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Desenvolvimento

Como criar um CTA (call to action) eficiente?

Como criar um CTA (call to action) eficiente?
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

14 de fevereiro

Chamada é considerada peça fundamental nas estratégias de conversão do marketing digital.

O que é e para que serve um CTA?

Antes mesmo de aprender como criar um CTA, é preciso entender melhor do que se trata esta sigla e qual sua finalidade dentro do contexto do marketing digital. Em poucas palavras, o CTA é a palavra que conceitua a expressão “call-to-action”.

Em outras palavras, significa que você chama para a ação o leitor do seu conteúdo em um espaço estratégico do texto. Assim sendo, você faz uso de alguma chamada para que o seu potencial cliente seja estimulado a fazer uma ação, como agendar uma conversa com a sua marca, baixar um e-book ou assinar uma newsletter.

Como fazer um CTA eficaz?

Neste conteúdo, vamos trazer, detalhadamente, como criar um CTA que seja eficiente para o seu negócio. O passo a passo dessa estratégia pode ser determinante para que um potencial cliente tome a decisão da compra. Vamos conhecer essa metodologia gradual melhor abaixo.

Escolha o local do call to action

Ao entender como criar um CTA, precisamos nos valer do princípio de que exige uma linha de raciocínio entre o ator de abrir uma página até o momento em que optamos pela compra. São, pelo menos, quatro etapas nesse processo, e cada uma delas exige seus próprios cuidados.

São elas:

  • Atenção: este é o estágio em que chamamos a atenção exclusiva do visitante, levando-o a continuar com a navegação;
  • Interesse: uma vez que a atenção já foi fisgada, é o momento da primeira impressão que o leitor terá do seu conteúdo; portanto, o interesse por aquela leitura deve ser captado aqui;
  • Desejo: entre o interesse e o desejo, acontece uma análise mais aprofundada da oferta que existe naquele conteúdo, valendo-se dos benefícios e características destacados;
  • Ação: aqui, a decisão é tomada, sendo feita a ação da conversão, como o download de um e-book, por exemplo.

Portanto, é muito importante saber posicionar estrategicamente a sua chamada. Em geral, ela funciona melhor ao final do conteúdo, mas também pode ser ranqueada depois de alguma chamada planificada, como do lado lateral.

Defina o formato da chamada

Ao partir do entendimento “como criar um CTA”, passamos pela fase de formatos, dentro dos quais podemos estabelecer alguns estilos de chamadas alternativos àquele geralmente posicionado ao final do conteúdo.

A interface lateral do blog permite o teste de alguns formatos distintos, como o CTA lateral, com o auxílio de um layout especialmente planejado para gerar esse impacto no usuário.

Outro formato para quem deseja aprender como criar um CTA pode ser um formulário de preenchimento no meio da página. Dentro desse item, é possível convidar o seu leitor a assinar uma newsletter, por exemplo.

Use imagens adequadas

As imagens são uma etapa importante desse processo. O design precisa ser, ao mesmo tempo, convidativo e harmônico. A escolha correta da paleta de cores e da identidade visual do seu site deve contemplar inclusive os templates e layouts utilizados em CTAs mais elaborados, como os mais ilustrativos.

Lembre-se que a primeira impressão é a que fica – e isto vale para as imagens que forem utilizadas em templates que convidem o leitor a tomar uma determinada decisão.

Pense no tamanho do CTA

Para aqueles que desejam aprender como criar um CTA, um desafio é pensar no tamanho dessa chamada, o qual deve variar de acordo com a sua importância. No entanto, uma boa dica é respeitar, aqui, a objetividade do call to action, criando um senso de urgência e não dando voltas que possam distrair ou desestimular o seu leitor.

Ofereça um benefício

Uma dica do CTA é criar no usuário do site um interesse focalizado no que a sua marca pode agregar a ele. O envio de cupons promocionais via e-mail marketing podem encorajar o seu leitor a assinar a newsletter, de olho nesta economia de recursos.

Dentro do universo médico, por exemplo, o e-mail pode ser utilizado para lembretes de consultas e retornos, além de cartões de fidelidade ou descontos em consultas ou exames.

Importância do CTA para uma estratégia de marketing

Em poucas palavras, aprender como criar um CTA passa por determinar um elo que indique ao visitante do seu site qual o próximo passo ele deve tomar para criar um vínculo ainda maior com a sua empresa ou consultórios – no caso do marketing digital médico.

O CTA pode ser o grande protagonista nas campanhas de e-mail marketing, garantindo altos índices de conversão, ou ainda de download de ebooks – considerado um material rico e que demonstra um maior interesse daquele usuário em conhecer informações mais ricas, detalhadas e completas sobre um assunto.

Quer um exemplo do que é um CTA? Você está diante de um. Agende uma conversa com a equipe da WSI para entender quais são as nossas estratégias digitais, referências no segmento médico, que trarão novos pacientes para a sua clínica ou consultório.