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Marketing

Conheça os melhores investimentos de marketing para 2016

Conheça os melhores investimentos de marketing para 2016
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

27 novembro, 2015

O ano de 2015 não foi muito fácil para os empresários brasileiros, mas já é hora de pensar em 2016 e desenvolver a estratégia que será utilizada no próximo ano, visando melhorar a receita. Nesse planejamento é indispensável pensar no orçamento que será destinado para a área de marketing, incluindo off-line e, claro, marketing digital. A presença online é fundamental para empresas que planejam crescer em 2016, uma vez que 70% do processo de compra é realizado antes do consumidor entrar em contato com um vendedor, utilizando canais online para pesquisa.

Observar o mercado externo é uma boa maneira de começar a projetar como deve ser organizado o investimento para o próximo ano. A otimização dos recursos depende de fatores, como o segmento, B2B ou B2C, serviço ou produtos e tamanho da empresa. Após considerá-los, é comum que as companhias destinem entre 7% e 9% para área de marketing, avaliando gastos com equipe, fornecedores e ferramentas. Em média, 30% desses recursos são destinados para marketing digital, um aumento de 3% para 2016 quando comparado ao ano anterior.

Quais as tendências de marketing digital para 2016?

As tendências para o próximo ano estão relacionadas com as áreas que deram um retorno mais positivo em 2015. A estimativa de especialistas é que as estratégias relacionadas ao Inbound Marketing, onde o objetivo é atrair um usuário e torná-lo, por meio de informações relevantes, um consumidor da marca, são as mais visadas pelas empresas. Essas soluções têm alcançado bons resultados para os negócios, tanto B2B quanto B2C. Entre os principais focos de investimento estão:

  • 73% das empresas desejam investir mais em marketing de conteúdo;
  • 60% querem aumentar o orçamento de SEO;
  • 57% de mobile marketing;
  • 56% de marketing de automação;
  • 55% de redes sociais e e-mail marketing.

O conteúdo se tornou uma das principais demandas das empresas que desejam crescer. O perfil dos clientes, independentemente do segmento, se tornou mais digital e a busca por informações antes de aquisições exige que as empresas estejam atentas não apenas em vender, mas em informar seus clientes.

Quais estratégias de marketing digital oferecem melhor ROI?

A Econsultancy, empresa de pesquisa de marketing digital, informou recentemente em um estudo que as áreas de e-mail marketing, SEO e marketing de conteúdo são as que têm gerado melhor retorno sobre investimento (ROI) entre as estratégias de marketing digital. Ainda que a pesquisa tenha sido conduzida nos Estados Unidos, o mercado americano é um importante exportador de tendências. O marketing de conteúdo, por exemplo, tem se tornado indispensável para empresas brasileiras que desejam aprimorar a experiência do consumidor e também melhorar o posicionamento em mecanismos de busca.

Grafico - Marketing 2016

Já a eMarketer realizou um estudo voltado para empresas B2B norte-americanas, no qual a automação de marketing foi a estratégia que gerou o maior ROI para esses negócios. O marketing de conteúdo aparece como segunda solução mais vantajosa, seguida de SEO.

Como dividir meu investimento em marketing?

Algumas ações são fundamentais para conseguir crescer em 2016:

  • Reserve entre 7% e 9% da receita anual para marketing e lembre-se que esta é uma oportunidade para novos negócios, ou seja, é um investimento e não uma despesa;
  • Do total reservado para marketing, ao menos 30% devem ser destinados para estratégias digitais. Esse canal é a sua oportunidade para vender mais e conquistar novos clientes;
  • Conteúdo, SEO, e-mail marketing, mídias sociais e automação de marketing serão as principais estratégias em 2016, se você negligenciar essas ações, seus concorrentes podem tomar seu espaço;
  • Essas ações de marketing digital oferecem ROI positivo e a tendência é que essas áreas recebam mais investimento em 2016.

O auxílio de uma consultoria de marketing digital pode ajudar na elaboração da estratégia que será desenvolvida para 2016 e permitir uma melhor alocação de recursos.