Essa análise completa de sites ajuda a identificar diversos problemas que afetam o ranqueamento no Google, oferecendo um plano de ação completo para corrigi-los
Hoje em dia, é impossível viver sem internet, seja para pesquisar informações, comprar produtos ou contratar serviços. Segundo o IBGE, quase 90% dos brasileiros estão online, o que torna essencial para qualquer tipo de site garantir um bom ranqueamento no Google — a principal forma de conectar as pessoas aos sites.
O problema é que alcançar essa visibilidade não é fácil; é necessário identificar vários problemas técnicos e aplicar dezenas de estratégias simultaneamente e de forma contínua, já que os algoritmos do Google mudam o tempo todo, redefinindo os fatores que colocam os sites no topo das buscas.
Felizmente, existe um serviço criado exatamente para essa missão: a auditoria SEO. E é isso que vamos explorar no material de hoje. Explicaremos o que ela é, por que é essencial, as principais ferramentas usadas e como escolher a empresa certa para contratar.
O que é uma auditoria SEO?
Resumidamente, uma auditoria SEO é uma análise completa dos elementos técnicos, estratégicos e de conteúdo de um site, com o objetivo de perceber e corrigir fatores que prejudicam o seu desempenho nos mecanismos de busca.
Dessa forma, a auditoria SEO abrange os seguintes tópicos:
- Erros de indexação;
- Velocidade de carregamento;
- Adaptabilidade a dispositivos móveis;
- Links internos e externos;
- Qualidade dos conteúdos;
- Cumprimento de boas práticas de SEO nos conteúdos.
Toda essa avaliação é estruturada a partir de dados colhidos com ferramentas específicas, que deixam claro em quais pontos um site está pecando e como corrigi-los para conseguir melhores posições nos resultados de busca.
Por que a auditoria SEO é importante?
A auditoria SEO é importante porque ajuda a identificar problemas que não são tão fáceis de perceber, mas prejudicam a performance de um site — não adianta oferecer um ótimo produto ou serviço se o seu site tem falhas na estrutura do código ou conteúdo desorganizado.
Para isso, a auditoria SEO faz uma varredura completa e melhora o site nos aspectos que o algoritmo do Google prioriza, melhorando o ranqueamento orgânico. Além disso, essas melhorias tornam a experiência dos visitantes mais fluida e intuitiva, aumentando a taxa de retenção e as chances de conversão.
Por onde começar uma auditoria SEO?
O primeiro passo para começar uma auditoria SEO é verificar o acesso dos bots ao site por meio da análise dos arquivos-chave, como o robots.txt e o sitemap XML.
Depois disso, é verificado se existem erros de indexação e a arquitetura do site é avaliada, garantindo que os links internos funcionam. No próximo passo, a performance geral do site é medida, verificando se tudo carrega rápido e se a navegação em dispositivos móveis é responsiva.
Quais ferramentas podem ajudar na auditoria SEO?
Tudo que acabamos de falar fica mais fácil usando as ferramentas certas. Apresentaremos quatro totalmente gratuitas e depois três com versões pagas:
- Google Search Console: ajuda a monitorar a indexação, corrigir problemas técnicos, acompanhar desempenhos nos resultados do Google e garantir que os bots estejam lendo o seu site corretamente;
- Google Analytics: traz panoramas bem detalhados sobre tráfego orgânico, comportamento dos usuários, taxas de conversão e métricas fundamentais para decisões estratégicas de SEO;
- Google Keyword Planner: ajuda a escolher as melhores palavras-chave, que são aquelas que aliam menos concorrência com um bom volume de buscas;
- Google PageSpeed Insights: analisa a velocidade de carregamento das suas páginas, até mesmo mostrando o que você precisa corrigir para resolver problemas nesse sentido;
- Ahrefs: ferramenta completa para analisar fatores como CPC (custo por clique), volume de pesquisas e métricas detalhadas de SEO da concorrência;
- Semrush: ferramenta ainda mais completa, trazendo ótimas análises de palavras-chave, backlinks e visibilidade orgânica, te ajudando a perceber problemas e oportunidades de otimização;
- Screaming Frog: por fim, um software para rastrear sites e identificar problemas técnicos de SEO, como links quebrados e tags duplicadas, por exemplo.
Qual é a frequência ideal para realizar uma auditoria SEO?
A frequência de análises depende do site e da competitividade do segmento, mas, em média, é recomendado que seja feita uma auditoria SEO a cada seis meses.
Por exemplo, sites em mercados muito dinâmicos podem precisar de revisões trimestrais para acompanhar mudanças no comportamento dos usuários e atualizações dos algoritmos do Google. Já alguns sites institucionais precisariam apenas de uma auditoria por ano.
Como contratar uma empresa de marketing que realiza uma auditoria SEO?
Para contratar a empresa certa para fazer a auditoria SEO do seu site, analise bem o portfólio e os resultados de projetos anteriores. Também se certifique que a equipe tem experiência técnica e conhece as principais ferramentas de SEO. Além disso, não deixe de ler avaliações de clientes e pergunte se a empresa oferece relatórios detalhados e planos de ação durante todas as etapas do contrato.
A WSI é uma empresa de marketing e vendas especializada em SEO e análises para melhorar cada vez mais o desempenho do seu site. Temos resultados comprovados e mais de 30 anos de experiência.
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