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Quanto Custa Inbound Marketing?

Inbound Marketing quanto custa

Quando custo o Inbound Marketing

Inbound Marketing é um investimento no futuro do seu negócio. Assim como a contratação de funcionários, compra de equipamentos e até mesmo a aquisição de um novo espaço de trabalho.

Adotá-lo em sua empresa certamente tem um preço, mas assim como qualquer investimento inteligente, ele acaba se pagando não apenas em retorno do investimento (ROI), mas também em vantagem competitiva.

Do desenvolvimento de um website e landing pages até mídias sociais e blogging, o inbound marketing é uma poderosa estratégia composta por diversas frentes com o objetivo de ajudar empresas a atingirem seus objetivos de negócios.

Mas… Quanto custa o Inbound Marketing?

Infelizmente, a resposta pode soar repetitiva e inconclusiva, mas a verdade é que: depende.

O Inbound Marketing é uma prática contínua e de longo termo. Uma vez que você dê o pontapé inicial ao seu programa, muitos custos ocorrerão por tempo indefinido e poderão variar dependendo do tipo de estratégias que sua empresa queira implementar e quão rápido você quer ver resultados.

Mas antes de irmos mais a fundo, vamos dar uma olhada em algumas estatísticas que provam o custo-benefício do inbound marketing e o seu potencial de retorno do investimento.

Custo do Inbound Marketing vs Outbound Marketing

  • Empresas que atuam com inbound marketing economizam mais de $14 por cada cliente conquistado.
  • Leads de Inbound custam 61% menos em média do que leads de outbound.
  • O custo médio dos inbound leads caem até 80% depois de práticas constantes de inbound marketing.
  • Empresas que automatizam seu ciclo de nutrição de leads conseguem 10% a mais de receitas dentro de 6 a 9 meses.
  • Em média, empresas que publicam 15 blog posts por mês conseguem converter 1.200 leads por mês.
  • Inbound marketing pode resultar no dobro de taxa de conversão em um site.

Os dados mostram que o inbound marketing tem um custo benefício melhor do que o outbound marketing. No passado, as empresas duvidavam do potencial da internet, dizendo que era apenas uma moda. Então, começaram a duvidar do e-mail marketing, e depois do SEO, e depois das mídias sociais – Hoje já não é preciso dizer sobre a evolução destas frentes.

Os métodos de inbound marketing estão provando sua efetividade mais e mais a cada ano que passa, mostrando os custos discutidos abaixo.

Quebrando os custos de inbound marketing

Ok, vamos ser específicos.

Desde que os custos do inbound marketing podem variar, vamos apresentar uma estimativa de preços baseadas na hipótese de que você queira um trabalho de máxima qualidade.

Por exemplo, você pode contratar um freelancer para escrever um artigo raso e pagá-lo entre R$ 15 reais por texto, mas este terá a qualidade de um conteúdo que você precisa para se conectar com seus leitores e se posicionar no Google? Basicamente, isto vale para quase todas as tarefas de inbound marketing.

Com isto em mente, as estimativas aqui são de quanto você esperaria pagar se você quisesse ver resultados reais. Este artigo foca primariamente nos custos do trabalho de inbound marketing.

Em termos de trabalho, podemos dividi-los em áreas principais. São elas:

  • Tempo
  • Planejamento e Estratégia
  • Softwares
  • Website Design
  • Conteúdo
  • Search Engine Optimization (SEO)
  • Mídias Sociais
  • Publicidade Online

Tempo

Primeiro, nós precisamos concordar que tempo é dinheiro. O tempo é precioso, e se você não tem o dinheiro para contratar ou terceirizar seu processo de inbound marketing, você estará investindo muito do seu tempo.

Você também deve considerar a quantidade de tempo que leva para começar a ver resultados do seu inbound marketing.

Realisticamente, uma campanha efetiva de inbound marketing leva alguns meses para produzir tráfego substancial e leads, e isto também passa por ter suas páginas corretamente indexadas pelo Google. Se você estiver no início da construção de sua presença online, este processo pode levar um tempo considerável

No geral, inbound marketing não é uma metodologia para aqueles que não tem tempo a investir.

Custos de planejamento e estratégia

Assim como todas as atividades de negócios, ser bem-sucedido em inbound marketing requer uma abordagem estratégica. Há muito a considerar ao desenvolver seu plano de de inbound marketing, como:

  • Desenvolvimento de suas buyer personas
  • Desenvolvimento de sua proposta de valor e posicionamento de mercado
  • A identidade da sua marca e comunicação
  • Seus objetivos de marketing.

