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Análise de resultados direciona estratégias de marketing

21 de julho de 2015 | | 1170
Análise de resultados direciona estratégias de marketing
(Banco de imagens: Shutterstock)

Planejamento e definição de metas são processos fundamentais do marketing digital. Muitas empresas pulam essas etapas e não conseguem mensurar os resultados e, consequentemente, fracassam em suas ações. No marketing digital, diferente do tradicional, é possível obter respostas rápidas e métricas precisas.

A divulgação no universo offline, realizada em jornais, revistas, televisão e outdoors, impacta um grande número de pessoas, o que é uma excelente estratégia, em um primeiro momento, mas é imensurável.

Afinal, dos indivíduos que visualizam a sua propaganda, quantos procuram a sua marca? Além disso, os custos são altos e é muito difícil identificar por qual canal o cliente chegou até a sua companhia.

Esse reconhecimento só é possível por meio de perguntas no momento do atendimento ao consumidor. Diferente do marketing online, que é totalmente mensurável e assertivo.

O marketing digital é mais efetivo por permitir segmentação, rastreamento e análise de métricas precisas. Com a publicidade digital você irá atingir um público que está a procura do seu serviço, o que aumenta as suas chances de conversão.

Os custos também são mais atrativos do que a publicidade off-line , o que permite um investimento para empresas de grande, médio e pequeno porte de acordo com as estratégias da campanha.

Além disso, é possível acompanhar o desempenho das suas ações, analisar a concorrência e calcular o ROI, o que vai determinar a eficácia da sua estratégia.

Esses dados são fundamentais para planejar os próximos passos na divulgação da sua empresa. Por meio dessa análise você terá um parâmetro mais preciso dos métodos que apresentaram retorno e das ações que não valem a pena continuar investindo.

A web oferece múltiplas plataformas que podem te auxiliar nessa tarefa.



Nova chamada à ação

A seguir, nossa agência de marketing digital separou 7 ferramentas para facilitar o seu trabalho de análise.

7 ferramentas que ajudam a mensurar os seus resultados

O marketing digital reúne uma série de estratégias relacionadas como; SEO, marketing de conteúdo, links patrocinados, remarketing, mídias sociais, entre outros, e todas as estratégias devem ser analisadas para se obter um resultado positivo. Conheça as plataformas mais utilizadas para esta finalidade:

  1. Google Analytics

Essa é a ferramenta mais completa para analisar o desempenho dos sites. Por meio dela é possível descobrir de que lugar vieram as visitas do seu site e se elas foram convertidas. Ou seja: se for utilizada corretamente ela pode responder questões importantes sobre as suas ações e conteúdo.

Entre as estatísticas apuradas estão:

  • Tráfego do site
    • Visitas orgânicas
    • Visitas de Referencia
    • Tráfego pago
    • Tráfego direto
  • Localização geográfica dos usuários
  • Comportamento do usuário
  • Taxa de rejeição
  • Conversões
  1. SemRush

Analisar a concorrência é uma estratégia fundamental para as empresas que desejam obter bons resultados. O objetivo não é plagiar e sim manter-se um passo a frente.

O SemRush é uma ferramenta ideal para analisar quais são as palavras-chave que o seu concorrente está se destacando nas ferramentas de busca e que sua empresa não recebe trafego.

  1. Screaming Frog

O Screaming Frog é uma das plataformas mais utilizadas para avaliar a qualidade da otimização de sites e blogs. O programa rastreia e analisa detalhadamente informações como títulos, metadescrições, metatags de imagem, quebra de páginas, entre outros dados.

Por meio desses dados é possível criar métodos eficazes de aprimoramento e adequação do site nos padrões estabelecidos pelo Google. Além disso, é possível tirar ideias de conteúdo como títulos e páginas.

  1. Moz

O pacote de dados mostra as palavras chaves mais bem colocadas e com maior número de impressões nos motores de busca e a dificuldade de posicionar essas palavras na primeira página. Além disso, a plataforma auxilia na criação estratégia para se posicionar a frente de seus concorrentes.

  1. Ahrefs

O serviço serve como um suporte para as técnicas de   SEO, Search Engine Optimization, pois monitora os backlinks, que são links externos e internos que apontam para o seu site. Dessa maneira, o Ahrefs consegue qualificar as ações do seu trabalho.  E apontar oportunidades de criação de links.

  1. Crazy Egg

A ferramenta funciona como scanner do seu site, onde ela consegue identificar quais são as áreas mais atrativas. A ferramenta também consegue analisar como o usuário interage.

Por exemplo: onde o usuário olhou primeiro ao entrar no seu site, como ele interage com os elementos da página, quais os lugares que eles passam o mouse e onde eles efetivamente clicam. Sabendo como as pessoas navegam na sua página fica mais fácil deixar o seu site atrativo e instigante para os usuários.

  1. Gshift

O software rastreia de forma completa e diária a sua presença nos motores de buscas. Sites, resultados orgânicos, palavras chaves, mídias sociais e conteúdos funcionam como pegadas para o Gshift que reúne todas essas informações e une formando um relatório, além disso ele leva em consideração o Google Analytics, Adwords e Webmaster Tools, o que gera um relatório mais completo.

Todas essas ferramentas podem gerar relatórios automatizados que facilitam o fluxo de trabalho da sua equipe. Dessa forma, é possível tomar decisões assertivas, ter insights e planejar as próximas estratégias a serem seguidas.