Conheça o conceito de UX, qual sua importância e saiba como essa valiosa estratégia pode impulsionar seu negócio
A user experience (UX) — ou, em português, experiência do usuário — é uma estratégia de marketing que tem se tornado cada vez mais relevante na medida em que o público usuário se torna protagonista do processo de interação, aquisição e uso de produtos e serviços, especialmente na internet. Isso porque, ao conhecer os interesses, expectativas, necessidades, objetivos e comportamentos de seus clientes, é possível criar um ambiente digital atrativo, intuitivo e acolhedor para os usuários de seu site, aplicativo ou software.
Acompanhe a leitura deste blog post para compreender melhor no que consiste pensar na experiência do usuário e saiba qual é a sua importância para impulsionar o seu negócio!
Quero saber mais sobre como UX para meu site!
O que é UX?
A UX pode ser definida como a experiência que o público usuário tem em um site, aplicativo ou software. Seu papel consiste em pensar em tudo o que pode influenciar a navegação e o processo de compra do consumidor, de modo a garantir a melhor experiência de interação possível para o público nesses ambientes digitais. Para que a interação seja fácil e fluida, é imprescindível pensar em elementos que vão desde a escolha de cores dos botões e ícones até a adequação da linguagem dos textos, como veremos mais adiante.
Qual a importância da UX?
A UX pode ser um diferencial para construir uma estratégia de marketing de conteúdo sólida e de sucesso. Isso porque você garante que os objetivos do seu negócio sejam alcançados, o que nesse contexto se traduz principalmente em converter visitantes em clientes. Nesse sentido, essa prática se torna ainda mais importante, pois:
- Facilita o uso e a identificação de produtos e serviços, tornando sua página eficiente, organizada e otimizada;
- Adapta seu site, aplicativo ou software às necessidades do seu público consumidor e cria um ambiente digital atrativo, intuitivo e acolhedor;
- Cria uma expectativa positiva de consumo do que sua marca tem a oferecer;
- Aumenta a satisfação do público usuário;
- Eleva as taxas de conversão, de fidelização e o volume de vendas;
- Gera mais leads.
Como melhorar a UX do meu site?
Existem diversas maneiras de melhorar a UX de sua página na web. Confira as principais delas a seguir.
Responsividade
Um dos elementos mais importantes a trabalhar na melhoria da UX de seu site é a responsividade da sua página, isto é, como ela se adapta a diferentes dispositivos. Um design responsivo de um site diz respeito ao fato de o conteúdo permanecer o mesmo, independentemente do dispositivo em que ele é acessado, sendo compatível com cada um deles. Assim, esse design oferece uma experiência fluida, consistente, personalizada e que não representa dificuldade para o público usuário.
Escaneabilidade do conteúdo
A escaneabilidade do conteúdo é mais uma das importantes estratégias de UX que podem ser aplicadas em seu site. Isso porque se trata de construir e otimizar conteúdos de modo que sua apresentação visual seja o mais organizada, agradável e intuitiva possível para o público usuário. É uma das formas mais eficientes de manter a atenção de quem navega pela página e fazer com que a pessoa encontre tudo de que precisa rapidamente em uma leitura fácil e fluida.
Carregamento rápido
Outra melhoria da UX que pode ser um diferencial valioso para obter resultados satisfatórios em seu site é o tempo de carregamento de sua página. Isso porque, segundo uma pesquisa publicada pelo Google em 2016, 53% do público visitante de sites para dispositivos móveis saem da página se ela não carregar em 3 segundos. Esse dado comprova que a preocupação com a velocidade de carregamento de uma página na web realmente é importante e vale a pena investir na otimização de sua página para fazer com que ela figure no topo das pesquisas em importantes motores de busca como Google, Bing e Yahoo.
Quero melhorar o carregamento do meu site!
Visual atrativo
O visual de uma página ou produto também é extremamente importante para manter o usuário navegando em sua página. Ajustes em elementos como cores, formatos e estilos dos botões, assim como fonte, tamanho, disposição e linguagem dos textos, áudios e imagens são fundamentais para criar um design agradável em uma interface funcional e comunicativa, de modo a tornar o site mais rápido, intuitivo, responsivo e fácil de navegar, e seu conteúdo ser mais bem consumido.
Conteúdo relevante e objetivo
Ao utilizar as estratégias de melhoria da UX na hora de produzir conteúdos para seu site, também é importante que estes sejam relevantes e objetivos, isto é, que façam sentido para o público, aprimorando sua usabilidade. Alinhando, assim, uma estrutura visual que atraia o público a conteúdos de qualidade, você otimiza sua página e promove melhoria nos mecanismos de pesquisa, além de aumentar suas possibilidades de conversão.
Agora que você já sabe o que é a UX e qual é a sua importância, entre em contato com a WSI e conte com a nossa expertise para ajudar você a aproveitar tudo o que esse valioso recurso pode oferecer à sua marca!
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