Fale conosco
Fale conosco pelo WhatsApp

Links Patrocinados

Índice de qualidade do Google Ads: o que é?

Índice de qualidade do Google Ads: o que é?
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

17 outubro, 2023

Entenda por que a sua campanha de mídia paga precisa se preocupar com ele

Criar um bom anúncio no Google Ads é indispensável para uma boa experiência do usuário e aumentar as conversões. Para ajudar nessa tarefa, o índice de qualidade Google Ads é uma ótima ferramenta que permite os anunciantes melhorarem a qualidade de seus anúncios.

Com a classificação dos anúncios pelo índice de qualidade Google Ads, é possível otimizar os investimentos e aumentar o retorno sobre o investimento nas campanhas, sempre melhorando a qualidade dos anúncios de acordo com a preferência do usuário. Entenda melhor sobre a ferramenta.

Acelere os resultados do seu negócio com Google Ads!

Entre em contato

O que é o índice de qualidade no Google Ads?

O índice de qualidade Google Ads é uma avaliação disponibilizada pelo Google para auxiliar na otimização de investimento nas suas campanhas. Através de uma nota de 1 a 10, a ferramenta indica a relevância daquele anúncio em algumas categorias:

  • Palavras-chave;
  • Páginas de destino;
  • Conteúdo.

O cálculo do índice de qualidade Google Ads é feito por meio do desempenho geral da campanha, sendo que três fatores o determinam:

  • CTR: a expectativa que o seu anúncio possui de receber um clique;
  • Relevância: como o seu anúncio se relaciona com a intenção de busca do usuário;
  • Experiência na página de destino: é importante que o clique do usuário seja direcionado para uma página relevante e útil.
>

Agende agora uma conversa com nosso time e conheça nosso serviço de Mídias Digitais!

Entre em contato

Por que o índice de qualidade é importante?

O índice de qualidade Google Ads é muito importante para uma campanha. É ele que determina a posição que o anúncio ficará na página. Isso influencia nos usuários que vão ser direcionados para o seu site e na qualidade dos potenciais leads.

A partir da nota dada ao seu anúncio, o Google compara a sua nota com a dos concorrentes. Isso faz com que o anunciante com a melhor nota seja entendido como mais relevante e, assim, aparece em posições melhores para o usuário. Isso melhora a posição do anúncio, o retorno sobre o investimento e reduz o custo por clique de usuário.

Outra importante funcionalidade do índice de qualidade Google Ads é a interrupção que o buscador pode gerar caso a nota do anúncio seja muito baixa, ou seja, irrelevante para o usuário. Não é algo comum, mas aumenta o índice negativo do clique e da conversão quando acontece.

Quais fatores influenciam o índice de qualidade?

Como mencionado anteriormente, existem três fatores determinantes para o índice de qualidade Google Ads:

CTR (Click Through Rate)

Ele indica a porcentagem de cliques que é esperada que o anúncio alcance após a visualização. O cálculo é determinado pelo número de visualizações que aquele anúncio teve dividido pelo número de cliques. Isso mostra a relevância que aquele conteúdo teve para o usuário.

Relevância

Aqui, é importante que um conjunto de elementos estejam alinhados para que o Google determine a relevância do seu anúncio: texto, conteúdo da página de destino e escolha de palavras-chave.

Página de destino

Também chamada de landing page, a página em que o usuário vai estar após o clique no anúncio precisa ter três fatores importantes para serem considerados relevantes pelo Google:

  • Conteúdo original e pertinente;
  • Confiabilidade;
  • Boa experiência de navegação.

Como melhorar o índice de qualidade?

Manter um bom índice de qualidade Google Ads depende de uma boa estratégia de mídia. É importante que as palavras-chaves do anúncio sejam bem determinadas, tendo um alto índice de pesquisa. Além disso, o anúncio precisa ser atrativo e ativar o desejo do usuário de clicar no seu conteúdo.

Não basta que apenas a sua campanha esteja bem-feita, também é preciso que a sua marca e site estejam relevantes para manter o usuário na página de destino. Por isso, sempre priorize conteúdos de qualidade e ofereça uma boa navegabilidade no seu site para melhorar o seu índice de qualidade no Google Ads.

Entre em contato com a WSI e converse com um de nossos especialistas!

Entre em contato