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Inbound Marketing para Médicos: Para que serve?

12 de novembro de 2021 | | 0
Etapas do Inbound Marketing em uma tela de Ipad
(Banco de imagens: Shutterstock)

Entenda mais sobre essa estratégia digital para clínicas e consultórios 

O Inbound marketing para médicos, bem como para outros ramos de atuação, tem como principal função atrair, converter e fidelizar potenciais clientes (os chamados leads) – ou seja, pessoas que tenham afinidade com os produtos ou serviços oferecidos pela sua marca.

É evidente que o Inbound marketing para médicos possa soar, inicialmente, como um “bicho de sete cabeças” para profissionais não familiarizados com esse conceito. No entanto, esse artigo tem como objetivo esclarecer, detalhadamente, alguns pontos básicos do funcionamento dessa estratégia muito eficiente de prospecção de novos clientes.

Afinal, o que é o Inbound marketing para médicos?

Em primeiro lugar, é preciso entender que o marketing de atração é diferente do convencional – já que este vai atrás do paciente e é baseado no conceito de interrupção. O Inbound marketing faz uso de estratégias para que as pessoas cheguem até sua marca para poder se relacionar com ela.

Aqui, além de o paciente chegar até a organização de saúde, a conversão não acontece de maneira imediata. O futuro cliente precisa passar por um processo de educação e conscientização sobre o tipo de problema que ele tem, até ser convencido a escolher a sua solução.

Nesse foco, é possível construir uma relação de confiança entre a instituição e o paciente para que esse, quando for o momento adequado, marque uma consulta na sua clínica, por exemplo.

O Inbound marketing para médicos apresenta ainda a chamada jornada de compra – ou o funil de vendas do marketing. Este é o caminho a ser percorrido pelo usuário até que ele se torne, efetivamente, um cliente. Essa jornada é dividida em quatro etapas, a saber:

  • Aprendizado;
  • Reconhecimento;
  • Consideração;
  • Decisão.

Entenda melhor sobre cada uma delas abaixo.

As etapas do funil de vendas do marketing digital

Em primeiro lugar, é preciso entender sobre a fase de aprendizado. É aquela em que o usuário não sabe ou ainda não tem certeza de que possui um problema e está começando a ter interesse por determinado assunto. Portanto, aqui, é o momento perfeito para começar a nutrir esse lead com conteúdo relevante sobre o assunto em questão.

Em seguida, na fase do reconhecimento, graças aos conteúdos produzidos, o usuário já entendeu um pouco melhor sobre o assunto e começa a perceber que existe um problema ou uma necessidade a ser resolvida.

O Inbound marketing para médicos segue, ainda, para a fase da consideração. Esta é quando o lead, já consciente de que possui um problema, decide resolvê-lo e passa a pesquisar soluções para abraçar aquela que melhor atenda suas expectativas.

Por fim, é o momento da decisão: aqui, o usuário, já tendo estudado e conhecido as opções do mercado, toma sua decisão de compra e se transforma em um paciente da sua clínica ou consultório.

Exemplos de estratégia digital

Para melhor entendimento acerca do Inbound marketing para médicos, nada como algumas dicas práticas, não? Abaixo, alguns exemplos de estratégias que podem ser adotadas para que todo esse funil de vendas obtenha sucesso.

  • Blog: no blog, podem ser produzidos artigos periódicos e otimizados com as melhores técnicas de SEO para médicos – o Search Engine Optimization. Aqui, o usuário poderá, em uma simples busca no Google, chegar até você pela primeira vez e ser impactado com algum tipo de conteúdo.
  • E-book: converter o usuário do blog a baixar um e-book com um conteúdo mais elaborado, aprofundado e complexo é outro passo importante das estratégias de Inbound. Se com a leitura do blog post ele identifica um problema, na leitura do e-book ele poderá ter certeza de que precisa buscar soluções.
  • E-mail marketing: aqui, é adotada outra estratégia, em que a sua empresa se aproxima ainda mais do usuário, mantendo um relacionamento que pode resultar em conversão ou fidelização.

Há ainda muitas outras estratégias nesse campo vasto que é o marketing médico. Para alavancar seus resultados, considere trabalhar em parceria com quem é referência no mercado de comunicação e saúde.