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Marketing

Algoritmo do Google: como funciona esse componente?

Algoritmo do Google: como funciona esse componente?
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

24 setembro, 2024

6 min. de leitura

Entender esse quesito complexo representa uma das maiores vantagens competitivas do marketing digital

O Google é um dos maiores protagonistas quando o assunto é internet e isso se deve ao fato de ter revolucionado a forma como buscamos e acessamos informações on-line. Para você ter uma ideia, a plataforma soma 5,9 milhões de buscas por minuto e quase mais de dois terços do tráfego da internet vem de lá!

Para se manter competitivo no mercado digital atual, é essencial que você e a sua empresa se adaptem constantemente aos conceitos e atualizações do algoritmo do Google. Entender e implementar as melhores práticas de SEO representam, talvez, a maior vantagem competitiva possível nesse contexto.

O que é o algoritmo do Google?

O algoritmo do Google é um conjunto de regras do sistema de busca que ajuda a classificar os resultados orgânicos. Ele consiste em várias operações complexas projetadas com o objetivo de fornecer os resultados mais relevantes para a pesquisa de cada usuário. Ou seja, esse algoritmo existe para garantir a melhor experiência de busca possível, organizando e classificando as informações disponíveis na web.

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Como o algoritmo do Google funciona?

O funcionamento prático do algoritmo do Google começa com o rastreamento e indexação de conteúdos novos ou atualizados, trabalho feito pelos chamados “robôs de rastreamento”, também conhecidos como Googlebots. Eles identificam em cada página os principais termos, qualidade do conteúdo, velocidade de carregamento, compatibilidade com dispositivos móveis e backlinks. Além disso, combatem práticas maliciosas de SEO e fazem testes constantes para garantirem a melhor experiência possível nas buscas dos usuários.

Quais são os componentes mais famosos do algoritmo do Google?

Os principais componentes do algoritmo do Google são:

  • Rastreamento e indexação: os Googlebots exploram a web para encontrar novos conteúdos ou atualizações constantemente;
  • Classificação dos resultados: o algoritmo determina a relevância das páginas com base em fatores como os que já comentamos, além da intenção de busca do usuário;
  • Combate ao spam: o algoritmo identifica páginas com o uso excessivo de palavras-chave, compra de backlinks e esquemas de troca de links; essas páginas podem ser rebaixadas ou até removidas;
  • Fatores de ranqueamento: estima-se que existam pelo menos 200 fatores, que incluem SEO, correspondência da página com a intenção de busca e até fatores fora da página (backlinks).

Como o algoritmo afeta o site?

Confira alguns aspectos que tornam o algoritmo do Google tão relevante para o seu site.

Conteúdo de alta qualidade

O algoritmo prioriza conteúdos que agregam valor real aos usuários, premiando páginas com informações relevantes e bem escritas. Conteúdos superficiais ou manipulativos tendem a ser penalizados e rebaixados.

Autoridade de domínio

A autoridade de uma página ou site é impactada diretamente por backlinks de qualidade, além da quantidade e a relevância dos seus domínios de referência. Ter um site confiável melhora a sua posição nos resultados de busca.

Experiência do usuário

O algoritmo avalia a experiência geral do usuário, considerando quesitos como tempo de carregamento da página e navegação intuitiva. Sites que contam com uma experiência fluida e agradável ficam mais bem posicionados.

Otimizações técnicas

Otimizações técnicas, como a estrutura de URL, metatags e uso de HTTPS, são muito importantes para o algoritmo. Sites bem estruturados e livres de erros técnicos são premiados com mais exposição.

Métricas de engajamento

Métricas como taxa de cliques, tempo de permanência e taxa de rejeição também influenciam o ranking. Páginas que mantêm os visitantes engajados são consideradas as mais relevantes pelo algoritmo.

Como dominar o algoritmo do Google?

Agora que você sabe tudo e mais um pouco sobre o algoritmo, aplique as estratégias abaixo para se destacar nas buscas on-line.

