Fale conosco pelo WhatsApp

Quais os melhores horários para publicar nas mídias sociais?

horário mídias sociais

investimento em mídias sociaisAs mídias sociais são canais cada vez mais utilizados para relacionamento com o cliente, consolidação de marcas e até mesmo atendimento. Empresas de diferentes segmentos estão investindo mais nessa e outras alternativas de marketing digital. Com esse novo comportamento do consumidor, compreender quando e em qual meio enviar a mensagem é fundamental para impactar o usuário no momento mais propenso à recepção positiva da marca ou produto.

Isso faz com que seja essencial compreender o comportamento do público-alvo da empresa para que seja possível criar publicações mais condizentes com as expectativas do público. Entre os fatores que devem ser avaliados estão os horários mais relevantes, a linguagem e a mensagem.

Mídias Sociais: como ser relevante online?

Para aumentar a relevância das empresas nas mídias sociais, o CoSchedule realizou uma pesquisa consultando empresas com atuação nesse meio para determinar quais os melhores horários para publicações nas diferentes mídias. É importante considerar também alguns fatores para atingir o público-alvo e criar o melhor cenário para o seu negócio, como:

  • Plataforma mais utilizada;
  • Como é a interação do público nessa plataforma;
  • Região almejada pela campanha;
  • Conteúdo dos posts (sentimento gerado: alegre, triste, grave etc.);
  • Objetivos com os projetos.

Veja como construir sua estratégia digital no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram e Pinterest com base em experiências positivas de outras companhias que têm alcançado bons resultados nesses meios.

Facebook

O Facebook é uma mídia acessada tanto por mobile quanto por desktop, por isso o conteúdo deve ser atraente independentemente do dispositivo usado pelo usuário. Os melhores horários para publicação são: quarta-feira (15h-16h); quinta e sexta-feira (13h-16h); sábado e domingo (12h-13h). Os piores momentos são aos finais de semana antes das 8h e após às 20h.

Às quintas e sextas-feiras a taxa de engajamento é 18% superior quando comparada aos demais dias da semana. A pesquisa também indica fazer postagens mais felizes às sextas-feiras para acompanhar o humor das pessoas que costuma estar melhor nesse dia.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede profissional e deve ser usada durante a semana pouco antes do início do horário de trabalho ou logo após o término. Às segundas-feiras e sextas-feiras a taxa de engajamento é menor, enquanto na terça-feira entre 10h e 11h a interação costuma ser mais intensa. O horário menos indicado para atualização dessa mídia é à noite, entre 22h e 6h.

>>> Veja 7 dicas para  uma página corporativa perfeita no Linkedin! <<<

Instagram

O Instagram é uma mídia social voltada para o mobile e com interações dinâmicas, fatores que devem ser considerados para o conteúdo e horário. Normalmente as pessoas acessam essa rede a qualquer hora, entretanto o uso é mais intenso fora do horário comercial.

As publicações são indicadas entre segunda e quinta-feira, em qualquer horário, exceto entre 15h e 16h. As publicações de vídeo tendem a ser melhores entre 21h e 8h (noite e madrugada). Bons resultados têm sido apresentados às quartas-feiras às 19h.

Twitter

O Twitter também é uma mídia usada tanto pelo smartphone como pelo desktop, seja no trabalho ou em casa. Os melhores momentos para publicar são entre 12h e 15h e às quartas-feiras às 17h. Para criar uma estratégia para o Twitter será fundamental pensar no segmento da empresa:

  • B2B: Segunda à sexta-feira, com pico às quartas-feiras, no horário comercial, que apresenta uma taxa de cliques 16% melhor do que fora do horário comercial.
  • B2C: Apresenta melhores resultados às quartas-feiras e finais de semana, com melhora de 17% no engajamento quando comparado com dias da semana.

Pinterest

Essa mídia social é composta, em sua maioria, por mulheres que ficam ativas especialmente à noite. Razão pela qual as publicações podem ser feitas qualquer dia da semana à noite e, principalmente, aos sábados entre 20h e 23h.

Mídias sociais exigem planejamento

As pesquisas ajudam a compreender melhor como o consumidor pensa e interage no ambiente digital, mas nada substitui ter um bom conhecimento do próprio público-alvo, observando interações, preferências e resultados de acordo com os projetos que já estão em andamento. Considerar o cenário geral é importante para fundamentar algumas decisões, principalmente no começo, mas posteriormente o acompanhamento e análise da equipe de mídias sociais serão os diferenciais na personalização das postagens e, consequentemente, sucesso desse investimento.

Reveja quais os melhores horários para publicação e desenvolva uma estratégia bem-sucedida nessas mídias sociais:

tabela horários para publicação nas mídias sociais