O algoritmo do Instagram é um conjunto de critérios que determinam a ordem em que um post deve aparecer
O algoritmo do Instagram muda constantemente, com o intuito de oferecer uma melhor experiência ao usuário. Para quem utiliza a rede social como parte de sua estratégia de marketing digital, é essencial estar sempre atento ao funcionamento desses critérios, de modo a se manter adaptado às mudanças e não ser impactado por uma súbita queda do alcance orgânico de seu perfil.
As frequentes mudanças no algoritmo do Instagram dificilmente são drásticas: em geral, são pequenas alterações ou novas funcionalidades que são colocadas em prática para priorizar principalmente os conteúdos de qualidade. Como consequência, as empresas que utilizam as mídias sociais são encorajadas a publicar sempre conteúdos de qualidade e alta relevância.
O que é o algoritmo do Instagram?
O algoritmo do Instagram é um sistema inteligente de recolhimento de dados que se responsabiliza por determinar a ordem em que os posts aparecerão no feed de um usuário. Para isso, a ferramenta utiliza um software de análise de dados que “aprende” quais são os tipos de conteúdo que o indivíduo consome mais, descobrindo, assim, quais são as publicações mais relevantes para ele.
Isso significa que cada feed é individual, tendo sido criado pelo algoritmo do Instagram com o intuito de agradar os interesses pessoais do usuário. É justamente por isso que determinados perfis e marcas aparecem com maior frequência, enquanto outros aparecem menos. Os conteúdos também podem aparecer em posições e frequências diferentes para usuários distintos que seguem as mesmas contas.
Como o algoritmo do Instagram funciona?
É muito difícil apontar de maneira precisa a forma como o algoritmo do Instagram funciona, uma vez que o método específico é mantido em segredo pelos administradores da rede e o sistema está em constante aprimoramento. Porém, diversos especialistas em marketing digital já fizeram variados testes que permitiram identificar alguns padrões de comportamento no sistema de algoritmo.
Em geral, o algoritmo do Instagram segue, como padrão, os seguintes critérios:
- Engajamento: os posts com os quais você interage mais serão priorizados pelo algoritmo do Instagram, o que inclui não apenas curtir e comentar postagens, mas o tempo de visualização de um vídeo e o tempo gasto na publicação como um todo;
- Relacionamentos: diz respeito a seu engajamento com o perfil que fez determinada publicação;
- Temporalidade: em geral, o algoritmo do Instagram dá prioridade para as publicações mais recentes, mas isso não significa que o feed segue uma ordem cronológica.
Como usar o algoritmo do Instagram a seu favor?
Levando em consideração que o algoritmo é automatizado e segue critérios pré-determinados, é possível trabalhar na rede social de modo a utilizar o sistema a seu favor. A seguir, confira algumas dicas.
Faça publicações relevantes
O algoritmo favorece conteúdos de qualidade. Por isso, é importante que suas publicações tragam fotos e vídeos bem-feitos, além de legendas chamativas e informativas.
Poste nos horários certos
Os primeiros minutos da sua publicação são considerados cruciais: quanto mais usuários interagirem com o post, mais o algoritmo do Instagram vai entender que ele é relevante, mostrando o conteúdo a mais pessoas. Por isso, é importante você publicar sempre nos horários em que seus seguidores estiverem online.
Para tal, o Instagram oferece uma ferramenta chamada insights, que fornece um gráfico com os horários mais acessados por seus seguidores.
Tenha uma boa taxa de respostas rápidas
Sempre que possível, responda os comentários deixados em seu perfil enquanto eles ainda estiverem novos. Isso alimenta o ciclo explicado no tópico anterior, em que o post recebe mais comentários e acaba sendo considerado como relevante pelo algoritmo do Instagram.
Use sempre o direct
Esteja sempre à disposição para conversar por mensagem, respondendo a todos os directs recebidos e criando um relacionamento com seu seguidor.
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