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Mídias Digitais

As Mídias Digitais podem ser definidas por todo tipo de comunicação que utiliza a internet como meio de distribuição. Este é um termo que engloba todos os recursos que utilizam a tecnologia digital para criar,
distribuir e promover conteúdo de Marketing Digital — tais como posts em blogs ou nas redes sociais, anúncios no Google, banners em sites, comerciais em vídeos no YouTube e Links Patrocinados.

Embora o termo seja frequentemente confundido com mídias sociais, esta é uma forma mais abrangente de gerar e disseminar conteúdo no ambiente online. Na prática, as populares mídias sociais são um dos principais tipos de Mídias Digitais existentes, ajudando a conectar indivíduos e marcas de maneira eficiente e favorecendo a criação de relacionamentos duradouros entre as partes.

As Mídias Digitais trazem um enorme leque de possibilidades, técnicas e ferramentas para empresas e marcas. Essas funcionalidades podem ser combinadas e trabalhadas de inúmeras formas, de modo que a empresa construa uma metodologia de comunicação que se encaixe em seu perfil de trabalho e atenda às necessidades e anseios dos clientes. Para isso, entretanto, é necessário conhecimento técnico e muito estudo do mercado.

Diferença entre as Mídias Digitais e outras estratégias

As Mídias Digitais se diferenciam das chamas mídias tradicionais, também chamadas de mídia offline, principalmente porque possibilitam o feedback por parte do receptor da mensagem. Ou seja, o processo ocorre de maneira bilateral, permitindo que o leitor responda, opine, pergunte, elogie, critique e até mesmo crie suas próprias mensagens, se assim desejar. Essa é uma possibilidade inexistente em uma publicidade impressa, por exemplo.

Conforme foi explicado, as Mídias Digitais são compostas por todo tipo de comunicação baseada em elementos tecnológicos. Esta é uma importante aliada das empresas atualmente, possibilitando a concretização de praticamente todas as estratégias de Marketing Digital.

Para entender melhor esta relação, veja a página sobre as Soluções Integradas de Marketing Digital oferecidas pela WSI e entenda como elas funcionam!

Por que apostar em Mídias Digitais?

Apostar em Mídias Digitais pode ser uma estratégia que pode trazer muitos resultados significativos para empresas e marcas de praticamente todos os segmentos. Uma das principais vantagens de investir neste tipo de
comunicação online está no preço, já que as mídias veiculadas na internet demandam um investimento muito menor do que as exigidas pelas mídias tradicionais.

Muitas opções, inclusive, sequer oferecem custo no que diz respeito à publicação e distribuição de determinada informação — é o caso das redes sociais, por exemplo. Em geral, as cobranças começam a fazer parte deste tipo de estratégia apenas quando há inclusão de links patrocinados ou campanhas segmentadas.

É importante lembrar, porém, que a contratação de uma agência especializada em Marketing Digital pode trazer resultados mais significativos, além de garantir uma comunicação profissional e que favorece a imagem digital
da empresa. Mesmo neste caso, entretanto, o investimento em profissionais qualificados para administrar as Mídias Digitais ainda é menor do que o necessário nas mídias tradicionais.

Além disso, marcar presença na internet é uma excelente maneira de conversar diretamente com o consumidor e construir um relacionamento com ele. Quando esta comunicação é bem executada e aliada a um atendimento de qualidade, o público acaba se envolvendo e se tornando fiel à marca, passando a compartilhar seu conteúdo, indicar a empresa e até mesmo defendê-la perante a concorrência.

