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Como agregar valor ao seu e-mail marketing sem torná-lo spam

9 de janeiro de 2015 |
email marketing
(Banco de imagens: Shutterstock)

Todos nós já recebemos um daqueles e-mails que geralmente contém propaganda de algum produto ou de algum local, por exemplo. Essa estratégia é usada a mais de uma década, mas não é eficaz.

O e-mail marketing substituiu a mala direta e seu intuito é o de facilitar a propaganda, tanto de quem deseja adquirir um produto/serviço, quanto de quem vende, auxiliando na prospecção de novos clientes. No entanto, o que aconteceu foi a popularização do uso dessa estratégia, com isso, algumas pessoas utilizaram o e-mail marketing de uma forma “errada”, sem critérios de envio ou qualquer estratégia em cima do que está sendo enviado, causando o chamado SPAM.

Para agregar valor ao seu e-mail marketing e evitar o famoso “nem lí”, você deve, primeiramente, conhecer o seu cliente e saber o que ele procura, depois precisa reforçar o seu relacionamento com seu consumidor de uma maneira inteligente, com um conteúdo desejado pelo usuário e que contenha informações importantes, pertinentes e prestativas.

Tudo isso começa logo no início do diálogo, quando o consumidor lê o assunto do seu e-mail e se interessa, com isso, ele irá ler o conteúdo do e-mail e, uma vez que o mesmo gostou do que continha no e-mail, é criado, meio que em piloto automático, um hábito de ler os outros e-mails que você enviar posteriormente.

Para chegar nesse nível, você deve estudar bem o perfil do seu consumidor, pois isso ajuda a direcionar algo que seja interessante ao seu olhar, em vista de que essa é uma ferramenta muito utilizada pelas empresas.

Não existe muito segredo para que você alcance o sucesso, mas ficam algumas dicas do que você não deve fazer, coisas simples, porém, que podem desinteressar o consumidor ao ver o seu contato na caixa de entrada:

  • Evite mensagens muito longas que podem ser rotuladas como chatas
  • Não envie um milhão de e-mails
  • Também não irão adiantar enviar folhetos em imagens.
  • Não fale somente dos seus produtos, fale sobre o que interessa aos possíveis clientes e que tenha relação com o seu negócio. Ter proximidade com o cliente pode ser um diferencial na hora do seu consumidor decidir efetuar a compra.