Pesquisas de palavras-chave

Saber quais são as melhores palavras-chave é essencial para entender o que os usuários buscam. Combine isso com estratégias de marketing de conteúdo para criar materiais relevantes que agradam o algoritmo.

SEO on-page

O SEO on-page nada mais é do que a otimização de elementos dentro do seu site, como títulos, meta descrições, e tags de cabeçalho. Isso ajuda o algoritmo a entender melhor o seu conteúdo e a indexá-lo corretamente.

SEO off-page

Por outro lado, o SEO off-page foca em construir autoridade através de backlinks de qualidade e relações externas. Se o seu site tiver backlinks de fontes confiáveis, ele será consequentemente considerado mais confiável pelo algoritmo do Google, melhorando o seu ranqueamento.

SEO técnico

A quarta estratégia é sobre o SEO técnico, que aborda a estrutura e a performance do site, incluindo velocidade de carregamento, mobile-friendliness e segurança. Ir bem nesses quesitos aumenta as chances do seu site ser rastreado e corretamente indexado pelo algoritmo do Google.

Como funcionam as atualizações do Google?

Para acompanhar a forma como os usuários da internet pesquisam e acessam informações, o Google lança atualizações periódicas para atualizar seu algoritmo. Acompanhe agora suas versões mais importantes historicamente.

Panda (2011)

Penalizou sites com conteúdo de baixa qualidade e práticas como excesso de palavras-chave e conteúdo copiado. Introduziu sinais de qualidade do usuário, como a taxa de rejeição.

Penguin (2012)

Focou em combater práticas de black hat SEO relacionadas ao link building, como a compra e troca de backlinks.

Hummingbird (2013)

Melhorou a compreensão das consultas dos usuários com processamento de linguagem natural, permitindo respostas mais precisas, mesmo com variações nas palavras-chave.

Mobilegeddon (2015)

Priorizou a compatibilidade com dispositivos móveis no ranking, refletindo a crescente importância das buscas realizadas em smartphones e tablets.

RankBrain (2016)

Introduziu o aprendizado de máquina para entender melhor as intenções de busca dos usuários e melhorar a relevância dos resultados.

Mobile First Indexing (2016-2019)

Passou a considerar a versão mobile dos sites como a principal para indexação e classificação, refletindo a popularização dos dispositivos móveis.

Medic (2018)

Focou na qualidade e confiabilidade dos sites em áreas críticas como saúde e finanças, desconsiderando sites sem informações confiáveis ou sem apoio de autoridades reconhecidas.

BERT (2019)

Aumentou a compreensão das nuances da linguagem natural, melhorando a interpretação das intenções por trás das consultas dos usuários.

Page Experience (2021)

Avaliou a experiência do usuário na página, considerando fatores como velocidade de carregamento, estabilidade visual e compatibilidade com dispositivos móveis.

Link Spam Update (2022)

Introduziu o SpamBrain para detectar e penalizar spam de links. Isso inclui compra de links e práticas de spam em geral.

Helpful Content Update (2023)

Passou a focar mais na priorização de conteúdo mais útil para os usuários, alterando a forma como o Google ranqueava conteúdos gerados por inteligência artificial.

March Core Update (2024)

Esse foi mais um update focado nas implicações da ascensão das IAs. Aqui, o Google reforçou o combate a conteúdos de baixa qualidade e spams gerados por IA, integrando o sistema de Helpful Content ao seu algoritmo central.

Como se adaptar às mudanças do algoritmo do Google?

O primeiro passo é se manter atualizado sobre as últimas atualizações e tendências em SEO, acompanhando fontes confiáveis e participando de eventos do setor. Também é essencial sempre seguir as diretrizes do Google para garantir que seu conteúdo não sofra penalidades de ranqueamento.

Além disso, priorize a experiência do usuário; otimize a velocidade de carregamento, a compatibilidade com dispositivos móveis e a qualidade geral do seu site. Uma empresa especializada pode te ajudar a identificar e corrigir problemas que possam afetar o seu site e a indexação das suas páginas.

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