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Consultoria de Marketing Digital

Uma consultoria de Marketing Digital consiste em um serviço de suporte a empresas que desejam identificar e definir as melhores estratégias para atuar no ambiente digital. O objetivo é auxiliar diferentes tipos de empreendimentos a entender as melhores oportunidades do mercado online, adaptando sua atuação publicitária ao comportamento do consumidor na internet.

No âmbito geral, uma consultoria pode ser definida como um serviço prestado por um especialista em determinada área. A dinâmica da consultoria de Marketing Digital não é muito diferente, seguindo basicamente o mesmo modelo dos demais serviços deste tipo: um profissional com conhecimento aprofundado na área analisa o mercado, aponta falhas e ajuda a empresa a desenvolver uma estratégia eficiente para alcançar seus objetivos.

A ideia é que o olhar apurado nos especialistas em marketing digital possibilite a geração de diagnóstico completo a respeito do planejamento e das estratégias adotadas pela empresa, bem como do cenário apresentado pelo mercado. Com base nisso, esses profissionais conseguem apontar as principais mudanças que precisam ser realizadas com o intuito de aprimorar os resultados alcançados pela empresa perante seus consumidores online.

Qual a importância do Marketing Digital para as organizações?

Cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, a internet transformou completamente o relacionamento entre consumidores e marcas. Como consequência, as empresas passaram a enxergar no ambiente digital diversas oportunidades de alcançar o público e estreitar seu relacionamento com ele.

Uma vez que a internet é hoje o principal recurso utilizado pelos consumidores no momento de procurar por um produto ou serviço, marcar presença no meio online destaca-se como uma das melhores formas de conquistar e fidelizar clientes. O Marketing Digital é justamente a ferramenta que ajudará a promover a marca no meio online, atuando como aliada para empresas que desejam se comunicar adequadamente com seu público-alvo.

A partir de ações estratégicas específicas, é possível fazer com que a empresa se posicione adequadamente no ambiente digital e estabeleça um canal de comunicação eficiente com o consumidor, proporcionando a melhor experiência possível a ele. Quando aplicadas de maneira adequada, as estratégias de Marketing Digital agregam valor à marca e favorecem novos negócios.

Para que todos esses benefícios sejam alcançados, entretanto, é fundamental que todos os canais de comunicação utilizados pela empresa atuem de maneira integrada, sempre falando a mesma língua.

Entenda mais sobre essas estratégias e sua importância na nossa página sobre Marketing Digital integrado.

O que é uma consultoria de Marketing Digital?

A consultoria de Marketing Digital é um serviço especializado que tem o objetivo de possibilitar que seus clientes apresentem um melhor desempenho nas estratégias adotadas no âmbito online. Isso é feito a partir da análise aprofundada do comportamento do consumidor, entendimento dos valores e objetivos da empresa e identificando as melhores ações para alcançar as metas estabelecidas — tanto do ponto de vista financeiro como estratégico.

Os consultores são responsáveis por fazer um estudo aprofundado do mercado de atuação e das ações adotadas pela empresa, identificando pontos positivos e negativos, bem como oportunidades de negócio. Esses dados são apresentados de maneira detalhada, juntamente com as falhas identificadas e pontos estratégicos que precisam ser aprofundados. Com base nisso, é possível ajudar o cliente a criar metodologias mais eficientes para seus objetivos.

Objetivos da consultoria de Marketing Online

De maneira simplificada, os objetivos da consultoria de Marketing Digital se baseiam em 3 passos básicos: identificação de problemas, planejamento e definição dos próximos passos e objetivos. Essas etapas são essenciais para identificar o cenário atual da empresa e a forma como ela se posiciona na internet, verificando falhas na comunicação e estabelecendo estratégias para melhorar a atuação online.

Em um primeiro momento, é realizado um diagnóstico de todos os processos de marketing e vendas, identificando oportunidades e aspectos que podem ser aprimorados. Esta análise inclui também um estudo do mercado e da concorrência, de modo a entender a realidade do negócio, estabelecer metas, conhecer o público-alvo e determinar os melhores caminhos para alcançar o sucesso.

Com base nas informações coletadas, é possível elaborar um planejamento realista e eficiente das ações que serão adotadas, bem como estimar os investimentos necessários e os requisitos para atuação da empresa no ambiente digital. Tudo isso deve estar devidamente alinhado com os objetivos da empresa, as oportunidades do mercado e os recursos disponíveis.

