Fale conosco pelo WhatsApp

Como Aumentar a Taxa de Conversão do seu E-commerce com o Inbound Marketing

Inbound E-Commerce

O Inbound é o novo marketing. Diferentemente do marketing tradicional, o Inbound foca em atrair as pessoas qualificadas certas para seu site. O marketing tradicional está ultrapassado e, constantemente, vem sendo ignorado pela população. Conheça um pouco mais sobre como o Inbound se relaciona com o E-commerce.

O que é Inbound Commerce?

O Inbound Commerce é a aplicação do Inbound Marketing nos comércios online onde são utilizadas as diversas metodologias Inbound dentro da plataforma online de vendas. Para aumentar a taxa de conversão de seu e-commerce não existe mágica. Para isso devem ser utilizadas estratégias focadas que são capazes de gerar bons resultados caso sejam otimizadas a curto prazo. Tenha em mente sempre a metodologia Inbound como base.

A Metodologia Inbound consiste em 4 etapas que são extremamente importantes para entender não só o Inbound, mas também como conquistar seus clientes. As etapas são: Atrair, Converter, Fechar e Encantar. Essas etapas podem e devem ser usadas no seu e-commerce. Inicialmente você precisa atrair estranhos visitantes com conteúdo interessante. Após atraí-los, você vai convertê-los em sua Landing Page, por exemplo, depois convencê-lo a fechar e encantá-lo, fazendo com que ele, além de fidelizar com sua empresa, divulgue seu serviço ou produto para outros clientes.

A importância da taxa de conversão para o sucesso do E-Commerce

Empresas vivem se perguntando o por que a maioria das pessoas desistem de ficar no site ou de concluir a compra, mesmo após tanto tempo no site. Seu site pode ser um dos maiores geradores de receita da sua empresa, se não o maior. Você precisa ter cuidado com tudo o que está nele, desde a parte estética do design até à funcionalidade das ferramentas. É importante a taxa de conversão pois, quanto mais visitantes forem convertidos a leads, mais vendas sua empresa irá fazer. Quanto mais venda gerar, mais pessoas vão te procurar e assim sua empresa crescerá cada vez mais como uma referência.

Definitivamente, você precisa saber sobre a sua taxa de conversão. Saber quantas pessoas estão comprando seu produto ou serviço diariamente, quantas pessoas desistem de ficar na sua página e quantas pessoas preenchem seus formulários. Com essas informações, você saberá entregar o conteúdo certo ás pessoas certas, na hora certa. Dependendo do resultado obtido, você consegue melhorar o aspecto do seu site para receber os novos visitantes, deixando-os confortáveis com todo o mecanismo disponível e assim mais confiáveis em fechar negócio.

Como aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce?

Para que hajam melhorias nas taxas de conversão do seu e-commerce, podemos citar 3 passos básicos. O primeiro é conhecer bem o seu cliente ou consumidor. Neste caso, é necessária a utilização de ferramentas que tracem um perfil, como o Google Analytics, onde é possível saber de onde estes usuários estão vindo, quanto tempo eles costumam ficar na internet, os temas que mais procuram e a média de vezes que abandonam as páginas. Com essas informações já é possível criar uma direção para sua plataforma respondendo as expectativas do público alvo.

O segundo passo é investir em conteúdos que agreguem valor aos consumidores, altamente relevantes. Ou seja, o Marketing de conteúdo. Neste ponto é importante conquistar seu público não só lhe oferecendo a venda do produto, mas, produzindo conteúdo que tenha relação com a venda. A melhor forma de aplicar o marketing de conteúdo é construindo um blog, de preferência dentro da plataforma do e-commerce.

O terceiro passo, porém não menos importante, é o E-mail Marketing que, quando feito de forma inteligente e profissional, é uma poderosa ferramenta de comunicação com o público. Para que essa ferramenta funcione corretamente é necessário ter uma lista de contatos realmente qualificada. Listas de internet e pessoas que não tenham relacionamento desejado com seu negócio não devem fazer parte desta lista.

Tenha bom senso na hora de definir o cronograma de envio. Você pode aproveitar para oferecer conteúdos como ofertas na intenção de colher dados dos leads em potencial.

Tendo em mente esses três passos, é necessário compreender como como o Inbound Commerce funciona. Compreenda que assim como no Inbound Marketing, os clientes do e-commerce passam pelas três etapas do processo de compra: fase de conhecimento ou aprendizado, onde ele enfrenta os sintomas, na consideração ou descoberta, onde define o problema ou a oportunidade e, por último, na fase de decisão, onde seu prospect define a estratégia, o método ou a abordagem de solução.

A cada 100 pessoas que entram no seu site, apenas 1,65 finalizam a compra, de acordo com a pesquisa da Hxperian Hitwise. Para que a venda online seja bem sucedida, é necessário ter uma estratégia de conteúdo para converter os 98,% dos consumidores que ainda estão na fase de aprendizado e descoberta, e reconhecimento do problema.

A conversão acontece quando o consumidor fornece suas informações de contato, no entanto, ele só passará essa informação, caso sinta-se confortável para tal. Para que haja a conversão no e-commerce, é necessária a criação de Landing Pages, essa criação faz parte de toda estratégia de Inbound Marketing. Uma das possibilidades é criar uma promoção a qual só será dado o preço após a conversão. Nunca jogue a oferta de preço de primeira para o cliente. Tente atraí-lo para seu site com seu conteúdo impressionante e assim, faça com que ele vá atrás dessa oferta.

Outra boa estratégia é entregar uma oferta irresistível para os usuários que decidem fechar o site, como uma porcentagem de desconto nos produtos. Para conquistar esse desconto o usuário deve preencher o campo do e-mail, ou seja, converter em lead. Elabore um formulário objetivo e claro, de acordo com o perfil do seu público, tanto no design quanto na linguagem a ser utilizada.

As estratégias de SEO também são indispensáveis para seu e-commerce. Procure otimizar seu site de maneira que fique intuitivo, prático e atrativo para os visitantes. Procure sempre utilizar palavras chaves e aplicar as técnicas de otimização para garantir uma boa colocação nas ferramentas de pesquisa. Um bom posicionamento facilitará os usuários a te encontrarem e, consequentemente, receberá mais visitas e terá mais chance de gerar leads. Uma página ou um site bem otimizado farão com que a pessoa encontre o que quer, não precisando ficar procurando por aquilo.

O aumento da taxa de conversão está diretamente ligado ao investimento no Inbound Commerce. Cada dia ganha mais força e vai se tornando indispensável para plataformas online. Outra dica muito importante para o sucesso do seu e-commerce, é manter qualidade em uma pós-venda para que o seu cliente fidelize, retorne e te indique. Utilize essas técnicas e foque em aumentar a sua taxa de conversão para alcançar seu sucesso.

Quem pode te ajudar?

Com a expansão do mercado de Internet no Brasil e a mudança do comportamento de compras, fez-se necessária a expansão de empresas especializadas em soluções de e-commerce. Atualmente, existem Agências de Marketing Digital altamente especializadas em geração de conversões para E-Commerces. Estas empresas utilizam de estratégias avançadas e ferramentas exclusivas, capazes de segmentar detalhadamente seus consumidores e qual o comportamento que tiveram em seu website, aumentando suas conversões e, consequentemente, o retorno do investimento (ROI) do seu e-commerce.

Checklist Mídias Sociais

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *