Fale conosco pelo WhatsApp

4 Regras básicas de automação de marketing que podem te ajudar a vender mais

15 de abril de 2016 | | 1058
marketing automation
(Banco de imagens: Shutterstock)

Automação de Marketing

A Automação de Marketing em marketing digital é o conjunto de regras, tarefas e ações feitas de maneira automática por um software.  O principal objetivo da automação é construir relacionamentos verdadeiros com cada lead ou contato que entrar em seu site por meio dessas ações automáticas, poupando os departamentos de marketing e vendas de tarefas repetitivas para manter contato com clientes e a nutrição de leads. Neste post, vamos apresentar algumas regras básicas de automação de marketing que podem ajudar sua empresa a vender mais e ainda poupar valiosos recursos.

  1. Automações de Agradecimento: essa talvez é a primeira e mais básica das regras de automação. A automação de agradecimento é muito importante pois a gratidão é essencial à criação de vínculos de confiança. Ela permite criar e-mails automáticos para pessoas que entrarem em contato com sua empresa ou baixarem algum material em seu site.
  2. Campanhas de nutrição de leads: A maioria das pessoas que entram em contato com sua empresa ou visitam seu site ainda não está pronta para comprar seu produto. Uma campanha de nutrição de leads consiste em criar uma sequência de envios de e-mails automáticos com conteúdo relevante para seu cliente, para aumentar o engajamento dele com a sua marca e “aquecê-lo” para a equipe de vendas.
  3. Listas de segmentação: A partir do momento que você tem um lead e pode monitorar como ele interage com você por meio dos softwares de automação, é necessário criar listas específicas para segmentar e agrupar seus leads conforme os interesses e, dessa forma, criar campanhas e ações personalizadas para cada interesse. Na maioria das plataformas é possível criar listas estáticas (para campanhas pontuais) e listas dinâmicas de leads, que vão se autoalimentando conforme as respostas e interações dos leads para com as suas ações.
  4. Lead Scoring: É uma escala utilizada para mensurar o engajamento de seus leads com a sua empresa. Pode ser feito por meio de uma escala numérica, na qual cada interação diferente possui um peso e uma pontuação, ou utilizando informações qualitativas fornecidas pelo lead por meio do preenchimento de formulários instalados no site. Leads que somam uma alta pontuação ou que já forneceram informações qualitativas suficientes para classificá-lo como “pronto para compra”, podem ser direcionados automaticamente para a equipe de vendas atendê-los.

E-Book: As 30 melhores recomendações sobre geração de Leads