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Marketing e Vendas

Estratégia de marketing B2B: saiba como se planejar e sair na frente da concorrência

Estratégia de marketing B2B: saiba como se planejar e sair na frente da concorrência
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

25 março, 2025

5 min. de leitura

As nuances do marketing B2B devem ser consideradas em todas as etapas do planejamento comercial para garantir sucesso

Uma empresa B2B (business-to-business) é uma organização que fornece produtos ou serviços para outras empresas, em vez de atender diretamente consumidores finais. A tradução literal do termo é “negócio para negócio”.

Uma das grandes vantagens desse tipo de atuação é que entender um público-alvo bem mais intuitivo. Quando falamos do público geral, pensar como o cliente é uma tarefa complicada, diferentemente de negociar com outras empresas, cujos objetivos são mais racionais e previsíveis, como diminuir custos, aumentar lucros ou melhorar processos.

Porém, em contrapartida, as empresas buscam por soluções ainda mais rápidas que os clientes finais, sendo necessário usar uma linguagem diferente, bem mais direta. E ser direto sem ser vago exige técnicas específicas para não deixar de lado detalhes importantes e ainda manter o conteúdo relevante.

A partir de agora, explicaremos tudo sobre o marketing B2B, ensinando a criar estratégias perfeitas para engajar com outras empresas e aumentar o número de conversões.

O que é uma estratégia de marketing B2B?

A estratégia de marketing B2B, por vezes também chamada simplesmente de estratégia B2B, tem como objetivo o planejamento e a execução de ações focadas em vendas e comunicação entre empresas.

Sendo assim, o marketing B2B tem foco em construir relacionamentos sólidos, oferecer as soluções mais práticas possíveis para problemas empresariais e gerar valor percebido, destacando benefícios claros, como ROI (retorno sobre investimento) e eficiência operacional.

Como criar uma estratégia de marketing B2B eficaz?

O primeiro passo para criar uma estratégia de marketing B2B é se lembrar que público é diferente, com necessidades e interesses diferentes. Sendo assim, para começar, deve-se fazer pesquisas para mapear os desafios, motivações e objetivos das empresas deseja alcançar.

Depois disso, deve-se preparar uma comunicação alinhada à proposta de valor do seu produto/serviço e, ao mesmo tempo, criar conteúdos educativos que resolvam problemas e atraiam a atenção de decisores.

Nesse contexto, também podem ser usados canais estratégicos, como LinkedIn e email marketing, para engajar o seu público. Por fim, ter uma abordagem omnichannel é fundamental, permitindo alcançar clientes potenciais em diferentes etapas do funil de vendas.

Quais as melhores estratégias de marketing B2B para redes sociais?

Nas redes sociais, o marketing B2B deve ser feito da seguinte maneira:

  • Criar conteúdo educativo: produção de guias, tutoriais e cases que resolvam dores e estabeleçam a empresa como autoridade no mercado;
  • Priorizar o LinkedIn: variar entre publicações e lives para atingir tomadores de decisão e construir um bom networking empresarial;
  • Investir em Ads segmentados: produção de anúncios direcionados com base em cargo, setor e localização, aumentando o ROAS (retorno sobre o investimento em anúncios) nas redes sociais;
  • Interagir ativamente: responder comentários e mensagens o mais rápido possível para criar conexões mais fortes com o público;
  • Employee Advocacy: incentivo aos funcionários para que compartilhem conteúdos da empresa com o intuito de aumentar o alcance e a credibilidade da sua marca;
  • Adotar ABM (Account-Based Marketing): personalização de ações para atingir contas importantes com conteúdos relevantes e soluções sob medida.

Como segmentar e identificar o público-alvo?

A compreensão sobre o público-alvo começa com a coleta de informações sobre clientes ideais, como setor, tamanho da empresa, localização e maiores desafios. Ferramentas como Google Analytics e CRM são ótimas para mapear comportamentos e tendências no marketing B2B.

A partir disso, são criadas as personas baseadas em dados reais: identifique quem tem poder de decisão na empresa, suas necessidades e influências. Assim, é possível personalizar as comunicações e ofertas com base nos problemas de cada grupo.

Como utilizar o SEO para estratégia B2B?

Para usar o SEO nas estratégias de marketing B2B, deve-se escolher as palavras-chave certas para criar conteúdos de qualidade, focando em termos específicos que solucionem as dores dos clientes. Nesse sentido, também é importante apostar em estratégias de SEO técnico, como páginas rápidas, navegação intuitiva e URLs bem estruturadas.

Ainda em SEO técnico, é interessante focar na construção de backlinks de qualidade, com o intuito de aumentar a autoridade do domínio aos olhos dos motores de busca.

Quais são os KPI’s mais relevantes dentro de uma estratégia de marketing B2B?

KPI’s são indicadores-chave de desempenho. No contexto do marketing B2B, deve-se ter atenção a analisá-los da seguinte maneira:

  • Geração e quantidade de leads: conferir quantos leads foram gerados — e quantos se tornaram oportunidades reais de vendas — a partir de canais sociais para medir o alcance inicial e impacto dos conteúdos;
  • Engajamento social: analisar curtidas, comentários e compartilhamentos, medindo o interesse do público nos conteúdos publicados;
  • Taxa de conversão: verificar a porcentagem de leads transformados em clientes, medindo a eficiência do funil de vendas;
  • CPL (custo por lead): calcular quanto precisa ser gasto para conseguir cada lead, garantindo sustentabilidade financeira a longo prazo;
  • Tempo de conversão: analisar quanto tempo os leads demoram para avançar no funil, otimizando esforços para eliminar gargalos.

Como ter sucesso recorrente em uma estratégia de marketing B2B?

Ter resultados incríveis a longo prazo no marketing B2B exige consistência e expertise. Por esse motivo, é fundamentar com profissionais especializados nesse tipo de ação.

Na WSI, há uma equipe experiente que avalia os resultados continuamente, identifica melhorias e ajusta campanhas com base em dados reais, como tendências e métricas. Além disso, também oferecemos ferramentas e panoramas técnicos para garantir que você não perca mais tempo ou dinheiro.

Estamos esperando a sua mensagem para começarmos a trabalhar na estratégia de marketing B2B do seu site!