Se a sua empresa não tem um estrategista interno, você terá que contratar um consultor ou uma agência de marketing digital e é possível que você tenha que pagar entre R$ 1.000 a R$ 10.000 em fee de consultoria, dependendo da experiência do consultor ou agência e o quanto você quer que eles planejam para você.

Custos de Software

Embora um software de inbound marketing não propriamente obrigatório, ele torna a tarefa de executar, automatizar e analisar suas ações muito mais fácil do que se você fizer manualmente.

Na WSI, por exemplo, nós utilizamos o HubSpot. Este software te permite controlar cada aspecto de seu funil de marketing (e-mail, mídias sociais, landing pages, formulários, blogs, etc.) em uma única plataforma, possibilitando uma visualização do desempenho de cada elemento. Esta é a pioneira e mais completa ferramenta de inbound marketing, e você pode esperar investir entre 200 a 2,400 dólares dependendo do seu plano. Todos os planos incluem um CRM integrado.

Você também pode optar por outras plataformas que estejam mais alinhadas com seu orçamento e necessidade.

Neste post explicamos as diferenças entre as principais plataformas do mercado.

Custos de Website Design

O Website é o ponto central da sua estratégia de inbound marketing. Basicamente, tudo o que você faz tem como objetivo trazer prospects de volta ao seu site e convertê-los em leads e clientes. Então, web design é um aspecto muito importante do seu budget.

Um website mal planejado e com baixa performance pode afastar seus prospects. Mesmo que alguém esteja interessado no que você tem a oferecer, uma experiência ruim no site pode fazer com que possíveis clientes deixem de fazer negócios com sua empresa, levando-os a procurar por outros fornecedores.

Se você já tem um site moderno e que seja otimizado para dispositivos móveis – como smartphones e tablets – você pode precisar apenas de alguns ajustes e atualizações de conteúdo. Mas, se sua empresa ainda não tem, um novo design de website será necessário.

Se você já tem alguma experiência com webdesign, você pode comprar um template premium por volta de 200 dólares e fazer o trabalho você mesmo. Você também pode terceirizar esta etapa em um serviço como o 99Designs, que oferece projetos de web design personalizados que normalmente varia entre 500 a 2,500 dólares.

Em linhas gerais, os custos de website podem variar de R$ 2.000 a R$ 10.000 por um simples website feito por um designer freelancer e até R$ 20.000 a R$ 40.000 por um site completo, totalmente personalizado e funcional feito por uma agência de credibilidade.

Custos de Criação de Conteúdo

Esta é uma das partes mais importantes do processo – e, também, a que mais consome tempo.

Uma vez que sua estratégia de inbound marketing esteja estabelecida, você precisará publicar conteúdo regularmente.

Você pode muito bem criar conteúdos internamente, mas, frequentemente, o tempo dedicado a esta tarefa pode acabar comprometendo o tempo necessário que você precisa dedicar a outras áreas de negócios. Então, muitas empresas acabam criando um departamento dedicado a produção de conteúdo ou então acabam contratando freelancer ou uma agência.

Normalmente, freelancers cobram pela densidade do conteúdo. Isto significa que a produção de um post em blog entre 300 a 500 palavras pode custar de R$ 10 a R$ 20, enquanto conteúdos acima de 2.000 palavras acabam variando de R$ 50 a R$ 100. Obviamente, freelancers com maior experiência e trabalhos de qualidade comprovados e positivamente avaliados pode exigir um preço maior pelo trabalho.

Isto significa que dependendo da quantidade de conteúdo que você queira publicar, você pode esperar que o custo da produção de conteúdo de alta qualidade varie entre centena a milhares de reais por mês.

Search Engine Optimization (SEO)

Se você quiser contratar um especialista de SEO experiente em tempo integral para sua empresa, você pode esperar pagar salários acima de R$ 10.000.  Uma vez que seu site esteja otimizado para os buscadores e você tenha feito seu SEO local, você estará apto a lidar com o processo contínuo de otimização de palavras-chave.

Por outro lado, ao trabalhar com uma agência de inbound marketing de credibilidade, esta irá certificar-se de que todo o seu conteúdo e website estejam totalmente otimizados – sem custos adicionais.

