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Principais métricas utilizadas para avaliar sua Landing Page

17 de abril de 2015 |
Principais métricas utilizadas para avaliar sua Landing Page
(Banco de imagens: Shutterstock)

No marketing de conteúdo, as landing pages possuem como função fornecer para o usuário um determinado produto – ebooks, por exemplo – em troca do endereço de e-mail ou outras informações complementares.

É de extrema importância que as landing pages sejam criadas para acompanhar o comportamento dos usuários em relação ao que você tem para oferecer, além de ajudar a construir um banco de dados com grandes oportunidades de conversão.

Se você ainda não criou uma, ou quer aprimorar as que já tem, confira este pequeno guia. Criada a landing page, é hora de medir todos os resultados provindos dos seus investimentos.

Métricas de Landing Page deve mensurar?

Campanhas que buscam resultados orgânicos ou aquelas que investem em e-mail marketing e links patrocinados com AdWords precisam de uma página intermediária para acompanhar o comportamento do seu usuário.

É fundamental que as KPIs sejam devidamente analisadas para aprimorar seus resultados durante a campanha ou em estratégias futuras.

Ferramentas de mensuração como o Google Analytics fornecem inúmeras métricas, mas o sucesso da sua campanha está por trás da análise das métricas corretas – abandone a vontade de mensurar todos os dados e foque apenas no que realmente interessa!

1. Bounce Rate

Bounce Rate – ou taxa de rejeição – apresenta a porcentagem de pessoas que acessaram sua landing page e saíram sem interagir de nenhuma forma: sem cliques, sem preencher formulários, etc.

Esse abandono pode ser feito através do fechamento da aba ou da digitação de outra URL no navegador.

Isso pode acontecer por inúmeros motivos, desde a atração de uma pessoa que não é seu potencial cliente (que realmente caiu de paraquedas na sua landing page) até a má estruturação da mesma.

Uma página confusa e pouco intuitiva tem taxas de rejeição muito mais altas.

Outro fator responsável pela alta taxa de rejeição é a falta de coerência entre o anúncio que levou o usuário até ali e o conteúdo da página propriamente dito.

É fundamental que todo esse processo seja linear e claro, dando ao usuário o que ele realmente estava procurando ao clicar no seu link.

2. Exit Rate

Exit Rate, ou taxa de saída, se assemelha com a taxa de rejeição. No entanto, essa métrica apresenta a porcentagem de pessoas que interagiram com a sua landing page de alguma forma, mas se dispersaram logo depois. A interação é o diferencial nessa métrica.

Um dos grandes fatores de uma taxa de saída alta é a falta de intuitividade na sua landing page. Como já foi dito – e provavelmente será reforçado em outros momentos – é primordial que sua página seja intuitiva, simples, clara e objetiva.

O usuário precisa ser guiado para cliques, precisa do auxílio de call-to-action e, principalmente, precisa entender do que se trata aquela landing page (se é realmente para a aquisição de um ebook, por exemplo, ou se é mais uma daquelas páginas de links que redirecionam o usuário para um ambiente que não se relaciona com o conteúdo).

3. Click Through Rate

Click Through Rate – taxa de cliques – mensura o número de cliques em um elemento específico, incluindo os chamados elementos-meta, com um percentual do número total de visualizações únicas, das páginas.

Para o sucesso da CTR, é primordial que as chamadas tenham um tom de urgência para a mensagem a ser transmitida.

Outra dica muito importante para ter uma CTR alta e que resulte em conversão é sempre se preocupar em deixar claro o benefício do produto ou serviço, e não o esforço para adquiri-lo.

4. Conversion Rate

Conversion Rate – ou taxa de conversão – é uma das métricas mais importantes a serem mensuradas na sua landing page. Ela mede o número de visitantes que, de fato, executaram a ação desejada, seja ela o cadastramento de dados, comprar um produto específico ou entrar em contato com um representante, por exemplo – isso varia de acordo com o objetivo da página.

Aumentar a taxa de conversão exige teste constante. Teste diferentes layouts e abordagens de mês em mês, por exemplo, em campanhas que têm um longo período de duração e perceba como isso afetará sua taxa de conversão.

Mais uma vez reforço a ideia de landing pages intuitivas. Parece algo bobo e banal, porém muitas empresas ainda não perceberam que o usuário não conhece a sua landing page tão bem quanto você.

Isso significa que ele precisa ser guiado, com direcionamentos claros e objetivos.

Essa métrica mostra o sucesso da sua campanha e é fundamental que seja acompanhada, no mínimo, semanalmente. O acompanhamento dia a dia permite que ajustes sejam feitos durante a campanha para melhorar os resultados naquele período.

Uma taxa de conversão muito baixa pode ter os mesmos motivos relatados na taxa de saída – esses ajustes precisam ser feitos o quanto antes.

5. Cost per sale

Cost per sale, ou custo por venda, é a métrica que mede o valor por cada cliente adquirido. É necessário ter em mãos o valor do investimento naquela estratégia de marketing digital e a quantidade de vendas realizadas naquele período provindas do investimento.

Essa métrica é importante pois, se o valor por cliente for baixo, significa que sua estratégia está no caminho certo, dando um norte para investimentos nos meses futuros.

Agora, se o custo por cliente for muito alto, talvez seja a hora do time de marketing investir em novas estratégias e formas de abordagem.

Comece a mensurar seus resultados

Existem várias razões que podem ser responsáveis pela má performance da sua landing page. No entanto, muitas delas podem ser corrigidas ao longo da campanha. O passo mais importante depois da criação de uma página de captura com as características descritas é, de fato, acompanhar diariamente os resultados.

O marketing digital permite, de uma forma mais eficiente, ajustes ao longo da campanha, para aprimorar os resultados antes do fim do período. Então, por que não fazê-lo? Aprimore seus resultados diariamente.