Os consultores especializados ajudam na criação de um plano de ação adequado para alcançar os resultados almejados, apontando as melhores soluções para o segmento. A consultoria de Marketing Digital vai muito além de apenas sugerir os melhores métodos a serem adotados, e inclui o fornecimento de orientação para colocar as ideias em prática, muitas vezes sugerindo serviços e ferramentas que dão suporte ao projeto.

Como funciona a consultoria?

O trabalho realizado por uma consultoria de Marketing Digital utiliza o olhar apurado de especialistas para identificar o melhor caminho e as principais estratégias a serem seguidas. A análise é feita levando em consideração aspectos como:

  • Presença online da marca;
  • Entendimento dos valores, missão e objetivos da empresa;
  • Conhecimento do ecossistema digital como um todo e aplicação ao negócio em questão;
  • Análise de mercado e da concorrência;
  • Identificação de oportunidades;
  • Definição de métodos para mensurar resultados.

A partir do diagnóstico completo do cenário digital da marca, os consultores conseguem ajudar na elaboração de um plano estratégico que traz melhorias às ações já existentes e propõe novos métodos para garantir um melhor posicionamento e interação com os clientes. A consultoria também pode identificar pontos que ainda não foram explorados anteriormente, mas que poderiam ser adequadas ao propósito da empresa.

Com ajuda de ferramentas e métricas específicas, a consultoria de Marketing Digital também possibilita a seleção dos melhores recursos e táticas para colocar todos os planos em ação. Dessa forma, é possível estimar os investimentos necessários e mensurar os resultados de maneira eficiente e realista.

A consultoria também pode ter caráter educativo para a empresa contratante, que pode aproveitar para aprender com a análise apresentada e os fatores que justificam os dados identificados. Os gestores também podem se envolver diretamente com as ações e mudanças propostas, entendendo suas motivações de modo a não depender e precisar depender do consultor no futuro.

O que não esperar dos consultores de marketing digital?

Para evitar frustrações e problemas de relacionamento, é importante que as empresas entendam que a consultoria de Marketing Digital atua diagnosticando problemas, propondo soluções e ajudando na implementação de projetos. Isso significa, portanto, que não cabe ao consultor a tarefa de executar as ações ou monitorar os resultados obtidos a partir delas.

Embora existam empresas que realizem todas as etapas que envolvem o Marketing Digital — incluindo planejamento, produção e distribuição de conteúdo, atualização de redes sociais, consultoria e mensuração de resultados —, é preciso ter em mente que esses são serviços vendidos separadamente e não fazem parte da consultoria em si. O papel do consultor está em orientar, apontar e sugerir, sempre visando o aprimoramento das ações de marketing.

No caso da WSI, existem duas possibilidades: consultoria de Marketing Digital e soluções integradas em Marketing Digital. No primeiro caso, o consultor realiza as análises referentes à empresa contratante e passa todas essas informações e orientações a um responsável pelo trabalho de marketing online realizado na empresa. O serviço de consultoria pode ajudar este profissional a desenvolver métricas que ajudem no acompanhamento do projeto.

No caso das soluções integradas em Marketing Digital, a WSI atua na identificação das necessidades de cada cliente e desenvolve as melhores soluções para que eles consigam se destacar na internet e se posicionar como especialistas em suas respectivas áreas de atuação. O trabalho é desenvolvido de maneira personalizada, sempre visando potencializar os resultados online de sua marca.

Por que contratar uma consultoria especializada em Marketing Digital?

Uma vez que praticamente todos os consumidores estão conectados à internet, estar presente no ambiente digital é essencial para qualquer marca que deseja se destacar em seu mercado de atuação. Embora pareça simples, esta é uma tarefa que requer conhecimento específico quanto ao funcionamento das principais ferramentas de Marketing Digital, bem como das plataformas mais utilizadas pelos usuários ao procurar um determinado produto ou serviço.

Mais do que simplesmente ter um site ou uma página em uma rede social, é preciso que as empresas utilizem uma linguagem adequada e condizente com seu público, além de criar conteúdo de qualidade e que fidelize o consumidor. O cuidado com as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) também é fundamental para fazer com que a página da marca apareça nos primeiros resultados de pesquisa dos sites de busca.

Outras vantagens que podem ser observadas por empresas que optam pela contratação de uma consultoria de Marketing Digital são:

  • Visão geral do negócio e do mercado;
  • Avaliação de especialistas no segmento de Marketing Digital;
  • Estratégias de marketing mais eficientes e econômicas;
  • Acesso à uma opinião de alguém de fora da empresa;
  • Redução de erros e do tempo gasto com estratégias que não trazem resultados;
  • Investimento que traz resultados efetivos;
  • Otimização das equipes e processos;
  • Experiência de mercado e conhecimento apurado das estratégias mais eficientes e rentáveis;
  • Aprimorar o trabalho realizado pela equipe de marketing;
  • Maior competitividade de mercado;
  • Aumento da conquista e retenção de clientes;
  • Geração de insights.

