Entenda o que é o Youtube Ads, como essa ferramenta funciona e saiba qual a sua importância para impulsionar o seu negócio
O Youtube Ads, a ferramenta de mídia paga do Youtube, tem se mostrado ser extremamente importante pois, de acordo com a pesquisa State of Marketing Report de 2020 publicada pela HubSpot, a plataforma é acessada por mais de 100 milhões de usuários no Brasil todos os meses, além de conectar mais de 2 bilhões de pessoas mundo afora, segundo a própria empresa.
Isso faz com que o recurso tenha um imenso potencial de alcançar um público em grande escala e, dessa forma, impulsionar o seu negócio. Confira a seguir tudo o que você precisa saber para começar a utilizar essa ferramenta.
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O que é YouTube Ads?
O YouTube Ads é um dos tipos de mídia digitais mais em alta no consumo de conteúdo audiovisual atualmente e, conforme já mencionado, é o serviço de mídia paga do YouTube que possibilita que as marcas façam anúncios nos vídeos publicados na plataforma.
A ferramenta faz parte do Google Ads, a plataforma de anúncios do Google. Isso permite que os anunciantes tenham acesso a diversos dados dos usuários da empresa, o que auxilia na segmentação dessas informações e, com isso, no alcance de potenciais clientes em grande escala, o que é uma valiosa estratégia de marketing de conteúdo.
Qual a importância do YouTube Ads?
O uso do YouTube Ads é importante porque o Youtube é a plataforma de conteúdo em vídeo mais utilizada a nível nacional e global. Usá-la, portanto, significa alcançar e estreitar o relacionamento não só com o público-alvo, mas também abrir portas para conversar com novos e diversos públicos, um investimento que pode render um retorno financeiro significativo de maneira rápida e eficiente.
Por que anunciar no YouTube?
Há várias razões pelas quais vale a pena utilizar o YouTube Ads para divulgar anúncios de sua marca, tais como:
- Obter grande alcance, visibilidade e reconhecimento da marca;
- Segmentar anúncios para alcançar e envolver o público-alvo da campanha;
- Impulsionar o tráfego qualificado para seus vídeos ou sites;
- Gerar leads;
- Impulsionar as vendas;
- Compartilhar conteúdo útil relacionado aos produtos e/ou serviços;
- Analisar os resultados efetivos das campanhas para realizar ajustes e otimizações.
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Como o YouTube Ads funciona?
O YouTube Ads possibilita a criação de anúncios em vídeo que aparecem antes, durante ou após vídeos selecionados. Eles também podem aparecer como vídeos sugeridos.
Após criar ou fazer login em uma conta no Google, é preciso escolher o vídeo que será anunciado e delimitar o público-alvo, proporcionando uma segmentação direcionada e eficaz.
Os anunciantes pagam com base em visualizações ou interações com o conteúdo, o que representa uma vantagem em relação ao custo-benefício que a plataforma oferece.
Quais são os tipos de anúncio no YouTube Ads?
Existem vários formatos de anúncio no YouTube Ads. Entenda a seguir quais são e como funciona cada um deles para definir qual é mais adequado de acordo com a sua estratégia de marketing.
Bumper ads (anúncios breves)
São anúncios em vídeos mais curtos, com duração de 6 segundos. Eles não podem ser pulados pelos usuários e podem ser reproduzidos antes, durante ou depois do vídeo na plataforma. É ideal para comunicações breves, como anúncios de promoções ou trechos de uma campanha mais longa.
Anúncios in-stream
São anúncios mais longos que os anteriores, aparecendo no início ou durante a execução do vídeo. Esse tipo de anúncio pode ser ignorável, ou seja, é possível pular a publicidade após 5 segundos de exibição; ou não ignorável, isto é, não é possível pular o anúncio (devendo ter, nesse caso, no máximo 15 segundos).
Anúncios de vídeo discovery
Esses anúncios são exibidos em locais em que os usuários são estimulados a descobrir novos conteúdos. Isso porque a publicidade é inserida de maneira estratégica na parte superior dos vídeos relacionados na página inicial do YouTube e nos resultados de pesquisa, ou, ainda, na barra lateral direita do vídeo sendo reproduzido pelo usuário.
Anúncios de masthead
Esse tipo de anúncio descreve o nome dado à parte superior da página inicial do YouTube. O masthead, que ocupa um lugar privilegiado na plataforma, obtendo grande alcance e dando visibilidade para a marca anunciante, requer uma avaliação prévia de um representante de vendas do Google, que tem até 48 horas para fazer a análise da solicitação de publicação desse anúncio premium.
Anúncios de live action
Os anúncios em formato de live action também são exibidos na página inicial da plataforma, na tela de exibição do vídeo e nos aplicativos parceiros do Google. Essa publicidade permite que o usuário acesse o catálogo de produtos, visualize preços e possa adquirir o produto ou serviço por meio do botão “Comprar agora”, impulsionando as vendas da marca.
Anúncios no YouTube Shorts
O Youtube Ads também possui o YouTube Shorts, a sessão de vídeos curtos publicados na posição vertical, que se assemelha ao Reels do Instagram e ao TikTok. Esses pequenos vídeos, aparecem de maneira independente para os usuários, que, ao deslizar o vídeo para cima, deixam de ver o anúncio. É possível anunciar campanhas de ação em vídeo, campanhas para apps e feed de produtos.
Anúncios Out Stream
Esses tipos de anúncio são divulgados somente em dispositivos móveis e em sites e aplicativos fora do YouTube que sejam parceiros do Google, como os apps do Google Play. Eles iniciam sua reprodução com o som desativado e é o usuário que precisa clicar no anúncio se quiser ativar o som e consumir a publicidade. O pagamento pelo anúncio só é feito quando mil pessoas o assistirem por, pelo menos, 2 segundos. As publicidades podem ser feitas em vídeos no feed, no artigo ou em vídeos nativos.
Como mensurar os resultados?
Para avaliar os objetivos propostos na estratégia de marketing traçada ao início da campanha, é possível contar com os relatórios produzidos pelo próprio YouTube Ads, apontando um panorama completo e detalhado sobre o decorrer desse processo, incluindo taxa de engajamento, número de visualizações, custo médio por visualização e taxa de cliques. Assim, é possível ajustar e otimizar a campanha para obter os melhores resultados.
Quanto custa, em média, anunciar no YouTube?
O investimento feito nos diversos tipos de anúncios oferecidos pelo Youtube Ads é variável de acordo com a estratégia de cada campanha. É possível estimar que uma exibição de anúncio em vídeo custa, em média, entre R$ 0,15 e R$ 0,40 por exibição, a depender da qualidade do vídeo, da segmentação e dos objetivos de marketing. A cobrança também pode ser feita por:
- Custo por visualização (CPV): cálculo que se baseia no número de interações e visualizações dos usuários com o conteúdo. Você só paga se o usuário assistir ao vídeo por, no mínimo, 30 segundos;
- Custo por clique (CPC): só serão cobrados os cliques direcionados ao seu anúncio.
Agora que você já conhece como funciona o YouTube Ads e qual a sua importância, entre em contato com a equipe de analistas de Marketing Digital da WSI e conte com a nossa expertise para ajudar você a aproveitar tudo o que esse valioso recurso pode oferecer à sua empresa!
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