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SEO para e-commerce: qual a importância e como fazer?

SEO para e-commerce: qual a importância e como fazer?
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

05 março, 2025

3 min. de leitura

Garanta que os seus produtos e serviços sejam visualizados por potenciais clientes otimizando o seu site da forma correta

 

Oferecer produtos excelentes e com serviços competitivos é importante, porém, é mais importante ainda que o consumidor saiba que uma oferta existe e conheça suas características. Nesse contexto, a presença digital se faz uma aliada indispensável.

Nesse contexto, precisamos levar em conta, ainda, que grande parte das pessoas não passa da primeira página do Google quando querem algo, mesmo que isso signifique pagar mais. É por isso que é essencial aplicar práticas estratégicas de SEO para e-commerce. Saiba mais no conteúdo a seguir.

O que é SEO para e-commerce?

SEO para e-commerce é um conjunto de estratégias e técnicas praticadas para melhorar o ranqueamento de uma loja virtual nos motores de busca, como o Google.

Essas estratégias vão desde otimizações internas (on-page), como uso de palavras-chave e melhoria nas descrições de produtos, até as externas (off-page), como a construção de backlinks de qualidade. Aplicando tudo da forma certa, a loja aparece bem-posicionada para consumidores que procuram exatamente pelos seus produtos no Google.

Qual a importância do SEO para aumentar o tráfego orgânico para e-commerce?

De modo geral, o SEO é um conjunto de estratégias que, por si só, têm a finalidade de aprimorar o tráfego orgânico para um site. Como sabemos, ter um bom tráfego orgânico é primordial para lojas e-commerce, já que essas são visitas que não dependem de altos investimentos em anúncios.

Dessa maneira, podemos concluir que fazer SEO para e-commerce é extremamente fundamental, uma vez que coloca os produtos onde os usuários mais focam: nos primeiros resultados do Google.

Quais os benefícios de uma estratégia de SEO para e-commerce?

Uma boa estratégia de SEO para e-commerce pode oferecer vários benefícios. São eles:

  • Aumento do tráfego orgânico: atrai mais visitantes sem depender de mídia paga, garantindo bons números sem esse investimento adicional;
  • Melhora na taxa de conversão: torna o processo de compra mais rápido e intuitivo, aumentando o número de clientes;
  • Credibilidade e autoridade: consolida a sua marca como referência pela produção de conteúdo de alta qualidade, aumentando as conversões;
  • Escalabilidade: atua em todas as etapas do funil de vendas, expandindo o seu alcance proporcionalmente à demanda;
  • Custo-benefício: por ser sustentável a longo prazo, uma boa estratégia de SEO para e-commerce vale cada segundo e centavo investidos.

Como otimizar um site de e-commerce para SEO?

Para otimizar um site de e-commerce de acordo com as estratégias de SEO, é importante seguir as práticas abaixo:

  • Uso correto de palavras-chave, com escolha de termos relacionados aos produtos e intenções do público-alvo;
  • Títulos e meta descrições atraentes e com as palavras-chave corretas;
  • Heading tags (títulos, subtítulos, tópicos) estruturados hierarquicamente para facilitar a leitura dos robôs e dos usuários;
  • Otimização de imagens com nomes de arquivos descritivos, compressão sem perder qualidade e alt texts;
  • Criação de conteúdo de qualidade, com descrições detalhadas para cada produto, além de FAQs (perguntas frequentes) e blogs consistentes para engajar os usuários e agradar os algoritmos do Google.

Como monitorar o SEO do e-commerce?

Nenhuma estratégia de SEO para e-commerce vai funcionar sem paciência e dedicação. Isso porque são necessários monitoramentos e ajustes contínuos, já que não só o mercado e os consumidores mudam, mas o algoritmo do Google também.

Então use ferramentas como o Google Analytics ou o Google Search Console. Elas ajudam a analisar métricas como tráfego, taxa de conversão e performance das suas palavras-chave. Também se atente a questões como posições nos rankings de busca, taxa de rejeição das páginas e possíveis gargalos no funil de vendas.

Quanto custa contratar um especialista em SEO?

Como você deve imaginar, isso varia bastante de acordo com o tipo de site, as metas desejadas e o nível de experiência e formação dos profissionais especialistas. É importante balancear esses critérios com os resultados desejados, uma vez que investir em SEO para e-commerce é uma mentira de obter ganhos a longo prazo maiores que os valores investidos.

Somando mais de 30 anos de experiência em marketing digital e vendas, a WSI tem o plano de SEO para e-commerce perfeito para alavancar as suas vendas! Entre em contato e conheça planos de ação que podemos preparar para você.