Qual é o momento ideal de procurar uma consultoria?

Embora muitos empreendedores acreditem ser preciso contar com consultores especializados antes mesmo de tirar seu projeto do plano das ideias, isso nem sempre é uma verdade. Para que a consultoria de Marketing Digital realmente seja eficaz, é preciso que a empresa tenha recursos para executar as ações propostas e se comprometer com os resultados — o que nem sempre faz parte da realidade de empresas que acabaram de abrir.

Muitas vezes, pode ser necessário que a empresa primeiro tenha uma equipe ou um profissional de marketing para colocar o plano em ação, assim como um orçamento para a área. O momento mais adequado para contratar uma consultoria, portanto, vai depender muito da realidade de cada organização, assim como seus objetivos principais para o momento.

A consultoria de Marketing Digital deve ser contratada como “coringa”, podendo ajudar tanto por empresas que desejam impulsionar seus resultados quanto por aquelas que estão estruturando suas ações de marketing. Trata-se de um serviço adaptável à realidade de cada organização e que atende às necessidades dela.

Conheça o serviço de Consultoria de Marketing Digital da WSI

Com mais de 150 mil clientes atendidos em pelo menos 80 países, a WSI acumula duas décadas de experiência e conhecimento especializado em estratégias online. Nosso trabalho de consultoria de Marketing Digital visa garantir que os clientes tenham mais informações a respeito do mercado e dos principais desafios trazidos pela internet. Como consequência, as empresas passam a ter mais condições de alcançar o sucesso em sua estratégia.

Com olho clínico e alta capacidade para entender o ecossistema digital, analisar o mercado e entender a situação de uma determinada marca, os consultores da WSI realizam um diagnóstico completo a respeito da atuação online de uma empresa. Ao final da consultoria, apresentaremos as recomendações de estratégias e investimentos para que o plano de Marketing Digital alcance os resultados esperados.

Sobre a WSI

A WSI é o maior networking de especialistas de Marketing Digital do mundo. Surgimos com a Internet e ajudamos empresas a terem sucesso no ambiente digital, transformando o jeito como investem em marketing digital.

Números que impressionam:

  • Mais de 22 anos de mercado
  • Presente em mais de 80 países
  • Mais de 1.000 escritórios globais
  • Mais de 150 mil clientes atendidos
  • Mais de 230 mil websites desenvolvidos
  • Mais de 200 mil trabalhos de SEO gerenciados
  • Mais de 150 milhões de Adwords gerenciados nos últimos 5 anos

Nós podemos ajudá-los das seguintes maneiras:

  • Auditoria & Consultoria em Marketing Digital.
  • Cursos, treinamentos, workshop, mentorias e palestras
  • Agência de Marketing Digital
    • AdaptiveSEO
    • Gestão de Mídias Digitais (Ads, Bing Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads, etc.)
    • Mídia Sociais – Gerenciamento, monitoramento, interação e geração de conteúdo.
    • Inbound Marketing

Soluções integradas em Marketing Digital

Além da consultoria, a WSI pode favorecer o engajamento de sua marca a partir de soluções que englobam o aperfeiçoamento de processos, treinamentos específicos na área de Marketing Digital, mentorias, workshops e palestras.

Vale lembrar que a WSI é uma agência de Marketing Digital completa, que domina todas as estratégias para promover uma determinada marca no meio online. Somos os melhores aliados das empresas que desejam se destacar em seu segmento de atuação por meio do estabelecimento de uma comunicação adequada com o consumidor.

Para isso, nossos analistas atuam de maneira integrada, aliando técnicas de marketing de conteúdo às estratégias de SEO, gestão de Mídias Sociais, Inbound Marketing e desenvolvimento de sites responsivos. A necessidade de apostar em qualquer uma dessas soluções pode ser identificada justamente a partir da consultoria de Marketing Digital, que permite a avaliação das necessidades de cada cliente.

O trabalho realizado pela WSI é sempre personalizado de acordo com as características e objetivos de cada cliente e seu público consumidor. Para saber mais sobre como funciona o serviço de consultoria de Marketing Digital, entre em contato e converse com um de nossos consultores. Estamos prontos para ajudá-lo a entender as oportunidades e possibilidades de seu negócio.

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Tire suas dúvidas diretamente com quem entende do assunto. Estamos prontos para
ajudá-lo a entender as possibilidades e oportunidades que o seu negócio pode atrair
na internet.

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