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Fidelizar paciente através do e-mail marketing

21 de fevereiro de 2022 | | 0
Notebook com icones de email
(Banco de imagens: Shutterstock)

Perto de 69% dos brasileiros acessam a internet para ver seus e-mails; nada melhor, portanto, do que usar tal instrumento no marketing digital médico

Fidelizar pacientes através do e-mail marketing é uma maneira inteligente de usar uma das mais antigas ferramentas surgidas a partir da criação da internet (o e-mail) para se manter conectado aos seus pacientes, mesmo nos períodos em que eles não precisem de cuidados médicos.

O marketing digital médico é prático, relativamente simples de ser feito e bastante eficiente quando a ideia for captar novos pacientes, e/ou manter aqueles que já foram atendidos por seu consultório ou clínica médica.

Mas, antes de avançarmos nas estratégias para fidelizar pacientes através do e-mail marketing, vamos compreender do que se trata esse instrumento, quais são suas características e qualidades.

O que é um e-mail marketing?

Um e-mail marketing consiste em um e-mail enviado para alguém contendo anúncios, promoções e até mesmo novas oportunidades para os clientes de uma empresa. Este envio pode se dar uma única vez ou de forma constante.

No caso do uso do e-mail marketing para a medicina, os destinatários das mensagens costumam ser as pessoas já cuidadas regularmente pelo médico ou pela instituição médica (consultórios, em particular).

O objetivo sempre será fidelizar pacientes através do e-mail marketing – mas as formas de atingi-los vão variar, e cada uma resultará em um tipo diferente de marketing digital médico feito com o uso de tal ferramenta.

Fidelizar pacientes através do e-mail marketing: como funciona

De acordo com pesquisa recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), algo em torno de 69% dos brasileiros usam a internet, sobretudo, para acessar seus e-mails.

Sendo assim, o e-mail tem potencial para ser uma grande alavanca de atração e retenção de sua clínica, ambulatório ou consultório médico.

O e-mail marketing pode ser enviado de forma constante, ou uma vez apenas. Pode conter publicidade do estabelecimento ou do profissional remetente, mas também há como levar mais do que isto; o e-mail marketing é um ótimo veículo para novidades sobre tratamentos, por exemplo. Existem diferentes maneiras de fidelizar pacientes através do e-mail marketing.

5 dicas para fidelizar pacientes através do e-mail marketing

Mesmo as redes sociais representando a própria internet para grande parte da população brasileira e mundial, deve-se ter em mente que o e-mail marketing existiu antes delas surgirem, segue firme e se fortalece cada vez que o uso das redes cai (como aconteceu, por exemplo, no início de 2021).

Segundo o instituto de pesquisas Pew Research Center, 92% dos adultos que usam a internet acessam seus e-mails, sendo que 61% deles o fazem diariamente (e 72% dos consumidores consideram um e-mail o melhor canal para receber comunicações de empresas e marcas).

Diante de tais dados, vale a pena seguir estas 5 dicas para que o e-mail marketing para profissionais de saúde torne-se seu melhor caminho para conseguir novos clientes e fidelizar os que já possui:

  • Tenha um conteúdo diferente e específico para cada e-mail marketing que dispara – uma ótima ideia é, por exemplo, mandar em cada novo e-mail marketing um texto sobre as mais recentes descobertas na área da medicina em que você atua;
  • Busque o tom adequado – lembre-se que as pessoas que irão ler seu e-mail marketing não são médicas especialistas, tal qual você. Evite o emprego de jargões profissionais e de termos excessivamente técnicos, que afastam os leitores;
  • Lembre o cliente da próxima consulta – um uso prático, e muito bem-vindo, do e-mail marketing, é enviá-lo sempre que estiver chegando a próxima consulta do seu cliente. Assim, ele se lembrará dela, caso tenha esquecido, e comparecerá;
  • Realize pesquisas de satisfação – faça de seu e-mail marketing uma ferramenta para que seu cliente lhe dê feedbacks acerca de como está se sentindo e de como está sendo tratado pelos funcionários de seu consultório, por exemplo. Forneça uma voz aos seus clientes;
  • Em datas comemorativas, envie felicitações – caso seu cliente esteja fazendo aniversário, mande os parabéns para ele via e-mail marketing. No dia em homenagem à profissão que ele exerce, faça o mesmo! É uma maneira de humanizar o atendimento médico.

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