Outras vantagens das Mídias Digitais

Conheça mais alguns benefícios alcançados por quem investe em ações de Mídias Digitais:

Flexibilidade: as estratégias de divulgação online podem ser aplicadas de diversas maneiras, conforme as necessidades, preferências e características da empresa e de seu público-alvo;

Segmentação: uma das maiores vantagens da internet está na possibilidade de segmentação, voltando seus anúncios e conteúdos apenas para um público previamente definido. Assim, não são gastos recursos ou energia anunciando para pessoas que não se interessam pelo produto ou serviço oferecido;

Monitoramento: a internet permite o monitoramento das estratégias em tempo real, possibilitando assim a detecção de falhas e a otimização constante das ações;

Mensuração de resultados: a maioria das ferramentas utilizadas nas estratégias digitais entregam relatórios que permitem entender os resultados alcançados e planejar melhor as próximas ações;

Aprimoramento do alcance: embora a segmentação seja essencial para que a empresa se comunique diretamente com seu público-alvo, a comunicação pela internet não possui barreiras geográficas. Isso significa, portanto, que os investimentos são praticamente os mesmos para alcançar o público de uma região específica ou para ampliar a comunicação por todo o país.

Quais são os tipos de Mídia Digital?

A internet oferece uma ampla gama de possibilidades quando o assunto é produção e distribuição de conteúdo. De modo geral, as Mídias Digitais podem ser classificadas entre mídia paga, mídia ganha e mídia própria. Entenda a seguir como funciona cada uma delas, quais são suas principais ferramentas e como elas atuam dentro da estratégia de divulgação de uma empresa.

Mídia paga

Como o nome sugere, a mídia paga é aquela em que a empresa desembolsa determinada quantia para aproveitar o alcance de um determinado canal digital. É o caso, por exemplo, dos anúncios veiculados no Google Ads, Facebook Ads, banners em sites e guest posts pagos. Esta é uma maneira rápida e eficiente de garantir ampla visibilidade para sua marca, conectando-a ao público-alvo em grande escala.

Como desvantagens, entretanto, é preciso destacar que este tipo de mídia é comumente ignorado pelos internautas e requer um investimento considerável — especialmente se o mercado for bastante concorrido.

Mídia ganha

Também chamada de mídia espontânea, as Mídias Digitais ganhas são aquelas em que não há um investimento direto para que o conteúdo seja distribuído e exibido. Embora este tipo de mídia seja essencialmente gratuito, pode ser necessário fazer investimentos para a produção de material de qualidade e relevância tanto para o público como para as principais ferramentas de distribuição.

Nos buscadores, por exemplo, a mídia ganha é exibida logo abaixo dos conteúdos patrocinados. Para aparecer entre as primeiras posições das buscas orgânicas, entretanto, é necessário investir em estratégias de SEO. A mesma afirmação vale para empresas que desejam se destacar nas redes sociais: embora o uso dessas ferramentas seja gratuito, a criação das postagens pode demandar a contratação de uma equipe especializada.

Este tipo de Mídia Digital geralmente leva mais tempo para se consolidar, especialmente quando comparado com as mídias pagas, mas tem como vantagem a construção de um relacionamento forte e duradouro com o consumidor.

Mídia própria

Este é o nome dado para as Mídias Digitais que são totalmente controladas diretamente pela empresa, e não dependem de espaços cedidos por outras companhias — como acontece em redes sociais, que têm regras a seguir, e guest posts. Sites corporativos, blogs, e-commerce e aplicativos próprios são alguns exemplos de mídia digital proprietária.

O principal objetivo deste tipo de mídia é construir um relacionamento com o cliente e aumentar a autoridade da marca, bem como seu reconhecimento perante o público. A grande vantagem das mídias próprias está na possibilidade de centralizar o controle sobre o conteúdo publicado, mas a divulgação deste tipo de publicidade geralmente precisa estar aliada aos outros tipos de mídia para conquistar melhores resultados.

Entenda como aproveitar as Mídias Digitais em seu negócio

Como vimos ao longo deste conteúdo, as Mídias Digitais compreendem uma ampla variedade de possibilidades e plataformas. Todas elas podem ser excelentes maneiras de atrair e direcionar tráfego qualificado para um website e gerar mais vendas, mas demandam planejamento estratégico para que sejam realmente eficientes e vantajosas para a empresa.

Um planejamento adequado evita desperdícios de tempo e dinheiro, garantindo que a marca não invista em estratégias que não trazem retorno ou que não são adequadas para seus objetivos e para seu público. Nesse sentido, para que ocorra um melhor aproveitamento das Mídias Digitais, o ideal é que o planejamento comece com a elaboração de um briefing bastante detalhado a respeito do projeto.

