O e-mail marketing faz parte de uma boa estratégia de marketing digital e Inbound Marketing, em que são elaborados conteúdos capazes de atrair e converter clientes
O Inbound Marketing é uma estratégia que atrai e engaja o potencial cliente com a produção de conteúdo. O prospect, como é chamada esta pessoa interessada, encontra a empresa por meio de pesquisas e fornece alguns dados, como o e-mail, em troca de receber materiais.
Como no Inbound Marketing o relacionamento é construído por meio da comunicação, em vez de propagandas, o consumidor é nutrido com conteúdos úteis até que esteja preparado para se converter em cliente. O e-mail marketing é utilizado justamente na jornada de conversão.
Índice
O que é e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que utiliza o e-mail como canal de comunicação com o cliente. Outros benefícios do e-mail marketing são fortalecer o relacionamento e oferecer soluções que resolvam seus problemas ao criar uma conexão duradoura entre as partes, valorizando o produto da empresa.
Quais as vantagens do e-mail marketing para o seu negócio?
Os inúmeros benefícios do e-mail marketing permitem que essa estratégia se encaixe a propósitos distintos de diferentes negócios. Conheça alguns deles:
Segmentação e personalização
Dentro da jornada do cliente, existem pessoas que se encontram em diferentes etapas no funil de vendas. Algumas ainda estão na fase de descoberta e precisam de mais informações para reconhecer que existe, de fato, um problema. Já outras estão na fase de decisão e se encontram prestes a fechar o negócio.
Um dos principais benefícios do e-mail marketing é a segmentação do público, dividindo-o em grupos que tenham as mesmas características e interesses. Isso permite personalizar o conteúdo para uma comunicação mais assertiva.
Mensuração dos resultados
Outro dos muitos benefícios do e-mail marketing é a possibilidade de mensurar os resultados e observar alguns comportamentos dos prospects, como analisar as taxas de abertura dos e-mails e dos links enviados, por exemplo. Definir as métricas e acompanhá-las auxilia na decisão sobre as estratégias que devem ser mantidas e o que deve ser alterado nas próximas comunicações.
Aprofundamento do relacionamento
O e-mail não é um dado público. A pessoa oferece essa informação em troca de algum material ou serviço quando possui interesse e confiança. Retribuí-lo com informações relevantes é a melhor forma de nutrir o relacionamento. Esta aproximação mais pessoal é um dos principais benefícios do e-mail marketing.
Conversão em cliente
O contato por e-mail pode ser decisivo para quem ainda possui dúvidas. Instruir o potencial cliente para transformá-lo, de fato, em um cliente está entre os principais benefícios do e-mail marketing. As informações que ele precisa para tomar a decisão podem ser fornecidas por esse canal.
Firmar-se como autoridade
A qualidade do conteúdo do e-mail é decisiva para a empresa transmitir a imagem de especialista no assunto, por isso estabelecer-se como autoridade é um dos benefícios do e-mail marketing. Isso é uma vantagem sobre os concorrentes, que terão dificuldade em disputar a atenção dos consumidores.
Como ter bons resultados com e-mail marketing?
Os benefícios do e-mail marketing serão mais bem aproveitados quando são executados por profissionais qualificados. Contratar uma agência especializada garante que essa estratégia será bem-sucedida e que se converterá no objetivo esperado. Entre as vantagens, estão:
- A assertividade na segmentação e definição dos conteúdos;
- A profundidade na análise das métricas e a realização de testes para comparar os desempenhos;
- As atualizações frequentes, garantindo o funcionamento de links;
- Os disparos planejados para manter a execução da estratégia, sem bombardear a caixa de entrada;
- A elaboração de conteúdos úteis, com títulos chamativos, cores e detalhes complementando o assunto, sem distrações.
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