Fale conosco pelo WhatsApp

Marketing Médico
Como fazer? Guia Completo

Entenda como as ações de marketing digital podem atrair e fidelizar novos pacientes.

O marketing médico é um conceito bastante amplo, e reunir estratégias para ações de comunicação digital pode parecer um desafio um pouco assustador para muitas pessoas. No entanto, investir em marketing digital para clínicas é mais fácil do que se parece.

Quem não investe em marketing médico certamente está um passo atrás da concorrência, sobretudo no campo digital. Vivemos uma era de digitalização de processos, em que o paciente cada vez mais utiliza a internet para encontrar soluções em saúde e tomar decisões a respeito de seu tratamento.

O que é marketing médico?

Em síntese, o marketing médico é um conjunto de ações das áreas de comunicação e marketing, com foco em promover a imagem e os serviços de clínicas e consultórios, de forma a atrair e educar o paciente.

O marketing médico pode apresentar estratégias tanto offline quanto online, embora seja cada vez mais forte a presença digital de clínicas e consultórios de saúde.

Importância e vantagens
do marketing médico

São muitos os motivos pelos quais clínicas e consultórios devem levar em consideração o investimento em marketing médico. Os profissionais do setor trazem as melhores soluções digitais de acordo com o objetivo de cada clínica. Dentre eles, podemos destacar:

  • Atração de novos pacientes
  • Fidelização de pacientes já conquistados;
  • Educação do seu público;
  • Gerar autoridade.

Existem ações distintas que podem ser adotadas de acordo com os diferentes objetivos traçados, mas os benefícios são muitos. Investimentos em marketing médico podem trazer um aumento significativo na cartela de pacientes do seu consultório. Afinal, hoje é cada vez mais comum que as pessoas busquem pelos serviços médicos no Google ou nas redes sociais, antes mesmo de decidir marcar uma consulta.

Redes sociais e blogs com informações que garantam domínio técnico e autoridade para a sua clínica, certamente, poderão educar o seu paciente e ainda trazê-lo para seu consultório. Existem também outras estratégias mais personalizadas de marketing médico para garantir uma retenção e fidelização para pacientes que já tenham se consultado com você alguma vez.

Para entender os detalhes sobre o marketing digital para médicos, clique aqui e baixe nosso material completo sobre o tema.

5 estratégias para marketing médico

As principais estratégias de marketing médico são:

  1. SEO
  2. Marketing de conteúdo;
  3. Mídias sociais;
  4. Mídias digitais;

Conheça um pouco mais sobre cada um desses itens e entenda como aplicá-los à sua clínica ou consultório.

1. SEO

O SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Resumidamente, trata-se de um conjunto de técnicas e estratégias — identificadas a partir de um estudo prévio de palavras-chave — que fazem os textos publicados no seu site ou blog apresentarem um bom ranqueamento nas buscas do Google e de outros sites de pesquisa.

Existem ferramentas até mesmo gratuitas que permitem estudar o volume de busca de determinadas palavras-chave atreladas à sua área de atuação, para que, a partir daí, sejam criados conteúdos direcionados para aumentar o tráfego orgânico do seu site.

A utilização de algumas técnicas específicas — que passam pela repetição de palavras-chave predeterminadas, uso de imagens, de subtítulos e de hiperlinks — ajudam seu texto a ficar com maior alcance.

Entenda mais sobre esse conceito e como ele pode ser útil ao marketing médico assistindo ao vídeo abaixo.

Confira esses conteúdos sobre SEO para médicos:

2. Marketing de Conteúdo

Este é um conceito muito importante para o sucesso das ações de marketing digital. O marketing de conteúdo é uma estratégia é focada em engajar o seu público, aumentando sua rede de pacientes através da criação de conteúdo que seja relevante e valioso.

Com essas estratégias, você atrai e gera valor para os seus futuros pacientes, criando uma percepção positiva e um reconhecimento para a sua clínica através de diversos nichos de conteúdo.

O marketing de conteúdo pode aumentar o tráfego do seu site, gerar reconhecimento de marca, aumentar o engajamento das suas publicações, educar o seu público e conquistar novos clientes — no caso do marketing médico, novos pacientes.

Confira esses conteúdos sobre Marketing de Conteúdo para médicos:

3. Mídias Sociais

As mídias sociais no marketing médico, assim como em qualquer outro segmento, são fundamentais para interação, engajamento e prospecção de novos pacientes. Hoje, cada vez mais pessoas utilizam as mídias sociais para avaliar a reputação de marcas e serviços.

3.1) Instagram para médicos

O Instagram já se tornou praticamente um cartão de visitas para quase todas as empresas, incluindo as clínicas e consultórios. Neste sentido, um paciente em busca de um novo médico poderá avaliar o conteúdo publicado no Instagram, o número de seguidores, bem como as avaliações e comentários feitos na página de um determinado espaço de saúde.

Através de conteúdo periódico e de qualidade, o Instagram pode servir para educar o seu seguidor com temas pertinentes a ele e ao universo da sua clínica. A interação em redes sociais também gera uma relação de proximidade entre médico e paciente.

