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Search Generative Experience: conheça a SGE

21 de março de 2024 |
usuário utilizando Search Generative Experience para fazer pesquisas para o Google
(Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça essa ferramenta que tende a mudar significativamente a forma de realizar buscas on-line e saiba como criar conteúdos relevantes para sua marca

A inteligência artificial (IA) tem se tornado cada vez mais presente no dia a dia do público usuário de grandes buscadores. Por isso, o Google lançou recentemente o Bard IA, a inteligência artificial da empresa, a partir da Search Generative Experience (SGE), uma ferramenta que se vale dessa nova tecnologia para otimizar o resultado de pesquisas.

Esse recurso tende a mudar significativamente a forma de realizar buscas on-line por oferecer resultados mais assertivos para pesquisas mais aprofundadas. Quer saber como você pode tirar o máximo proveito dessa novidade e criar conteúdos relevantes para sua marca? Então acompanhe a leitura deste blog post!

Quero saber mais sobre a Search Generative Experience !

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O que é a Search Generative Experience?

A Search Generative Experience — ou Experiência de Pesquisa Generativa, em português — é uma interface de pesquisa que exibe respostas geradas por inteligência artificial nos primeiros resultados mostrados em motores de busca como o Google e o Bing.

Essa ferramenta promete inovar o processo de busca, porque, ao ativar o SGE, a IA generativa parte de modelos de linguagem que conseguem conhecer com mais profundidade os hábitos e a intenção por trás das buscas e exibir os resultados mais relevantes, precisos e assertivos do que aqueles que o serviço atual oferece.

Dessa maneira, esse recurso auxilia na melhor compreensão de um assunto, responde dúvidas e aponta soluções para os problemas do usuário de maneira ágil, rápida e prática ao entender antecipadamente o que uma pessoa quer ou precisa encontrar.

Como a Search Generative Experience funciona?

Conforme já explicado, a SGE oferece respostas às mais diversas consultas do usuário, que pode experimentar a funcionalidade por meio do Google Chrome ou pelo Google App em dispositivos móveis para Android e iOS.

Esse teste pode ser feito com uma conta pessoal do Google pelo Search Labs, que permite que o usuário tenha uma experiência de interação com novas tecnologias e mecanismos de busca, além de dar feedbacks sobre o processo de pesquisa. Esses resultados são mostrados logo abaixo da barra de pesquisa do Google e vêm acompanhados de um selo intitulado “Generative AI”, que sinaliza ao público visitante que o texto foi gerado por IA.

Ademais, ao ativar o SGE, o buscador oferece uma lista de links clicáveis de todas as páginas usadas para elaborar a resposta gerada, com o intuito de fazer com que o público possa ir além do que lhe foi oferecido e ter acesso ao conteúdo completo. Também é possível clicar no botão de expansão e receber respostas complementares em tempo real.

Como a Search Generative Experience afeta o SEO?

A Search Generative Experience afeta a estratégia de SEO de diferentes formas. Os principais impactos gerados nas pesquisas com IA generativa e aos quais profissionais de SEO e de produção de conteúdo devem estar atentos são:

  • Buscas mais personalizadas;
  • Pesquisas conversacionais em formato de chat, como é o caso do Bard AI do Google e do ChatGPT da OpenAI, por exemplo;
  • Elaboração de conteúdos mais personalizados, aprofundados e complexos para que possam ser utilizados para responder às perguntas feitas a partir dos buscadores, alcançando visibilidade nos resultados e prendendo a atenção do público;
  • Diminuição do número de anúncios exibidos nos resultados;
  • Destaque para uma maneira de se comunicar que aprofunde as informações durante o processo de busca;
  • Melhoria no entendimento de diversas mídias;
  • Compreensão de um assunto com mais rapidez, com diferentes pontos de vista e realização de tarefas específicas de pesquisa com resultados de alta qualidade.

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Como criar conteúdos mais impactantes na era da inteligência artificial?

Confira a seguir como criar conteúdos que gerem maior impacto e sejam relevantes dentro do contexto da SGE.

Profundidade no conteúdo

Criar conteúdos que sejam cada vez mais completos, aprofundados e personalizados sobre determinado assunto é uma das maneiras mais eficazes de se destacar na SGE. Para tanto, é possível solicitar o auxílio de especialistas em conteúdo que possam mobilizar seus conhecimentos para produzir um material informativo, simples, direto, acessível, relevante e que possa responder diretamente às perguntas propostas pelo usuário.

Além disso, você pode aproveitar o fato de que o Google está otimizando os links na SGE para fazer com que o público conheça mais sobre o conteúdo buscado e otimizar sua página para que ela seja citada nessas respostas instantâneas, de modo que seja possível direcionar seu tráfego.

Use IA para refinar o conteúdo existente

Você também pode utilizar ferramentas de IA em chat, como as citadas anteriormente, para refinar e revisar parte do conteúdo que você já tem. Você pode pedir sugestões de sinônimos e antônimos para palavras comuns que sejam adequados ao contexto de seu conteúdo, além de sugestões de como produzir conteúdos mais relevantes e envolventes para seu público, e de como ter ideias de tópicos para conteúdos de acompanhamento também oferecidos pela plataforma, objetivando tornar a experiência de busca uma conversa dinâmica e fluida.

Agora que você já conhece a Search Generative Experience e sabe como sua estratégia de marketing pode se beneficiar dela, entre em contato com a WSI e conte com a nossa expertise para ajudar você a aproveitar tudo o que esse valioso recurso pode oferecer à sua página!

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