçalho.

Title tag

Otimize sua estrutura de URL e os títulos de páginas, e certifique-se de que eles sejam relevantes para o conteúdo. Também inclua suas palavras-chave principais.

Meta description

A meta descrição, ou meta description, é uma tag que também só aparece nos SERPs (lista de busca) do Google, abaixo da tag de título. Ela pode ser otimizada com o objetivo de atrair usuários e garantir que a taxa de cliques da página seja aumentada.

Conteúdo com foco no usuário

Crie conteúdo de alta qualidade, que seja relevante para o seu público-alvo e que responda às necessidades deles. Certifique-se de que o conteúdo seja original, bem escrito e atualizado regularmente.

Link building

Além de todas as práticas já citadas, concentre-se em construir links de forma natural e orgânica, evitando práticas de link building suspeitas ou ilegítimas que possam prejudicar a classificação do seu site.

Qual a diferença entre White Hat e Black Hat?

O White Hat refere-se a práticas éticas e legais para melhorar a segurança dos sites e otimizá-los. Essas práticas têm o objetivo de melhorar a experiência do usuário e garantir que as páginas sejam classificadas de forma justa e precisa nos mecanismos de busca.

O Black Hat, por outro lado, refere-se a técnicas ilegais ou antiéticas que visam enganar os mecanismos de busca e obter uma classificação mais alta, independentemente da qualidade do conteúdo ou da experiência do usuário.

Essas técnicas incluem o preenchimento incorreto de palavras-chave, o uso de links de spam, o uso de texto oculto e a criação de páginas de entrada para redirecionar o tráfego para outras páginas.

É importante notar que as práticas de Black Hat podem resultar em punições dos mecanismos de busca, como a remoção do site de seus resultados de pesquisa ou uma queda significativa na sua classificação. Além disso, essas práticas podem prejudicar a reputação do site e afastar os usuários.

Ainda tem dúvidas? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco!