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E-mail marketing: benefícios, estratégias e ferramentas

20 de dezembro de 2023 |
computador em cima de mesa com e-mail saindo da tela para representar e-mail marketing
(Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça as vantagens de se utilizar a ferramenta, que é poderosa para criar conexões com o público, impulsionar vendas e construir relacionamentos duradouros

Valiosa ferramenta do marketing digital, o e-mail marketing já é uma estratégia consolidada no mercado. Ela envolve o envio de mensagens direcionadas para uma lista de contatos previamente coletada.

Por ser capaz de gerar uma comunicação direta com o público-alvo de uma marca, o e-mail marketing se apresenta como crucial em diversos cenários. Talvez sua principal característica seja a versatilidade, podendo ser utilizado para diversos fins do funil de vendas.

Continue a leitura para saber mais sobre os benefícios, estratégias, ferramentas e mais.

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Quais são os benefícios do e-mail marketing?

Conforme comentado, o e-mail marketing tem diversos benefícios nas campanhas e comunicação com clientes. As principais que podemos citar são:

  • Alcance direto ao público-alvo: converse direto com seu público;
  • Custo-benefício: o investimento é baixo, com bom retorno;
  • Segmentação: é possível segmentar sua lista de contatos com base em diversos critérios relevantes para cada campanha;
  • Mensagens personalizadas: a personalização de e-mails cria um relacionamento mais forte com os destinatários;
  • Automatização: ferramentas de automação de e-mail marketing permitem o envio automático de mensagens em momentos estratégicos, economizando tempo e aumentando a eficiência;
  • Rastreabilidade: você pode acompanhar métricas, como taxas de abertura, cliques, conversões e muito mais;
  • Aumento da fidelidade à marca: um uso eficaz do e-mail marketing pode ajudar a construir e manter a fidelidade do cliente;
  • Aumento das vendas: ao direcionar ofertas, este tipo de campanha pode impulsionar as vendas e o retorno sobre o investimento.

Qual o papel do e-mail marketing na estratégia de marketing?

Por ser uma ferramenta versátil, o e-mail marketing pode ser utilizado em várias etapas do funil de vendas. Etapas que incluem conscientização, conversão e retenção de clientes através da fidelização.

Devido a capacidade de segmentar, automatizar e medir desempenho de campanhas com custo reduzido, o e-mail marketing se torna uma fonte valiosa de informações para a equipe de marketing, que determinará possíveis alterações em campanhas e novos direcionamentos.

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O que não pode faltar em uma campanha de e-mail marketing?

Primeiramente, é fundamental que a mensagem da campanha de e-mail marketing seja relevante e direcionada ao público-alvo, com um conteúdo envolvente e personalizado. O assunto deve chamar atenção do cliente, para garantir que ele seja aberto.

Além disso, um apelo claro à ação deve estar presente, orientando os destinatários sobre o que fazer a seguir, seja agendar uma consulta ou retomar um contato com um corretor de imóveis. Investir em um design atraente e responsivo é tão importante quanto o assunto da mensagem, visto que muitos clientes o abrirão via smartphones.

A capacidade de medir métricas também é primordial para direcionar futuras ações. Tudo isso sem esquecer de manter a conformidade dos regulamentos de privacidade da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Como obter sucesso com essa estratégia?

Para obter sucesso com a estratégia de e-mail marketing, é importante focar em alguns aspectos, tais como:

  • Construção de uma lista de contatos de qualidade;
  • Segmentação;
  • Conteúdo de qualidade;
  • Personalização;
  • Assunto cativante;
  • Design responsivo;
  • Call to Action (CTA);
  • Frequência adequada;
  • Monitoramento e análise.

Como construir uma boa lista de e-mails?

Para construir uma boa lista de e-mails, é fundamental adotar abordagens éticas e eficazes. Comece incentivando a inscrição voluntária por meio de formulários de registro em seu site, blog ou redes sociais.

Ofereça incentivos, como descontos, conteúdo exclusivo ou brindes digitais, para motivar as pessoas a se inscreverem. Segmentar sua lista com base em características e preferências, o que permite o envio de mensagens altamente relevantes também é recomendado.

Quais as ferramentas de e-mail marketing?

Existem diversas ferramentas de e-mail marketing no mercado. As principais são Mailchimp, RD Station, HubSpot, Active Campaign e Salesforce.

No geral, para iniciantes a Mailchimp talvez seja a ideal por ser bem intuitiva e oferecer uma versão gratuita. A brasileira RD Station também se destaca com inúmeras opções de automação. Vale ressaltar que as outras citadas também são excelentes para envio de campanhas.

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