Para garantir que as estratégias sejam assertivas, baixe agora nosso Guia Completo de Instagram para Médicos e tire suas principais dúvidas.

3.2) Facebook para médicos

A maior e mais popular rede social do mundo, embora tenha perdido um pouco de espaço para outras mídias sociais nos últimos anos, ainda merece seu espaço e reconhecimento. Muitos possíveis pacientes podem estar no Facebook, e as avaliações feitas em fanpages ainda são muito importantes.

Uma estratégia eficaz e que demanda pouco tempo e baixos investimentos é replicar, no Facebook, os conteúdos veiculados na sua página do Instagram, seja no feed, seja na função de stories.

Possuir uma página profissional no Instagram garante também uma autoridade no setor. Outra ideia interessante é compartilhar vídeos, preferencialmente curtos, no feed, esclarecendo as principais dúvidas de seus pacientes e trazendo detalhes sobre algum procedimento, por exemplo.

3.3) Twitter para médicos

O Twitter é uma opção um pouco menos utilizada pelo marketing médico, mas cujo valor também merece menção. Neste microblog, as informações compartilhadas são mais curtas, diretas e instantâneas.

Desta forma, o Twitter permite a criação de um outro tipo de conteúdo informativo e interativo, mas também abre espaço para o compartilhamento de links que redirecionam o usuário até o seu site.

Seguir e compartilhar conteúdos de páginas reconhecidas, como grandes médicos e portais de saúde, faz com que a sua conexão com interessados em temáticas científicas seja ainda maior.

3.4) LinkedIn para médicos

A rede social com direcionamento estritamente profissional traz um menor valor quando o objetivo é prospectar novos pacientes. No entanto, isso não significa que produzir conteúdo para LinkedIn não seja importante para o marketing médico.

No LinkedIn, seu perfil pode ostentar conteúdo personalizado que mostre seu dia a dia profissional, como a participação em palestras e eventos do setor, além de detalhar novidades e inovações da área científica. Essa rede social permite, além de aumentar sua autoridade no ramo médico, ampliar seu networking com colegas de profissão, e até mesmo contratar colaboradores para a sua clínica de forma fácil e prática — como assistentes administrativos ou recepcionistas. Isso acontece porque todo o LinkedIn é uma rede social muito democrática do ponto de vista profissional, garantindo que o colaborador ideal chegue até o contratante.

3.5) YouTube para médicos

Considerada a maior plataforma de compartilhamento gratuito de vídeos do mundo, o YouTube é uma aposta segura dentro do marketing digital, que cada vez mais investe em conteúdo audiovisual.

Cada vez mais pessoas consomem vídeos digitais em substituição à televisão convencional como forma não apenas de lazer e entretenimento, mas também para aprender sobre determinado assunto.

Por esta razão, é crescente o número de médicos e clínicas que vêm investindo na criação de canais no YouTube, disponibilizando vídeos com explicações didáticas sobre procedimentos, tratamentos, doenças e remédios, gerando um grande alcance e autoridade no setor.

4. Mídias digitais

Se o SEO e o marketing de conteúdo assumem estratégias digitais para prospectar novos pacientes através do chamado tráfego orgânico, existe também uma área do marketing médico que prevê um alcance de novos leads muito mais rápido: é o chamado tráfego pago.

Por esta razão, é crescente o número de médicos e clínicas que vêm investindo na criação de canais no YouTube, disponibilizando vídeos com explicações didáticas sobre procedimentos, tratamentos, doenças e remédios, gerando um grande alcance e autoridade no setor.

Localização
geográfica

Gênero

Faixa etária

Escolaridade

Interesses

Renda

O Facebook Ads para médicos é um sistema de mídia paga que permite conectar uma publicação — ou seja, uma campanha — ao seu perfil ideal de paciente. Esse investimento deve ser considerado de acordo com informações demográficas, conforme já mencionado.

A qualidade da campanha — como o tipo de conteúdo que você deseja patrocinar —, a escolha correta dos dados coletados e a junção deste investimento às outras ações de marketing médico é que determinam o sucesso dessa estratégia.

O Google Ads para médicos se configura como uma ação de marketing digital muito similar. Sua vantagem é que o pagamento é feito apenas quando um usuário clica na sua campanha ou entra em contato com a sua clínica. Além do mais, o Google Ads faz com que o seu anúncio seja exibido no momento apropriado, para a pessoa que está buscando justamente aquilo que você oferece.

Por fim, existem ainda os anúncios para YouTube. Através deles, você consegue fazer publicidade na plataforma, inserindo anúncios da sua clínica nos vídeos que usuários assistem.

Também munido de uma ferramenta de segmentação de público, este serviço de mídia paga pode fazer com seus anúncios apareçam justamente nos vídeos com temática correspondente ao tipo de conteúdo que você deseja anunciar. O YouTube Ads faz parte do Google Ads.

