Por que sua empresa precisa de uma ferramenta de Inbound Marketing para otimizar seus resultados?

Inbound Marketing

Divulgar sua empresa hoje em dia ficou mais fácil. E essa facilidade ajudou no crescimento dos concorrentes, ou seja, a internet deixou tudo mais acessível — o que gerou uma grande disputa de empresas que querem aparecer melhor posicionadas.

Tal exposição deixa os usuários cientes dos produtos e serviços da empresa, e certamente todos querem ter essa exposição — até por que o custo da publicidade digital acaba sendo menor em relação aos demais formatos.

Claramente o meio digital já está ficando saturado, o que fez muitos procurarem alternativas e estratégias diferentes para atingir seu público alvo,  e uma delas é o Inbound Marketing.

O que é Inbound Marketing?

O Termo Inbound Marketing surgiu nos Estados Unidos e foi usado primeiramente por Brian Halligan, co-fundador da Hubspot, que foi baseado no conceito de Seth Godin, o Marketing de Permissão, publicado no livro”Permission Marketing” em 1999.

Mas somente de meados de 2009 para cá o conceito de Inbound Marketing está sendo usado por agências e empresas para conquistar clientes, aumentando as vendas e adquirindo autoridade com as audiências.

O conceito é bem simples: são realizadas estratégias para que o cliente procure a empresa, ou seja, ações com o intuito de atrair o potencial cliente para sua plataforma de conteúdo, sendo um blog, site ou portal de notícias. A partir dessa primeira interação, é feito todo um trabalho de relacionamento com esse potencial cliente. Esse relacionamento é por meio de conteúdo personalizado e autoral, entre outras mídias.

Esse conteúdo servirá para educar a audiência e potenciais clientes sobre o segmento de sua empresa, transformar sua empresa em referência em determinado assunto relacionado a seu mercado e influenciar na decisão de compra de futuros clientes.

Basicamente, podemos afirmar que é uma maneira de ganhar o interesse de um público específico através de uma ideia de desenvolvimento e compartilhamento de conteúdo, visando estabelecer uma conexão com as pessoas de forma direta criando um relacionamento duradouro. A metodologia Inbound Marketing respeita o momento de compra de cada visitante, o que demonstra a abrangência da estratégia que compreende tanto o público que está aprendendo sobre determinado assunto quanto aquele que está decido a fechar o negócio.

Benefícios do Inbound Marketing

  • Ser encontrado pelos clientes:

Ao trabalhar com conteúdo relevante no site, blog  e redes sociais, sua empresa irá atrair pessoas interessadas nas soluções oferecidas pelo seu negócio. Esse é o principal benefício do Inbound Marketing — fazer com que seu potencial cliente te encontre e que você não tenha que ir atrás dele para empurrar seu produto ou serviço

Trabalhamos sempre com personas em mente para criar conteúdo que ajudará a resolver problemas de cada uma delas, mostrando que seu produto ou serviço é a solução para determinado problema que a persona deve estar enfrentando.

  • Leads qualificados:

Trabalhando com conteúdo relevante para seu público-alvo a sua empresa adquire uma grande aproximação com o usuário. Ele estará consumindo muito conteúdo do seu site e com frequência voltará para se informar sobre o assunto. Isto te posicionará como autoridade no assunto por fornecer as informações, e também educará o cliente para que ele se torne um lead qualificado para a equipe comercial.

  • Mensuração:

No Inbound Marketing, os resultados são mensuráveis. Com a ajuda de algumas ferramentas torna-se fácil analisar o número de visitantes do site, acessos nos artigos do blog, número de cliques nas landing pages, conversões e diversas outras métricas.

Um dos grandes benefícios do inbound marketing é justamente a mensuração dos resultados obtidos através de cada ação online. As pessoas atraídas pelo inbound marketing são potenciais clientes com o perfil que sua empresa busca, já que estes visitantes chegarão através de uma busca ou referência. Ou seja, são as pessoas certas que realmente têm interesse pela sua solução.

  • Custo:

Ele possui menor custo que o Outbound e produz uma média de ROI (Retorno sobre o Investimento) maior que a publicidade convencional.

Diante da economia atual, a nova estratégia é imprescindível para as empresas, pois realocando investimento de outras mídias — como por exemplo comercial de televisão — é possível executar uma boa estratégia de Inbound Marketing. Certamente o resultado será muito maior e com total poder de mensuração, o que não acontece em um uma mídia convencional como um comercial de televisão.

