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Marketing

Posição zero no Google: entenda o featured snippet

Posição zero no Google: entenda o featured snippet
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

18 de fevereiro

Ter um site no featured snippet, uma caixa de respostas rápidas apresentadas pelo Google sobre o tema pesquisado, pode ser muito vantajoso para o seu negócio. Entenda a seguir

A posição zero no Google ocorre quando o conteúdo de um site aparece em caixas de destaque, acima dos resultados de pesquisa, chamadas featured snippets. Esses espaços trazem respostas e soluções rápidas e diretas às perguntas ou palavras-chave pesquisadas pelo usuário.

Atingir a posição zero no Google é um dos principais objetivos das estratégias de Marketing Digital em SEO (Search Engine Optimization – otimização do mecanismo de busca). Isso porque, apesar de aparecer na primeira posição dos resultados do Google ser uma meta a ser alcançada, estar nos featured snippets faz com que o site tenha mais autoridade, o que resulta em mais visitas e, consequentemente, mais conversões.

O que é featured snippet?

Featured snippet é o nome dado aos espaços de informações que aparecem acima dos primeiros resultados da pesquisa de uma palavra-chave no Google. Elas trazem as respostas de modo que possam ser compreendidas diretamente a partir da ferramenta de pesquisa, sem a necessidade de entrar no site — a não ser que o usuário deseje mais informações.

Esse tipo de conteúdo é uma estratégia criada pelo Google para otimizar a experiência do usuário em busca da informação que deseja, diminuindo o tempo gasto com pesquisas até encontrá-la.

Por causa do destaque dado pelo mecanismo aos featured snippets, que os coloca acima dos outros resultados de busca, dizemos que os sites que têm as informações divulgadas nessa ferramenta estão na posição zero no Google.

Tipos de Snippet em destaque

As informações contidas na posição zero no Google podem aparecer nos featured snippets de diversas formas, sendo as principais a caixa de definição, tabela e lista.

Caixa de definição

A caixa de definição é o tipo de featured snippet mais comum. As informações dentro dela trazem trechos em destaque formados por frases ou parágrafos inteiros que definem o que está sendo buscado por meio da palavra-chave.

Nesse contexto, o Google escolhe os trechos das páginas mais bem ranqueadas na busca. Abaixo do texto, um link para que o site que contém as informações seja acessado, caso o usuário deseje.

Tabela

Dependendo da palavra-chave pesquisada, as informações na posição zero no Google podem aparecer em tabelas. São úteis quando o usuário pesquisa por palavras-chave que indicam que ele deseja saber ou acompanhar dados e outras informações que possam ser organizadas nesse tipo de estrutura.

Um exemplo de featured snippet em tabela é quando a pessoa pesquisa preços de produtos, que podem ser comparados de acordo com as especificações organizadas. Da mesma forma que a caixa de definição, também vem acompanhada do caminho para que o site seja acessado.

Lista

As listas são ferramentas muito eficientes para garantir a legibilidade do conteúdo do site. Isso porque facilitam que o leitor encontre rapidamente as informações que deseja saber ao ler um texto em um site.

Por isso, é muito comum que as listas bem otimizadas também apareçam na posição zero no Google, quando a palavra-chave pesquisada direciona para esse tipo de informação. Dessa forma, as listas podem aparecer organizadas em numeração — como em receitas ou tutoriais passo-a-passo, por exemplo —, ou em bullet points.

Como aparecer na posição zero no Google?

Algumas estratégias podem ser adotadas para otimizar os conteúdos das páginas para aparecerem na posição zero no Google. O primeiro passo para otimizar um conteúdo para os featured snippets é pensar o tamanho do texto.

Isso é importante porque, para que uma informação apareça completa no featured snippet, ela precisa ter cerca de 40 a 50 palavras. Ou seja, o conteúdo precisa ser objetivo o suficiente para responder ao questionamento do leitor e, ao mesmo tempo, instigá-lo a acessar o site e continuar a seguir os passos de conversão.

As listas, por sua vez, não podem ser muito grandes ou muito pequenas, tendo em média de quatro a cinco pontos de listagem, com média de 10 palavras em cada item, para que apareçam inteiras dentro do featured snippet. Já as tabelas precisam ser organizadas de modo que os dados sejam facilmente legíveis e encontrados pela pessoa.

Além disso, a palavra-chave deve ser trabalhada no texto de forma simples e direta, respondendo às principais perguntas que o usuário pode fazer. Isso possibilita que as chances do site aparecer nas primeiras posições e, principalmente, na posição zero do Google aumentem.

Benefícios da posição zero no google

Ter um site na posição zero no Google é estar ainda acima da primeira posição do mecanismo de busca. Isso quer dizer que o buscador entende que aquele site em destaque é autoridade máxima no assunto abordado, possibilitando maior destaque em relação aos concorrentes e aumentando o fluxo de tráfego orgânico. Entenda a seguir.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico se define como o conjunto de visitas que um site recebe de forma natural pelos usuários dos mecanismos de busca, ou seja, sem o uso de anúncios. Por não precisar investir em anúncios, adotar estratégias para aumentar o tráfego orgânico pode trazer resultados positivos e de longo prazo.

Pelo fato da posição zero no Google ser um destaque além das primeiras posições no ranqueamento do buscador, um texto bem otimizado dentro das featured snippets é capaz de chamar a atenção do usuário ao fazê-lo acessar o site de forma espontânea sem a necessidade de anúncios.

Competição com os concorrentes

Outra vantagem da posição zero no Google é a possibilidade de sair na frente na competição com os concorrentes, uma vez que o destaque dado pelo mecanismo de busca possibilita maior visibilidade ao conteúdo e, dessa forma, ao produto ou serviço oferecido ali.

Para isso, é muito importante aliar as estratégias de posicionamento nas featured snippets a toda a produção de conteúdo para o website, para que o usuário continue seguindo os passos de conversão até se tornar, efetivamente, um cliente.

Autoridade máxima

Uma das principais vantagens de ter seu site na posição zero no Google é a possibilidade de se destacar como autoridade máxima no termo, pois essa é a impressão que o destaque entrega aos usuários, já que o próprio mecanismo de busca oferece o conteúdo do site como a resposta à pergunta do usuário.

Ter autoridade máxima sobre os assuntos abordados é uma das principais metas do Marketing Digital, pois é o caminho que possibilita aumento do tráfego orgânico e, consequentemente, aumento das conversões e de resultados positivos para o negócio.

A WSI trabalha com estratégias para que seu site esteja sempre nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, incluindo a posição zero no Google. Entre em contato conosco para entender mais sobre.