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Qual a melhor ferramenta de automação de marketing para o seu negócio?

20 de março de 2017 |
Automação de Marketing
(Banco de imagens: Shutterstock)

Personalizar suas campanhas de marketing tem um impacto enorme na geração de leads. A automação de marketing possibilita planejar, coordenar, gerenciar e avaliar todas as suas campanhas, tanto on-line como off-line.

A automação de marketing quando implementado permite que você desenvolva e execute campanhas multicanal altamente personalizadas, com informações atualizadas sobre seus resultados proporcionando ao seu negócio uma vantagem competitiva, capacidade de reagir mais rapidamente às mudanças e ficar a frente dos seus concorrentes. Combinar todo esse processo em um único sistema facilita o rastreamento de informações, identifica tendências e determina aonde estão seus pontos fortes e fracos, permitindo planejar estrategicamente e otimizar sua estratégia de marketing digital.

As ferramentas de automação conseguem apresentar como suas campanhas estão dando resultado, de onde seus leads estão vindo e o que eles estão fazendo. Aproveitar essas informações permite que você tome decisões estratégicas para o seu negócio.

Por que as empresas precisam de automação de marketing?

Um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas é conectar-se com leads e transformá-los em clientes. Em muitos casos muitas pessoas visitam o seu site, mas poucos realmente interagem com o seu conteúdo. A automação de marketing ajuda a reduzir essa lacuna. Ao integrar sua estratégia de marketing digital em uma plataforma automatizada você pode atingir seus objetivos e manter-se no caminho certo. Você consegue um alinhamento mais estreito das equipes de vendas e marketing, permitindo alcançar a eficácia e eficiência das vendas ao tornar o seu processo mais eficiente e eficaz, reduz o tempo que leva para um potencial lead ser um cliente.

Em termos simples, permite que você se concentre em seu negócio e que sua equipe ganhe com a economia de tempo e eficácia, reduzindo a demanda necessária para criar as campanhas. Com tantas plataformas disponíveis no mercado é até difícil escolher a melhor ferramenta.

Ferramenta de automação x tamanho do seu negócio

Para quem está começando: Pequenas empresas

Pequenas empresas

Montagem de e-mails, publicação em mídias sociais, atualizações de conteúdo para blog, verificação dos  leads e revisão de suas análises e relatórios. Especialmente em pequenas empresas, não  existe um orçamento enorme para trabalhar com marketing digital e você não tem uma grande equipe ou um colaborador para cada tarefa, além de que o tempo é escasso. A automação de marketing permite que você concorra com empresas maiores que têm orçamentos maiores e muitos mais funcionários.

A ferramenta de automação permite que você forneça um serviço de atendimento ao cliente, faça acompanhamento das campanhas e análise dos resultados, tendo uma vantagem sobre outras empresas que não usam automação. Reduz a necessidade de funcionários extras, economiza tempo e mantém seu orçamento,  já que muitas soluções são altamente acessíveis.

Aumento da receita e tamanho do negócio: Médias empresas

Médias empresas

Dependendo do tamanho e necessidade da sua empresa a plataforma de automação pode variar significamente, por isso para empresas de porte médio é muito importante fazer a escolha de forma abrangente focando no fácil e simples.  A automação de marketing torna muito claro onde estão os pontos fracos do seu negócio, grande parte da sua comunicação regular pode ser automatizada: lembretes de compromisso, mensagens de aniversário, e-mails promocionais, gerenciamento de mídia social entre outros.

Ao automatizar essas comunicações você consegue reduzir a carga de trabalho da sua equipe e centralizar em uma única ferramenta todas as informações.

As ferramentas capacitam as médias empresas para construir relacionamentos reais com um grande número de leads e ajuda a equipe entender exatamente quais campanhas estão tendo mais resultados. No entanto, a automação precisa ser sincronizada entre as equipes de marketing e vendas. Esta é exatamente a  oportunidade de marketing que as ferramentas oferecem para as empresas, comercializar produtos de forma eficiente e inteligente.

Gerando um ROI maior com automação de marketing: Grandes empresas

Um dos benefícios poderosos que a automação de marketing oferece é a capacidade de alcançar os clientes de maneira personalizada em diferentes canais on-line e off-line. O nível de informação permite que você crie relatórios em profundidade e tenha uma maior compreensão de onde você deve concentrar seu esforço, permitindo que sua equipe de marketing seja mais eficiente e gere um ROI maior.

A automação de marketing usa os dados muito eficazmente para melhor direcionar seus clientes, todas as interações são rastreadas e todas as informações de contato são armazenadas. Após cada campanha de marketing é possível exibir relatórios muito detalhados que ajudam a otimizar suas campanhas para aumentar o engajamento, melhorar as conversões, fazer mais vendas e fidelizar.

Grandes empresas

Desenvolva melhor sua base atual com a regra 80/20: 80% do seu faturamento virá de 20% dos seus clientes existentes, o que é mais fácil e mais barato vender para um cliente do que conquistar um novo. Com a automação de marketing você ajuda a adaptar e personalizar a navegação para o usuário, criando uma experiência única e mais relevante.

É importante saber que sem as ferramentas certas, gerenciar a comunicação em várias plataformas pode ser um pesadelo logístico, pois estabelecer uma presença abrangente e voz de marca em vários canais é um desafio.A maioria das ferramentas mantém suas próprias análises e raramente obtém uma visão unificada do que realmente está acontecendo. Portanto é recomendado utilizar uma única plataforma robusta.

Fazendo a escolha certa para a sua empresa

A melhor plataforma de automação de marketing é a que realmente se adapta às necessidades específicas do seu negócio. É necessário que antes de escolher você precise identificar metas e desenvolver indicadores de desempenho baseados nessas metas. Ao mesmo tempo, os KPIs irão garantir que você colete e meça os dados certos em todos os momentos.

Se você fornecer mensagens segmentadas para o público que deseja,  criará um compromisso e lealdade deles com sua marca. Fornecendo mensagens com informações e promoções de que realmente precisam, as vendas aumentam e os clientes continuam voltando à comprar.

Com a automação de marketing isso é possível, personalize as mensagens e campanhas acompanhando o histórico e atividade de cada lead. De forma eficiente você automatiza as informações para que sua equipe de marketing e vendas foquem em contatos que estejam interessados nos seus conteúdos e não desperdice o tempo em leads não qualificados. Gerenciando dados em vários canais, as empresas podem entender o que funciona e incorporar todos seus esforços em um único processo, ajudando a manter um tom de comunicação da marca unificado. Automação auxilia nas estratégias de marketing para que sejam organizadas e funcionem de forma eficiente.