As landing pages têm o objetivo de converter o usuário que chega ao seu site. Uma otimização bem executada é uma excelente estratégia de marketing digital
Dentro do marketing digital, as landing pages são um dos elementos mais importantes para a conversão, pois é através delas que o usuário se torna um lead. Para transformar mais visitantes em leads, a otimização de landing pages é uma estratégia bastante eficiente a ser adotada pelos profissionais de marketing. Neste conteúdo, você vai saber mais sobre a importância dessa estratégia, além de conferir ótimas dicas para otimização de landing pages.
O que é uma landing page?
O termo landing page pode ser traduzido como “página de destino” ou “página de captura”. O principal e único objetivo de uma landing page é a conversão, por esse motivo ela tem uma mensagem clara, focada em um CTA específico e traz muito menos elementos do que outras páginas do site, a fim de evitar distrações do usuário.
Por que você deve fazer a otimização de landing pages?
Uma landing page otimizada e bem estruturada pode gerar mais leads, o que representa mais oportunidades de negócio para sua empresa. Ela possibilita construir um relacionamento mais próximo com os clientes e pode se encaixar em diferentes estratégias de marketing digital, seja para conhecer melhor o perfil do seu público ou a própria venda em si.
As landing pages podem ser temporárias, isso significa que você pode criar uma landing page específica para cada produto ou serviço quando bem desejar, pois elas apresentam um excelente custo-benefício quando bem otimizadas.
Dicas para otimização de landing pages
A landing page é fundamental para a experiência e decisão e compra do cliente porque ela oferece exatamente aquilo que seu lead deseja. A otimização de landing pages nada mais é do que facilitar essa tarefa, ao deixar a página mais atrativa para aumentar o número de conversões. Entre as técnicas mais eficazes, podemos destacar as seguintes.
Tenha um objetivo definido
Você viu que as landing pages são mais simples do que outras páginas do site, por isso mesmo elas precisam passar uma mensagem clara e objetiva. Os visitantes não podem se sentir confusos dentro da landing page, para isso deixe bem definido a eles do que se trata a sua página e quais os benefícios eles poderão receber ao clicar no CTA, assinar uma newsletter ou baixar um e-book, por exemplo.
Defina seu público-alvo
Se o grande objetivo de uma landing page é a conversão, ela precisa ser direcionada aos clientes em potencial. Para uma otimização de landing pages de sucesso, é fundamental conhecer qual é seu público-alvo e seus interesses, de forma a facilitar a conversão. Quando você compreende bem o seu público, fica mais fácil falar exatamente aquilo que eles querem e precisam ouvir.
Call to action eficaz
Um dos elementos mais importantes para a otimização de landing pages, o CTA (chamada para ação), tem um peso significativo nas taxas de conversão. Ele deve estar inserido em uma posição estratégica na página, como dentro de um botão ou banner, com uma cor atraente para ganhar mais destaque.
O usuário deve visualizá-lo facilmente para compreender bem o que deve fazer. Um CTA eficaz deve ter uma chamada forte, objetiva e uma frase atrativa, como “baixe agora”, ou faça o “download gratuitamente”.
Utilize um design atraente e de fácil navegação
Uma navegação fluida influencia diretamente na experiência e decisão do usuário dentro da landing page. Ela deve ter um visual atraente, com as informações bem destacadas, além de transmitir credibilidade e confiança ao seu visitante. Assim como outras páginas do site, as landing pages devem ser responsivas para se adaptar a diferentes formatos de tela.
Crie um snippet claro e direto
O snippet é um recorte resumido do conteúdo que aparece nas páginas de resultados de busca no Google. O snippet é composto por três elementos básicos:
- Título;
- URL;
- Meta descrição.
Um bom snippet deve ser objetivo ao descrever bem o que será apresentado no conteúdo e atrativo para despertar a curiosidade do usuário ao clicar no link.
Mantenha as formas de contato destacadas
Os formulários são os locais onde o cliente insere suas informações que são tão valiosas para a sua empresa. Escolha com critério quais dados devem ser coletados, pois se o cliente tiver que preencher campos demais ele pode se sentir incomodado e desistir da ação. As principais informações obtidas em um formulário são:
- Nome;
- Email;
- Telefone;
- Endereço;
- Cargo.
Ao seguir essas dicas de otimização de landing pages, você verá uma melhora considerável nas taxas de conversão e nos resultados da sua estratégia de marketing digital.
Entre em contato com a WSI.