Fale conosco pelo WhatsApp

Como é calculado o Índice de Qualidade e como afeta sua conta?

3 de fevereiro de 2014 |
qualidade
(Banco de imagens: Shutterstock)

Segundo o Google: “O Índice de qualidade é uma estimativa da relevância de seus anúncios, palavras-chave e página de destino para uma pessoa que vê o anúncio”. Mas, ao ler essa definição, a pergunta que surge é: como isso vai afetar na minha campanha? 

Você verá nesse artigo, no que o Índice de Qualidade irá ajudar nas suas campanhas no Google AdWords.

Primeiramente, precisamos saber como é calculado o IQ para podermos entender como afetará na campanha.

O cálculo do Índice de Qualidade

O Índice de Qualidade é calculado todas as vezes que uma nova pesquisa é feita, e nela é acionada o anúncio. E, para o cálculo ser realizado, o AdWords considera diversos fatores diferentes de uma conta, que se você melhorá-los, poderá receber um Índice de Qualidade mais alto. Vamos aos fatores:

  1. A taxa de cliques (CTR): é baseada na frequência que sua palavra-chave gerou em cliques num anúncio. É calculado através de uma simples conta de divisão, o número de cliques que o anúncio recebeu pelo número de impressões. Exemplo: se você teve 20 impressões e 5 cliques, sua CTR será de 25%. Além disso, o IQ também considera a CTR dos cliques com a URL de visualização e o CTR global de todos os anúncios e palavras-chave em sua conta.
  2. Graus de Relevância: são referentes à palavra-chave em relação ao anúncio e à pesquisa do usuário. Também considera o grau de relevância, transparência e facilidade de navegação do site que está no anúncio.
  3. Graus de Desempenho: conta o grau de sucesso da conta nas regiões que foram segmentadas.

O resultado do Índice de Qualidade na sua conta

Com Índices de Qualidade altos nos anúncios, palavras-chave e página de destino (Landing Pages), você terá custos mais baixos e posições  melhores. Este diminuirá custos no CPC, o custo da entrada de palavras-chave do leilão, além de conseguir posições melhores de anúncios através da estimativa de lance de primeira página e de topo de página, que fazem com que quem tenha melhor IQ .

Lembrando que o Índice de Qualidade é uma nota que varia de 1 a 10.

Sendo assim, quanto maior o Índice de Qualidade for, mais relevante o anúncio será ao usuário que fizer a pesquisa, que tenderá a receber mais cliques, e possivelmente, mais conversões.