Fale conosco pelo WhatsApp

Exemplos de landing pages efetivas para e-commerces

1 de fevereiro de 2016 |
Landing page e-commerce
(Banco de imagens: Shutterstock)

Design, chamadas, call-to-actions, taxas de conversão, eficiência e alcance. Não estamos falando de um anuncio na web,, e sim, de uma landing page. Entenda o que é, e a importância dela no seu e-commerce.

Afinal, o que é uma Landing Page?

Landing page nada mais é do que uma página de conversão, ou seja, uma página do seu site em que o visitante é induzido a uma ação. Exemplo: cadastro, download, identificação, ou a uma compra. Na teoria qualquer página da sua loja virtual pode ser considerada uma landing page, já que existe a possibilidade do cliente acessar uma página interna. E o mais importante é que a página seja o principal representante do conteúdo que se procura.

Diferente da Home Page que possui vários elementos como informativos sobre  a empresa e links,  a landing page é mais simples, direta e possui uma intenção específica, que é gerar conversão para seu negócio.
Seguindo um pensamento simples, a landing page deve ser organizada e objetiva, para que o cliente entre, conheça tudo sobre o produto e, o mais importante, que ele compre.

Landing Page perfeita ecommerce

Qual a importância da landing page para seu e-commerce?

Dentre as vantagens podemos citar a facilidade de atrair clientes, o aumento nas taxas de conversão e na melhora na apresentação dos produtos.

No mundo do e-commerce, as landing pages se mostram como grandes aliadas no processo de atração e conversão de visitantes em leads, ampliando os contatos e ajudando na estratégia de marketing digital. Esses recursos criam ligações com os visitantes, implementando um anúncio fazendo com que a oferta de valor se torne ainda mais atrativa.

Quais vantagens de usar no seu e-commerce?

Melhora a experiência do usuário

Isto é bem interessante, pois todas as informações são exibidas evitando que o usuário busque informações em outro local. Por isso, a página deve conter todas as informações técnicas do produto, garantia do fabricante, formas de pagamento e até depoimentos de clientes, entre outros detalhes que possam enriquecer e trazer maior entendimento do usuário.

Incentiva a compra

A idéia da página é guiar o usuário a compra. Por isso o botão de CTA (CALL-TO-ACTION) deve estar sempre no campo de visão do visitante.

Contribuem para o SEO

Uma landing page tem mais chances de criar tráfego para sua loja virtual do que uma página comum. Por isso, é recomendado utilizar landing pages para produtos mais concorridos ou para aqueles que estão precisando de mais destaque.

Garantem maior retorno

Muitos lojistas investem em campanhas para aumentar o tráfego da loja virtual, mas acabam direcionando os visitantes para páginas mal otimizadas e mal estruturadas. Com isto, por um lado atraem visitantes, e por outro perdem grandes chances de vender, ou, ao menos, de gerar leads. Usando as landing pages, podemos garantir um retorno maior no investimento das campanhas.

Aumenta o poder de mensuração

Todos os elementos podem ser mensurados. Para e-commerce isso é muito importante, visto que a análise pode gerar relatórios de desempenho completos.

Desta forma pode-se saber o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado. Entre as recomendações de utilizar landing pages  esta é uma das principais exatamente por isso: sua total capacidade de mensuração.

Como funciona na prática?

Para garantir que sua landing page seja eficiente, e que tenha conversão é preciso estudar a estrutura de cada elemento do seu layout, pensar em cores, palavras-chaves e um excelente call-to-action e uma chamada para ação que seja clara e convidativa e principalmente, estar em destaque na página.

Montar a estrutura é complexo e trabalhoso, por isso, é preciso de ajuda de profissionais no processo pode fazer muita diferença. Uma das formas de tornar a landing page eficiente é utilizando a regra dos 5 segundos. O teste é basicamente convidar algumas pessoas para visualizar a página e saber se elas entenderam do que se trata e qual o intuito do call-to-action dentro desse período.

