As mídias sociais são canais cada vez mais utilizados para relacionamento com o cliente, consolidação de marcas e até mesmo atendimento. Empresas de diferentes segmentos estão investindo mais nessa e outras alternativas de marketing digital. Com esse novo comportamento do consumidor, compreender quando e em qual meio enviar a mensagem é fundamental para impactar o usuário no momento mais propenso à recepção positiva da marca ou produto.
Isso faz com que seja essencial compreender o comportamento do público-alvo da empresa para que seja possível criar publicações mais condizentes com as expectativas do público. Entre os fatores que devem ser avaliados estão os horários mais relevantes, a linguagem e a mensagem.
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Mídias Sociais: como ser relevante online?
Para aumentar a relevância das empresas nas mídias sociais, o CoSchedule realizou uma pesquisa consultando empresas com atuação nesse meio para determinar quais os melhores horários para publicações nas diferentes mídias. É importante considerar também alguns fatores para atingir o público-alvo e criar o melhor cenário para o seu negócio, como:
- Plataforma mais utilizada;
- Como é a interação do público nessa plataforma;
- Região almejada pela campanha;
- Conteúdo dos posts (sentimento gerado: alegre, triste, grave etc.);
- Objetivos com os projetos.
Veja como construir sua estratégia digital no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e Pinterest com base em experiências positivas de outras companhias que têm alcançado bons resultados nesses meios.
O Facebook é uma mídia acessada tanto por mobile quanto por desktop, por isso o conteúdo deve ser atraente independentemente do dispositivo usado pelo usuário. Os melhores horários para publicação são: quarta-feira (15h-16h); quinta e sexta-feira (13h-16h); sábado e domingo (12h-13h). Os piores momentos são aos finais de semana antes das 8h e após às 20h.
Às quintas e sextas-feiras a taxa de engajamento é 18% superior quando comparada aos demais dias da semana. A pesquisa também indica fazer postagens mais felizes às sextas-feiras para acompanhar o humor das pessoas que costuma estar melhor nesse dia.
O LinkedIn é uma rede profissional e deve ser usada durante a semana pouco antes do início do horário de trabalho ou logo após o término. Às segundas-feiras e sextas-feiras a taxa de engajamento é menor, enquanto na terça-feira entre 10h e 11h a interação costuma ser mais intensa. O horário menos indicado para atualização dessa mídia é à noite, entre 22h e 6h.
O Instagram é uma mídia social voltada para o mobile e com interações dinâmicas, fatores que devem ser considerados para o conteúdo e horário. Normalmente as pessoas acessam essa rede a qualquer hora, entretanto o uso é mais intenso fora do horário comercial.
As publicações são indicadas entre segunda e quinta-feira, em qualquer horário, exceto entre 15h e 16h. As publicações de vídeo tendem a ser melhores entre 21h e 8h (noite e madrugada). Bons resultados têm sido apresentados às quartas-feiras às 19h.
O Twitter também é uma mídia usada tanto pelo smartphone como pelo desktop, seja no trabalho ou em casa. Os melhores momentos para publicar são entre 12h e 15h e às quartas-feiras às 17h. Para criar uma estratégia para o Twitter será fundamental pensar no segmento da empresa:
- B2B: Segunda à sexta-feira, com pico às quartas-feiras, no horário comercial, que apresenta uma taxa de cliques 16% melhor do que fora do horário comercial.
- B2C: Apresenta melhores resultados às quartas-feiras e finais de semana, com melhora de 17% no engajamento quando comparado com dias da semana.
Essa mídia social é composta, em sua maioria, por mulheres que ficam ativas especialmente à noite. Razão pela qual as publicações podem ser feitas qualquer dia da semana à noite e, principalmente, aos sábados entre 20h e 23h.
Mídias sociais exigem planejamento
As pesquisas ajudam a compreender melhor como o consumidor pensa e interage no ambiente digital, mas nada substitui ter um bom conhecimento do próprio público-alvo, observando interações, preferências e resultados de acordo com os projetos que já estão em andamento. Considerar o cenário geral é importante para fundamentar algumas decisões, principalmente no começo, mas posteriormente o acompanhamento e análise da equipe de mídias sociais serão os diferenciais na personalização das postagens e, consequentemente, sucesso desse investimento.
Reveja quais os melhores horários para publicação e desenvolva uma estratégia bem-sucedida nessas mídias sociais: