Fale conosco
Fale conosco pelo WhatsApp

SEO

Resultados de compras otimizados para ChatGPT: Aumente vendas do seu e-commerce

Resultados de compras otimizados para ChatGPT: Aumente vendas do seu e-commerce
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

05 maio, 2025

5 min. de leitura

Uma nova revolução está em andamento: os modelos de linguagem como o ChatGPT agora exibem resultados de compras otimizados, com carrosséis de produtos, avaliações e links de compra, tudo dentro da interface da IA. Este novo cenário está mudando a forma como os consumidores fazem buscas e compras online.

Neste post, você vai entender como adaptar sua estratégia de SEO para e-commerce e garantir que os seus produtos apareçam nas respostas do ChatGPT — e o mais importante, como vender mais.

SEO para e-commerces em uma nova era de buscas com IA

O Google deixou de ser o único campo de batalha para as buscas online. Atualmente, milhões de usuários fazem perguntas diretamente a plataformas de inteligência artificial, como o ChatGPT, buscando recomendações personalizadas e respostas rápidas para suas necessidades de compra. Perguntas como “Qual o melhor notebook para design gráfico?”, “Me recomenda uma fantasia para cachorro grande?” ou “Preciso de tênis para corrida até R$300, o que tem de bom?” são apenas alguns exemplos de como as pessoas estão cada vez mais utilizando essas ferramentas para descobrir produtos e tomar decisões de compra.

O ChatGPT agora responde com carrosséis visuais de produtos relevantes, reunindo informações como:

  • preços;

  • avaliações;

  • destaques como “Mais Popular” ou “Acessível”;

  • links para sites de compra.

Essa funcionalidade está disponível para todos os usuários (inclusive os gratuitos) e representa uma nova vitrine digital onde seu produto pode brilhar — se estiver otimizado para IA.

Exemplo de página de resultados de compra otimizados
Imagem: OpenAI

Como os produtos são escolhidos pelo ChatGPT?

Diferente de anúncios pagos, os produtos exibidos são selecionados com base em:

  • a intenção de compra identificada na consulta do usuário;

  • dados de fornecedores terceiros;

  • metadados estruturados como preço, descrição e categoria;

  • análises e avaliações públicas;

  • fatores contextuais, como histórico de preferências e instruções personalizadas.

Ou seja, estamos diante de uma inteligência artificial para vendas online, que leva em consideração múltiplos fatores de relevância — não apenas lances ou CPC.

Como Posicionar Seus Produtos no ChatGPT?

Se você deseja ver seu e-commerce entre os produtos recomendados nas respostas do ChatGPT, é essencial investir em uma estratégia de SEO específica para inteligência artificial. A IA está se tornando um dos principais motores de busca e, para garantir que seu produto seja exibido nas recomendações, você precisa otimizar sua presença de forma estratégica e eficiente. Aqui está um plano robusto para isso:

Primeiramente, é fundamental utilizar dados estruturados (Schema.org). Essa marcação técnica ajuda o ChatGPT e outras plataformas de IA a entenderem de forma precisa e clara o que você está oferecendo, organizando suas informações de maneira que a IA possa reconhecê-las facilmente e as exibir nas respostas mais relevantes para o usuário.

Além disso, mantenha seus preços e descrições atualizadas em todos os marketplaces e parceiros que fornecem dados à OpenAI. A IA depende de informações atuais e precisas para recomendar produtos de maneira eficaz, e qualquer desatualização pode prejudicar sua visibilidade.

Outro ponto crucial é investir em avaliações reais e detalhadas de clientes. As avaliações são um dos fatores mais influentes na decisão de compra e também são analisadas pela IA para entender melhor a qualidade e a popularidade de seus produtos. Incentivar feedbacks autênticos, que incluam detalhes sobre o desempenho e a experiência do produto, pode aumentar significativamente sua relevância nas buscas.

Além disso, é necessário criar títulos e descrições de produtos simples, claros e otimizados para IA. Embora as palavras-chave sejam importantes, a clareza e a precisão da descrição são fundamentais para que o ChatGPT entenda exatamente o que seu produto oferece, sem confusão ou ambiguidades.

Monitore as categorias e palavras-chave associadas aos seus produtos. Isso garante que seu produto esteja sendo corretamente categorizado e que esteja sendo encontrado por quem realmente tem a intenção de comprar. Adaptar suas estratégias de SEO para refletir as mudanças nas tendências de busca e o comportamento do consumidor é vital.

Por fim, se possível, inscreva-se para enviar seu próprio feed de produtos para LLMs diretamente. A OpenAI já está trabalhando em permitir que comerciantes carreguem seus próprios dados diretamente, o que pode ajudar a garantir que seus produtos estejam sempre atualizados e com mais chances de aparecerem nas recomendações. Manter-se à frente das inovações tecnológicas é uma maneira de garantir um lugar de destaque nas buscas geradas por IA.

Adotar essas práticas vai não apenas melhorar sua visibilidade nas respostas do ChatGPT, mas também aumentar as vendas do seu e-commerce.

SEO para LLMs: Oportunidade de crescimento e diferenciação

Enquanto a maioria dos concorrentes ainda luta pelas primeiras posições no Google, você pode sair na frente com SEO para LLMs como o ChatGPT. A inteligência artificial já está influenciando decisões de compra e, quanto mais cedo você adaptar sua estratégia, mais rápido verá os resultados, como maior visibilidade para seu e-commerce, tráfego mais qualificado direto para suas páginas de produto e um aumento real nas vendas com o uso da IA. Este é o futuro do marketing para e-commerce.

Trabalhe com uma agência especialista em SEO para LLMs

Na WSI,  somos especialistas em SEO para inteligência artificial e temos uma abordagem única para posicionar e-commerces dentro das respostas de LLMs como ChatGPT, Claude, Gemini e Perplexity.

Oferecemos otimização técnica com dados estruturados compatíveis com inteligência artificial, estratégias de SEO para e-commerce focadas em IA generativa, criação de conteúdo e metadados que ensinam a IA a recomendar seus produtos, além de integração com marketplaces, sistemas ERP e plataformas como Shopify, VTEX e Magento.

Quer que seu produto seja o primeiro a aparecer quando alguém perguntar ao ChatGPT? Entre em contato agora e descubra como levar seu e-commerce a outro nível com nossa agência de SEO.