É essencial que este briefing responda às seguintes questões:

  • ·Quais são os objetivos da estratégia digital?
  • ·Quem é o público-alvo?
  • Quais são os principais concorrentes e como eles atuam no ambiente online?
  • ·Qual o investimento disponível?
  • ·Qual mensagem a empresa deseja passar? Com que tipo de tom?

Com base nas respostas destes questionamentos, é possível elaborar uma estratégia efetiva que atenda às necessidades da marca, converse diretamente com seu público e garanta um bom posicionamento no mercado. Existem inúmeras estratégias que podem ser aplicadas a partir de diferentes canais de divulgação, e a escolha pelas metodologias mais adequadas deve ser feita com bastante cuidado para aumentar as chances de conversão.

As etapas seguintes da estratégia digital consistem em criação de conteúdo de acordo com as particularidades do público e do canal escolhido, além de elaboração de um cronograma para distribuição, monitoramento dos
resultados e atualização constante das ações.

A execução adequada de cada uma dessas fases do planejamento não é uma tarefa tão simples, e depende de muitas variáveis e análises aprofundadas. Por isso, o mais recomendado é que as estratégias de Mídias Digitais sejam elaboradas e executadas por uma agência especializada em Marketing Digital estratégico. Descubra por que contratar um especialista em marketing digital!

Conheça as soluções em Mídias Digitais da WSI

Com base em amplo conhecimento acumulado ao longo dos mais de 25 anos de atuação em cerca de 80 países, a WSI desenvolveu uma abordagem de Mídias Digitais que visa maximizar os resultados alcançados pelas empresas que investem neste tipo de estratégia online. Com aprofundado conhecimento em Marketing Digital, nossa equipe de analistas cria campanhas personalizadas que impactam positivamente seus prospects.

As soluções completas e integradas da WSI levam em consideração as etapas citadas acima, e baseiam o trabalho de Mídias Digitais nas seguintes etapas:

Qual a intenção do cliente?

Ao conhecer a intenção de busca dos potenciais clientes, a WSI é capaz de criar campanhas eficientes nos principais mecanismos de busca usados atualmente — tais como o Google e Bing!. A estratégia consiste na seleção cuidadosa de palavras-chave e gestão de anúncio para qualificar o tráfego e garantir que o maior número de potenciais clientes cheguem ao seu site, reduzindo assim os custos gerados por cliques indesejados.

A WSI possui uma ferramenta exclusiva de gestão de orçamento de Google Ads, que otimiza os lances em cada palavra-chave e avalia seu potencial de retorno.

Quem são seus potenciais clientes?

O Facebook Ads — plataforma de publicidade do Facebook — disponibiliza uma base de dados que permite segmentar as pessoas que serão impactadas pelos anúncios, de acordo com suas informações demográficas, interesses, status de relacionamento e muitas outras características. A partir de uma gestão avançada de técnicas de segmentação e remarketing, nossa equipe consegue desenvolver anúncios capazes de atingir as pessoas certas, no momento certo.

O que o consumidor faz?

Ao saber exatamente o que o potencial cliente faz, o LinkedIn Ads — ferramenta de anúncios do LinkedIn — permite que o anunciante utilize diversos filtros para impactar o potencial cliente com anúncios que sejam específicos para seu setor de atuação e seus interesses. Por meio da identificação do comportamento do consumidor, a WSI desenvolve campanhas que captam a atenção do público-alvo e converta os prospects com maior eficácia.

Onde estão os clientes?

Existem plataformas online que permitem optar para que os anúncios sejam exibidos somente em regiões específicas nas quais a empresa pretende alcançar. Dessa forma, a WSI consegue aumentar as chances de conversão e reduzir os custos de aquisição para sua empresa. Também é possível mapear os sites que seus potenciais clientes mais visitam, apostando em anúncios de remarketing para garantir uma maior exposição e fortalecimento da marca perante os consumidores.

Para saber mais sobre as estratégias de Mídias Digitais e entender como elas podem impulsionar seus resultados na internet, entre em contato com a WSI e converse com nossos consultores!

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