Fazer testes e variações também é importante e pode dar orientações importantes sobre o que mais funciona no seu caso e no seu segmento. Nestes testes é preciso diferentes layouts, conteúdos, textos e elementos utilizados “disputam” entre si e saber qual combinação gera mais resultado.

Dicas para criar uma landing page:

Uma landing page é sem sombra de dúvidas o cartão de visitas para conquistar o cliente. E por esse motivo deve causar impacto nos compradores. Elas aumentam a credibilidade da sua loja para os compradores, diminuem o abandono e ainda podem influenciar nos seus resultados.

Saiba porque landing pages não podem faltar no seu e-commerce:

– As landing pages são fundamentais para estratégia de marketing de sucesso.

– O objetivo maior é converter visitantes em leads enquanto coleta informações sobre eles.

– Ajuda os visitantes a ficar focados no produto.

– Qualifica os clientes otimizando seu tempo.

– Ajuda a manter a efetividade de anúncio do produto.

Boas práticas:

  • Exponha o tempo todo o valor da oferta.
  • Remova distrações, deixe só o necessário.
  • Implemente técnicas SEO.
  • Use técnicas de copywriting para melhorar seu conteúdo.
  • Abuse do layout, design e usabilidade.
  • Faça landing pages responsivas pensando no mobile.
  • Use call-to-action e títulos excelentes.

Landing pages elementos e-commece
Landing page estatísticas

Vejamos alguns exemplos de landing pages eficientes em E-commerce:

landing page americanas ecommerce

landing page submarino ecommece

landing page ponto frio ecommerce

Podemos notar que elas possuem:

Imagens maiores e menores:

Boas imagens podem fazer toda diferença na decisão do seu cliente na hora de comprar um item ou não.

Elas permitem que o cliente tenha um bom detalhe do produto. Dependendo do segmento da loja pode se tornar indispensável. Imagine uma loja de vestuário que o cliente pode ver todos os detalhes da roupa, costura, estampa… Isso é simplesmente incrível!

Uma boa descrição

O objetivo de ter uma boa descrição dos produtos é influenciar de forma positiva a decisão de compra do cliente. Isso quer dizer que devemos fornecer o maior número de informações sobre os produtos.

Cores com contrastes

As cores possuem papel muito importante para determinar sucesso ou fracasso daquele ponto de conversão.  É importante lembrar que o call-to-action precisa ter destaque e sem ele não tem conversões.

Se a landing page é predominante azul e branca, coloque o botão em vermelho, pois o azul é uma cor fria enquanto o vermelho é uma cor quente. Esse contraste ajuda no leitor onde ele deve interagir.

Nada de menus!

Esse é um dos maiores erros na hora de criar um layout. E também uma das dicas mais valiosas de design. O caminho da sua conversão deve estar claro e a única forma do usuário sair dela é através do CTA.

Teste versões do seu formulário

Uma boa página tem o formulário na medida certa. Você deve pedir informações que realmente importam para o seu negócio. Se você está no topo do funil, por que pedir telefone, empresa e cargo?

Ótimo CTA

Não custa reforçar.  Sempre crie CTAs chamativos. Além de contrastar com as informações, um bom CTA direto mostra o que você quer que eles façam na próxima etapa.

Vídeos

Os vídeos estão em alta no mundo do Marketing Digital. Eles são interativos, dinâmicos e uma excelente opção para aumentar as conversões.

Objetivo

Você precisa que seu visitante saiba tudo o que precisa antes de preencher um formulário, não é mesmo? Na verdade, menos é mais!

Você não precisa falar sobre tudo o que é relacionado a sua oferta. Você precisa falar apenas o que importa.

Concluindo

Sem uma boa landing page, você corre grandes riscos de não ter resultados esperados na hora de gerar leads e nutri-los ao longo do funil de vendas. Boas landing pages são simples, diretas e com títulos irresistíveis para o visitante.