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5 benefícios do e-mail marketing

10 de julho de 2023 |
Pessoa utilizando o celular com um notebook ao fundo. Do celular, estão saindo ícones de envelope, remetendo ao e-mail marketing.
(Banco de imagens: Shutterstock)

O e-mail marketing faz parte de uma boa estratégia de marketing digital e Inbound Marketing, em que são elaborados conteúdos capazes de atrair e converter clientes

O Inbound Marketing é uma estratégia que atrai e engaja o potencial cliente com a produção de conteúdo. O prospect, como é chamada esta pessoa interessada, encontra a empresa por meio de pesquisas e fornece alguns dados, como o e-mail, em troca de receber materiais.

Como no Inbound Marketing o relacionamento é construído por meio da comunicação, em vez de propagandas, o consumidor é nutrido com conteúdos úteis até que esteja preparado para se converter em cliente. O e-mail marketing é utilizado justamente na jornada de conversão.

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que utiliza o e-mail como canal de comunicação com o cliente. Outros benefícios do e-mail marketing são fortalecer o relacionamento e oferecer soluções que resolvam seus problemas ao criar uma conexão duradoura entre as partes, valorizando o produto da empresa.

Quais as vantagens do e-mail marketing para o seu negócio?

Os inúmeros benefícios do e-mail marketing permitem que essa estratégia se encaixe a propósitos distintos de diferentes negócios. Conheça alguns deles:

Segmentação e personalização

Dentro da jornada do cliente, existem pessoas que se encontram em diferentes etapas no funil de vendas. Algumas ainda estão na fase de descoberta e precisam de mais informações para reconhecer que existe, de fato, um problema. Já outras estão na fase de decisão e se encontram prestes a fechar o negócio.

Um dos principais benefícios do e-mail marketing é a segmentação do público, dividindo-o em grupos que tenham as mesmas características e interesses. Isso permite personalizar o conteúdo para uma comunicação mais assertiva.

Mensuração dos resultados

Outro dos muitos benefícios do e-mail marketing é a possibilidade de mensurar os resultados e observar alguns comportamentos dos prospects, como analisar as taxas de abertura dos e-mails e dos links enviados, por exemplo. Definir as métricas e acompanhá-las auxilia na decisão sobre as estratégias que devem ser mantidas e o que deve ser alterado nas próximas comunicações.

Aprofundamento do relacionamento

O e-mail não é um dado público. A pessoa oferece essa informação em troca de algum material ou serviço quando possui interesse e confiança. Retribuí-lo com informações relevantes é a melhor forma de nutrir o relacionamento. Esta aproximação mais pessoal é um dos principais benefícios do e-mail marketing.

Conversão em cliente

O contato por e-mail pode ser decisivo para quem ainda possui dúvidas. Instruir o potencial cliente para transformá-lo, de fato, em um cliente está entre os principais benefícios do e-mail marketing. As informações que ele precisa para tomar a decisão podem ser fornecidas por esse canal.

Firmar-se como autoridade

A qualidade do conteúdo do e-mail é decisiva para a empresa transmitir a imagem de especialista no assunto, por isso estabelecer-se como autoridade é um dos benefícios do e-mail marketing. Isso é uma vantagem sobre os concorrentes, que terão dificuldade em disputar a atenção dos consumidores.

Como ter bons resultados com e-mail marketing?

Os benefícios do e-mail marketing serão mais bem aproveitados quando são executados por profissionais qualificados. Contratar uma agência especializada garante que essa estratégia será bem-sucedida e que se converterá no objetivo esperado. Entre as vantagens, estão:

  • A assertividade na segmentação e definição dos conteúdos;
  • A profundidade na análise das métricas e a realização de testes para comparar os desempenhos;
  • As atualizações frequentes, garantindo o funcionamento de links;
  • Os disparos planejados para manter a execução da estratégia, sem bombardear a caixa de entrada;
  • A elaboração de conteúdos úteis, com títulos chamativos, cores e detalhes complementando o assunto, sem distrações.

A WSI é especialista em marketing digital e oferece soluções que contribuem para o sucesso do seu projeto. Entre em contato conosco e saiba como nossa equipe de analistas contribuirá com a presença digital do seu negócio.