Fale conosco pelo WhatsApp

O que são os Micro-Momentos e por que eles são importantes no marketing digital?

18 de dezembro de 2015 |

Quando planejamos uma campanha de marketing digital sabemos que há uma necessidade de impactar o consumidor diversas vezes em sua jornada de compra. Os momentos nas vidas das pessoas (consumidores) são fundamentais para a construção de memórias, inclusive aquelas que vivemos, eternizamos e, claro, postamos nas mídias sociais. Essa nova forma de pensar influenciou também como decidimos o que vamos aprender, comer, fazer e comprar e de quem vamos comprar. Os momentos se tornaram parte ainda mais fundamental da jornada do comprador e os micro-momentos são exatamente isso, os acontecimentos do dia a dia que influenciam rapidamente as decisões tomadas de forma impulsiva e imediata.

Essa mudança de hábitos e da forma de tomar decisões foi diretamente influenciada pelos dispositivos móveis. Atualmente, quando se tem uma dúvida é possível imediatamente utilizar o smartphone para encontrar a resposta e, inclusive, se aprofundar em um tema estando em casa, no transporte, no parque, no supermercado ou em quase qualquer local. Essa flexibilidade e acesso quase que ilimitado faz com que 94% dos usuários de smartphones usem os aparelhos durante a realização de tarefas para procurar informações. O Google prevê que até o final de 2015, 53% das buscas no Google Search tenham origem em dispositivos móveis.

O mobile é a ferramenta-chave para que um processo de tomada de decisão baseada em micro-momentos seja possível. Mas, como as empresas devem lidar com essa nova realidade que afeta o público-alvo de todas as companhias, visto que muda costumes sociais e não apenas nichos específicos?

Quais são os micro-momentos?

No Brasil, os proprietários de smartphones olham seus aparelhos, em média, 86 vezes por dia. Isso significa que as empresas devem saber em qual momento realizar suas abordagens de vendas. Sobrecarregar o usuário pode deixá-lo com uma má impressão sobre a marca, pois 69% dos consumidores online consideram que a qualidade e relevância da mensagem de uma empresa influencia a sua percepção sobre a marca.

Devido esses novos fatores, o novo desafio do marketing digital é atingir o consumidor no exato momento em que ele está mais propício a receber a mensagem da marca. O Google divide os micro-momentos em:

  • Momento eu quero saber: anteriormente ao querer mais informações sobre determinado assunto, o usuário tinha que esperar ter acesso a um computador desktop. Atualmente, este processo é instantâneo e ocorre durante a ação, com minutos ou mesmo segundos dedicados a aprender algo.
  • Momento eu quero ir: este tipo de busca tem relação com as pessoas procurando mais locais e o que desejam fazer. Interligadas a esse micro-momento estão as buscas “próximo a mim”, que cresceram 55% entre janeiro e junho de 2015.
  • Momento eu quero fazer: os consumidores buscam respostas na internet e isso é imediato ao momento em que surge uma dúvida ou necessidade. Entre janeiro e junho de 2015 aumentou 72% das buscas no YouTube de “como fazer”. Isso mostra um campo de oportunidade para empresas que querem que seus potenciais clientes cheguem até elas de uma forma relevante e positiva para a experiência do usuário.
  • Momento eu quero comprar: a tecnologia tornou os consumidores mais exigentes e, ao realizarem pesquisas nesses micro-momentos, saem na frente as marcas que entregam exatamente o que o usuário busca. E isso também está relacionado às compras. No Brasil, 79% dos consumidores afirmam que as decisões de compra estão mais rápidas devido às pesquisas online.

Esses são os novos momentos decisivos em um processo de aprendizado, realização ou compra, sendo fundamental que as empresas estejam cientes desta nova forma de atingir e ser lembrada pelos consumidores.

Por que os micro-momentos são importantes para sua empresa?

A seleção natural das empresas já começou e irão se sobressair aquelas que conseguirem atender às demandas dos consumidores com uma presença decisiva nesses micro-momentos. Os canais digitais, como blogs corporativos, mídias sociais, e-mail marketing e outros, devem ser usados a favor das empresas, mas pensando sempre na relevância para os usuários e como essas publicações irão atender às necessidades dos quatro micro-momentos decisivos da jornada do comprador.

O infográfico abaixo, desenvolvido pelo Think With Google, mostram algumas estatísticas que comprovam a importância de cada micro-momento:

dados sobre micro momentos na jornada de compra

Não espere o momento passar para mudar a estratégia de marketing digital da sua empresa. As transformações no comportamento dos consumidores já são evidentes e oferecem oportunidades de ação imediatas para que as companhias se desenvolvam junto com esse novo momento da relação empresa-consumidor. A jornada do comprador, essencial para a criação de estratégias eficientes de marketing digital e dos micro-momentos, está em constante aprimoramento, assim como os hábitos e comportamentos dos compradores, sendo fundamental que as companhias se adaptem e evoluam junto com seus clientes.