Por que usar uma ferramenta de Inbound Marketing?

Para uma estratégia de Inbound Marketing devemos dar atenção ao tripé (site/redes sociais/blog), mantendo-o ativo e atualizado, assim sua empresa irá atrair pessoas interessadas nas soluções oferecidas.

Com todos esses pontos que devemos focar é normal ter que depender de várias ferramentas para executar as estratégias de automação, o que é complicado e demanda muito tempo. Mas atualmente temos a disposição ferramentas de automação com diversas integrações, deixando muito mais fácil o monitoramento dos resultados, já que está tudo dentro de uma única plataforma.

Abaixo segue uma lista de ferramentas de Inbound Marketing integradas:

Hubspot

A Hubspot é a maior plataforma de marketing do mundo. Fundada em 2006, atualmente com mais de 11.500 clientes e presente em mais de 70 paises, é responsável por estabelecer o termo e a metodologia de Inbound Marketing. As ferramentas integradas de marketing e vendas facilitam o blogging, criação de website pages, social, SEO, calls-to-action, landing pages, e-mail 2.0, sidekick, analytics e CRM, pensando em cada fase do funil de vendas.

Sempre voltado para o Inbound, seus planos vão de $200/mês para 100 contatos adicionados, $800/mês a cada mil contatos adicionados e $2.400/mês para 10.000 contatos adicionados. A opção de personalização permite a escolha de planos próprios com preços diferenciados

Sharpspring

A Sharpspring é uma plataforma intuitiva, que tem seu diferencial em ser uma plataforma simples, acessível e inteligente. Possui as ferramentas de automação de e-mail, formulários dinâmicos, CRM próprio e de terceiros, visitorID, integração com mídias sociais e rastreamento de chamadas.

As análises de campanha detalhadas auxiliam a conseguir novos leads, cada vez mais qualificados. Os valores são diferenciados entre agências e empresas, tendo um preço abaixo de outras plataformas do mercado.

RD Station

O RD Station é uma plataforma nacional. Este sistema completo de marketing e vendas oferece as funcionalidades de automação e nutrição de leads, criação de landing pages e geração de leads, e-mail marketing, SEO, mídias sociais, gestão de contatos e lead scoring, monitoramento, análise e planejamento.

Dentro de cada uma destas funcionalidades, existem diversos usos da plataforma para atender as necessidades do seu e-commerce. Assim você consegue identificar facilmente quais ações estão funcionando e trazendo mais clientes para sua loja pelo RD Station. Seus planos variam de preço de acordo com o pacote ideal montado como deseja no site.

Wishpond

Este simples software de marketing, além de ter uma bela interface, possui ferramentas que facilitam a criação de landing pages, website popups, formulários, sorteios, automação, e-mail marketing, gerenciamento, pontuação e perfil de leads.

Seu diferencial é o sistema CRM integrado com outras ferramentas utilizadas para gerenciar sua loja virtual, como Salesforce, Pipedrive, MailChimp, SurveyMonkey, Slack, entre outras. A assinatura possui 14 dias de teste grátis e os planos vão de R$44/mês na conta básica para 1000 leads até R$129/mês na conta Growth começando com 10.000 leads.

Infusionsoft

Esta ferramenta de automação de marketing e vendas tem como slogan: “Fazemos pequenos negócios crescerem”. Suas ferramentas vão desde capturar mais leads e melhorar taxas de conversão até a integração de CRM especializada para e-commerces.

Seu site apresenta diversos cases de pequenos empreendedores apresentando suas conquistas a partir da plataforma que esclarece suas funções. Como esta plataforma ainda não possui uma versão brasileira, os preços são um pouco mais altos: de $199/mês com 2.500 contatos até $599/mês com 20.000 contatos.

Escolha a ferramenta adequada para seu negócio e alcance melhores resultados!

Ao longo deste post você pode entender o que é o Inbound Marketing e o porquê as ferramentas de Inbound são essenciais no processo de gestão e inteligência de sua estratégia. Você também pode perceber que existem ferramentas para diversos gostos, portes e orçamentos.

Agora, cabe a escolhe da ferramenta que melhor se encaixe em seu estágio atual para que sua empresa comece a potencializar os resultados do Inbound Marketing.

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