Fale conosco pelo WhatsApp

ChatGPT: o que é e como usar?

19 de julho de 2023 |
Celular com logo do ChatGPT e notebook com o logo da OpenAI, criadora do ChatGPT.
(Banco de imagens: Shutterstock)

 Modelo de linguagem artificial tem trazido importantes debates para o mercado do marketing digital. Entenda mais.

 A inteligência artificial, abreviada como IA, é uma área da ciência da computação que busca desenvolver sistemas capazes de executar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, como reconhecimento de padrões, aprendizado e raciocínio.

A IA tem evoluído rapidamente nos últimos anos, graças aos avanços em tecnologia, computação em nuvem e Big Data, possibilitando o desenvolvimento de modelos de aprendizado de máquina e redes neurais capazes de aprender e melhorar com o tempo.

Um exemplo de aplicação de IA que vem ganhando as rodas de debates em todo o mundo é o ChatGPT, um modelo de linguagem de inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI, que pode realizar conversas naturais com usuários por meio de chatbots, tornando a interação mais eficiente e personalizada.

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um modelo de linguagem de inteligência artificial baseado na arquitetura GPT (Generative Pre-trained Transformer), que é capaz de conduzir conversas com usuários por meio de chatbots, utilizando uma ampla gama de habilidades de linguagem natural, como compreensão, geração de texto e resposta a perguntas.

O ChatGPT é treinado em grandes quantidades de dados textuais, o que lhe permite gerar respostas coerentes e relevantes para as perguntas feitas pelos usuários. Ele tem sido utilizado em muitos contextos, como atendimento ao cliente, suporte técnico, educação e entretenimento, melhorando a eficiência e a personalização da interação com os usuários.

Como funciona o ChatGPT?

A utilização do ChatGPT é considerada muito simples. Com apenas um login gratuito vinculado a uma conta de e-mail, uma pessoa pode interagir com o modelo de linguagem artificial – com um certo limite de envio de mensagens.

Através de mecanismos de controle e interação, é possível fazer perguntas dos mais variados assuntos para que a IA responda, amparada na base de textos de sua programação. Também é possível orientar o chat para que ele crie textos sob diferentes linguagens e formatos através de mecanismos de comando direcionados.

Quando um usuário faz uma pergunta ao ChatGPT, o modelo utiliza técnicas de processamento de linguagem natural (NLP) para compreender o questionamento e gerar uma resposta. O robô pode aprender com o feedback dos usuários e melhorar sua capacidade de responder perguntas ao longo do tempo.

O que o ChatGPT faz?

O ChatGPT pode ser utilizado em uma ampla variedade de aplicações nas tarefas do dia a dia. Algumas das suas principais utilidades são elencadas abaixo:

  • Atendimento ao cliente: empresas podem utilizar a IA para responder a perguntas de seus clientes em tempo real;
  • Suporte técnico: o ChatGPT pode ser utilizado para fornecer auxílio a usuários, ajudando a solucionar problemas comuns;
  • Educação: estudantes podem fazer uso do modelo de linguagem para a geração de leituras sobre conteúdos ministrados em sala de aula, sendo uma fonte democrática de acesso ao conhecimento;
  • Entretenimento: é possível utilizar o chat apenas para fins banais, como conversas corriqueiras, criação de histórias ficcionais e geração de curiosidades sobre diversos temas;
  • Dia a dia: a funcionalidade da IA permite que usuários criem sugestões de cardápios, listas de compras, de filmes e séries para assistir ou de exercícios físicos;
  • Turismo: é possível perguntar ao chat opções de pontos turísticos, restaurantes, museus, reservas naturais, bares e outros espaços em viagens para diversas localidades;
  • Saúde: informações sobre doenças, procedimentos médicos, exames e cirurgias podem ser dadas, sem que essas nunca substituam o atendimento especializado convencional.

Usos do ChatGPT no Marketing Digital

Um dos principais usos do ChatGPT – e o que mais vem causando debates e dúvidas no universo do marketing digital –, sem dúvidas, é acerca da produção de conteúdo, um dos principais pilares da comunicação digital na atualidade.

A criação de conteúdo é uma área em que o ChatGPT pode ser útil. O modelo pode ser treinado para criar textos de forma automática, gerar ideias para pautas de conteúdo, ajudar a identificar as palavras-chave mais relevantes para um determinado assunto e até mesmo para gerar legendas para publicações em mídias sociais. Com isso, um dos destaques possíveis é sua economia de tempo e de recursos.

Quais os custos do ChatGPT?

Qualquer pessoa interessada pode experimentar a ferramenta de maneira gratuita, bastando apenas fazer um cadastro para criar um login. Porém, a empresa desenvolvedora já anunciou uma versão paga chamada ChatGPT Plus, que terá uma assinatura mensal no valor de 20 dólares, cerca de 100 reais na cotação atual, para usuários que queiram ter uso prioritário da ferramenta em horários de pico e, assim, obter respostas mais rápidas.

Por enquanto, a versão paga só está disponível para usuários dos Estados Unidos, mas a OpenAI já disse que vai liberar essa opção para outros países gradativamente.

Limitações do ChatGPT

A utilização contínua do chat tem demonstrado que o modelo de IA ainda apresenta uma série de limitações, o que faz com que seja extremamente arriscado investir em seu uso indiscriminado sem a supervisão de inteligência humana.

Além de possuir uma base de dados desatualizada, datada de 2021, o chat apresenta severas limitações em contextos complexos, tendo maior facilidade para a geração de conteúdo raso e superficial.

Além do mais, não são incomuns registros de que o ChatGPT simplesmente inventa informações quando não tem a resposta exata. Um conteúdo gerado pela IA e não revisado por uma força humana pode, facilmente, cair no risco do alastramento de fake news.

Erros envolvendo o ChatGPT

Fato é que, desde que esse modelo de linguagem ganhou as rodas de conversas, não foram poucas as vezes em que viralizaram, em sites e redes sociais, situações no mínimo esdrúxulas, em que o ChatGPT surge trazendo informações equivocadas. Abaixo, você confere a afirmação do robô de que o Brasil já foi premiado diversas vezes com estatuetas do Oscar – fato inverídico.

A importância de um especialista em marketing digital

Um especialista em marketing digital é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de comunicação online. Além dos conhecimentos técnicos e estratégicos essenciais, este especialista vai ter ao seu alcance algo muito mais importante do que a rapidez da produção de conteúdo gerada via inteligência artificial: o olhar humano crítico e capaz de apurar e identificar falhas para propor melhorias.

Portanto, não é recomendado que empresas que desejam investir em marketing digital troquem a força de trabalho humana por modelos de inteligência artificial. É possível que o ChatGPT seja um bom aliado, mas utilizado apenas como mais uma ferramenta de auxílio ao trabalho humano.