Conheça mais sobre ações de mídias digitais assistindo o nosso vídeo a seguir.

5. Inbound Marketing

Em resumo, o Inbound Marketing é uma junção de estratégias de marketing médico focadas na criação e compartilhamento de conteúdo nichado, para um público-alvo específico. Este tipo de ferramenta permite que você conquiste a permissão para estabelecer um vínculo comunicativo com o seu potencial paciente de uma maneira direta.

A vantagem é que, através desta ação, você pode criar um vínculo e um relacionamento que pode se tornar muito duradouro e frutífero. Também conhecido como marketing de atração, esse nicho do marketing traz uma conexão ainda mais intrínseca entre paciente e médico.

Confira os principais conteúdos de Inbound Marketing para Médicos:

5.1) Newsletter

Uma das estratégias mais assertivas do Inbound Marketing, a newsletter é um e-mail disparado com certa periodicidade para fortalecer o vínculo entre a sua clínica e aqueles que optaram por receber esse tipo de conteúdo personalizado.

Com a newsletter, é possível disparar distintos tipos de conteúdo, iniciando uma nova estratégia de e-mail marketing.

5.2) E-mail marketing

O e-mail marketing, assim como a newsletter, é a estratégia de envios de e-mails para uma lista de contatos segmentada, estabelecendo um forte vínculo de comunicação com cada destinatário. Um de seus destaques é a possibilidade de segmentar os seus leads pessoalmente, enviando determinado conteúdo de e-mail somente para uma parcela dos seus assinantes.

O e-mail marketing pode ajudar na fidelização de pacientes e no atendimento humanizado ao paciente. Através dele, é possível enviar lembretes de felicitação por datas comemorativas, como aniversário e Natal, lembrá-lo de uma data de retorno ou enviar ofertas personalizadas.

Vale lembrar que a lista de e-mails é um canal próprio da sua clínica, já que a sua lista de contatos passa a ser um ativo do espaço que você gerencia.

Para entender mais sobre essas ações de Inbound para marketing médico, dê o play no nosso vídeo a seguir.

Passos iniciais no Marketing Digital

Agora que você já conhece as principais ações que podem ser implementadas em um plano de marketing médico, é hora de conhecer os passos iniciais que sua clínica deverá adotar para que as estratégias sejam bem-sucedidas.

Marketing de Influência

Um nicho do marketing digital que vem se tornando cada vez mais forte nos últimos anos é o chamado marketing de influência. A monetização de perfis em redes sociais com muitos seguidores, e o poder de influência que essas pessoas exercem em sua área de atuação, vêm fazendo com que alguns médicos se tornem verdadeiras celebridades e referência na web.

O reconhecimento e o sucesso de médicos que investem no marketing de influência são reais e cada dia mais crescentes. Tente fazer parte deste grupo, associando sua própria imagem a explicações e esclarecimentos sobre assuntos interessantes para seus seguidores.

Busque também fazer parcerias com médicos influenciadores que já estejam neste segmento há mais tempo, participando de lives ou webinars para divulgar a sua conta e, consequentemente, sua clínica e seus serviços.

WSI: Agência de Marketing Digital para Médicos

A WSI é uma agência de marketing digital focada no segmento médico, que leva serviços e soluções digitais para clínicas e consultórios de todo o Brasil com excelência.

Ao se tornar um parceiro WSI, você poderá contar com um plano de marketing médico personalizado, podendo investir, sem preocupação, em estratégias de SEO, Inbound Marketing, marketing de conteúdo, mídias sociais e mídias digitais.

Depoimentos dos nossos clientes

Nada mais satisfatório do que saber que conseguimos corresponder, com satisfação, aos objetivos dos nossos clientes, transformando o segmento de marketing médico no Brasil. A seguir, com a palavra, nossos clientes.

Curso de Marketing Médico

Nossa plataforma também oferece um nicho educacional, de modo que você consiga dominar, com cada vez mais clareza e consciência, como o marketing médico, opera no âmbito digital, bem como e entender o que é preciso fazer para conquistar os objetivos da sua clínica.

Esperamos que o nosso curso consiga elucidar os principais pontos que compõem uma estratégia de marketing digital para o nicho da saúde. Inscreva-se agora!

Faça sua inscrição para ter acesso ao curso gratuito!

Matricule-se gratuitamente

Conclusão

Agora que você já entendeu a importância do marketing médico para garantir que a sua clínica se torne cada vez maior, mais rentável e mais forte no mercado, é hora de colocar a mão na massa e tomar a decisão: vamos dar início a um novo plano de investimentos no setor de marketing digital? Conte com a parceria da WSI para esse novo desafio.

Confira Nosso Manual de Marketing Médico

Um guia exclusivo com os conceitos mais importantes de Marketing Médico, desenvolvido pelo professor da FGV e nosso CEO, Marco Marmo. Se você tem dificuldades com o tema e deseja aproveitar melhor as oportunidades do marketing médico, não pode deixar de conferir nosso manual exclusivo.

QUERO ACESSAR O MANUAL