Mídias Sociais

Quando usadas efetivamente, mídias sociais são ferramentas incrivelmente poderosas.

Conforme mais plataformas sociais emergem e evoluem e seus potenciais clientes passam mais e mais tempo nelas, a necessidade de conteúdo social para sua marca aumenta.

É um trabalho de tempo integral a criação e curadoria de conteúdo e engajamento com seus seguidores da maneira apropriada, sendo este o motivo pelo qual muitas empresas encontram a necessidade de contratar profissionais especializados ou uma agência para lidar com estas tarefas.

Se você quer um trabalho completo e de alta qualidade em mídias sociais, com planejamento de conteúdo, criação, curadoria, engajamento, respostas rápidas e relatórios personalizados, este trabalho irá requisitar dedicação integral, de modo que um freelancer, por mais habilidoso que seja, provavelmente não irá conseguir conciliar estas tarefas com seus outros trabalhos.

Custos de Publicidade

Falando de publicidade online, o PPC (cost per click) é uma das peças mais importantes de uma estratégia de inbound marketing atualmente, especialmente quando falamos em Google Adwords e Facebook Ads.

Enquanto a criação e gerenciamento de anúncios é uma tarefa relativamente fácil conforme você se acostume com os painéis de gerenciamento de cada plataforma, o processo pode ser muito técnico se você quiser maximizar seus resultados. A menos que você tenha muita experiência trabalhando com anúncios de PPC, geralmente é mais efetivo contratar um consultor especialista ou uma agência para gerenciar suas campanhas.

Se suas campanhas e landing pages correspondentes estão otimizadas corretamente, você pode rapidamente verificar o ROI do seu investimento em publicidade, tornando este um dos seus investimentos mensais favoritos.

Contratando uma agência de inbound marketing

Como o inbound marketing requer muito tempo, e muitas empresas não querem necessariamente construir um próprio departamento dedicado, elas optam por passar para uma agência de marketing digital o trabalho de gerenciar suas campanhas de inbound marketing.

Agências de inbound marketing oferecem várias vantagens:

  • Experts em diversas áreas
  • Custa menos do que construir um time interno de inbound marketing
  • Você verá resultados mais rapidamente, uma vez que não será necessário descobrir como faz determinadas tarefas.

O custo de uma agência vai varia baseado naquilo que você deseja atingir.

Objetivos Agressivos

Como uma empresa com objetivos agressivos, você pode esperar investir entre R$ 15.000 a R$ 20.000 por mês, ou até mais. Quanto mais agressivos seus objetivos forem, mais dinheiro você precisará investir para alcançá-los.

Uma grande maneira de determinar o sucesso de sua campanha de inbound marketing é olhar para o seu retorno do investimento. Digamos que você irá investir R$ 20.000 por mês nos próximos 12 meses para crescer a receita da sua empresa em 25%, de 4 milhões para 5 milhões.

Você deve estar pensando que isto é muito dinheiro e se realmente vale a pena.

Utilize a seguinte equação para calcular o retorno do investimento do seu inbound marketing:

(Ganho do investimento – Custo do investimento) / Custo do investimento

Usando esta fórmula, seu ROI seria (R$ 1.000,000 – R$ 240.000) / R$ 240.000 = 316%

Objetivos Moderados

Para uma empresa com objetivos mais moderados, você pode esperar investir por volta de R$ 10.000,00 por mês ou menos. Você pode não ter o orçamento necessário para aumentar dramaticamente as vendas da sua empresa, mas você pode começar a desenvolver relações com potenciais consumidores e gerar mais leads qualificados no seu site.

Novamente, é necessário olhar para o retorno do investimento para determinar o sucesso de suas campanhas. E você pode utilizar a mesma fórmula para fazer diversas projeções do seu ROI.

Ganho do investimento – Custo do investimento) / Custo do investimento

Coloque tudo na balança e faça sua escolha

Com o conteúdo deste artigo, é possível que agora você tenha uma ideia mais clara sobre os valores relativos a estratégia, implementação e gerenciamento do inbound marketing. Enquanto que contratar uma agência de inbound marketing requer um investimento mensal e contínuo, o retorno costuma ser mais rápido e o custo acaba sendo menor do que construir uma equipe dedicada. Coloque na balança fatores como: objetivos, tempo, orçamento de marketing e estrutura interna e tome uma decisão que te ajudará a alcançar os resultados desejados.

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