A adoção de estratégias de SEO permite que sua clínica médica alcance as primeiras posições no Google, conquistando assim novos pacientes
As estratégias de SEO para clínicas médicas são essenciais para a construção de autoridade no meio digital, uma vez que elas permitem melhorar o posicionamento de um site nas páginas de pesquisa, especialmente o Google. Considerando que a internet se tornou o principal recurso utilizado pelas pessoas para se informar e encontrar serviços, investir em marketing digital médico é indispensável por clínicas que desejam aumentar suas consultas.
Sigla para Search Engine Optimization, o SEO consiste em um conjunto de técnicas e estratégias que são aplicadas com o intuito de melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca da internet. O SEO para clínicas médicas, portanto, visa aprimorar o posicionamento do site de uma determinada clínica, permitindo que ela seja encontrada pelos pacientes que realizam uma busca no Google.
Índice
Estratégias de SEO para médicos e clínicas
Confira abaixo algumas das principais estratégias de SEO para clínicas médicas e entenda como elas são aplicadas.
Análise do concorrente
Uma estratégia fundamental para alcançar sucesso com estratégias de SEO para clínicas médicas consiste em identificar os principais concorrentes do seu site e avaliar o que eles estão fazendo para se destacar na internet. Identifique os pontos fortes e fracos da concorrência em relação à sua clínica, desenvolvendo assim um plano de ação que permita ultrapassar os resultados obtidos por esses concorrentes.
Planejar uma estratégia de palavras-chave
As palavras-chave são os termos relacionados ao seu negócio: são as palavras usadas pelos pacientes nos mecanismos de pesquisa e que podem fazer com que eles acessem o seu site. É essencial, portanto, pensar no modo como os pacientes podem chegar até a página da sua clínica, criando conteúdos que se relacionam com esses temas.
A elaboração de conteúdo de qualidade e que utilize essas palavras-chave é a principal estratégia de SEO para clínicas médicas, permitindo que seu site seja encontrado no Google e entregando respostas às principais questões levantadas pelo público.
Otimização da página
Outra importante estratégia de SEO para clínicas médicas é a otimização das páginas de seu site, permitindo uma fácil navegabilidade e garantindo que o paciente queira continuar na página acessada. A otimização também inclui a adoção de alguns cuidados para que o Google consiga identificar o assunto tratado pela página, entregando-a como resultado nas buscas. Para isso, é importante investir em:
- Construção de um site leve, rápido e responsivo;
- Uso de palavras-chave facilmente identificáveis;
- Uso de imagens leves;
- Configuração adequada de sitemap;
- Meta description.
Análise constante dos resultados
Assim como em qualquer estratégia de marketing digital, é importante analisar os resultados obtidos a partir do SEO para clínicas médicas, de modo a avaliar se os objetivos estão sendo alcançados e quais as metodologias são mais eficientes para seu público-alvo. Com isso, é possível também traçar novos passos a serem adotados nos meses seguintes, tornando suas ações cada vez mais efetivas.
Para fazer esta análise, é indicado o uso de ferramentas como o Google Analytics ou o SemRush.
Por que investir em SEO para clínicas médicas?
A internet destaca-se como a principal ferramenta utilizada pelas pessoas quando desejam uma determinada informação, e isso não é diferente quando o assunto é saúde. Por isso, quem investe em SEO para clínicas médicas certamente tem mais chances de ser encontrado pelos pacientes.
Ter um site que traga conteúdo adequado e otimizado permite que sua clínica tenha mais visibilidade e destaque na internet, atraindo mais pessoas e, consequentemente, conquistando mais pacientes para o consultório.
Ainda tem dúvidas? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco.