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Mídia paga: o que é e por que investir?

12 de janeiro de 2024 |
homem usando notebook e ADS saindo da tela para representar mídia paga
(Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça o que é mídia paga e saiba por que investir nessa estratégia de marketing em seu negócio

As estratégias de marketing de conteúdo são muito variadas e podem se espelhar por diversas ações, sendo uma delas a utilização de mídia paga para atingir e converter o público-alvo. No entanto, essa ainda é uma via estratégica que gera muitas dúvidas sobre a utilização de seus recursos.

Neste conteúdo, vamos conhecer o que é a mídia paga e entender por que investir nessa estratégia de marketing em sua empresa pode ser um grande negócio.

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O que é mídia paga?

A mídia paga pode ser definida como o tipo de mídia em que empresas investem um determinado valor financeiro para usufruir de um canal digital de terceiros. Alguns exemplos desse tipo de mídia são:

  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • YouTube Ads;
  • LinkedIn Ads;
  • TikTok Ads;
  • Instagram Ads;
  • Anúncios em plataformas de streaming, sites e blogs.

Qual a importância da mídia paga?

A mídia paga é extremamente importante à medida que alcança potenciais clientes, que estão cada vez mais inseridos no ambiente digital de maneira mais rápida e eficiente. Assim, é fundamental que sua marca esteja presente de maneira sólida e constante nesse espaço.

É necessário, entretanto, salientar que esse recurso deve ser usado de maneira estratégica para que se obtenham os melhores resultados. Nesse sentido, o auxílio de analistas pode ser crucial para atrair o público certo, ou seja, aquele que está realmente interessado em sua marca, produto ou serviço, na hora certa, direcionando o tráfego qualificado para sua empresa.

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Qual a diferença de mídia paga e mídia orgânica?

Se, por um lado, a mídia paga precisa de investimento financeiro para ser veiculada, por outro, a mídia orgânica não depende desse pagamento para funcionar.

É importante ressaltar, contudo, que, embora a mídia orgânica seja uma ação financeiramente mais em conta para a empresa, é um tipo de comunicação que leva muito mais tempo para que se obtenham os resultados desejados quanto ao alcance do público-alvo.

A mídia paga, ao contrário, entrega resultados rapidamente, alcançando o público desejado e expandindo as possibilidades de alcance de seu produto, marca ou serviço.

Quais são as vantagens de investir em mídia paga?

Ao escolher investir no uso de uma mídia paga para impulsionar a publicidade de seu negócio, você opta por empregar uma importante estratégia comunicacional e se depara com diversas vantagens que só essa mídia é capaz de oferecer, tais como:

  • Alcance segmentado e assertivo de públicos específicos baseados em critérios como dados demográficos, interesses e localização geográfica;
  • Monitoramento dos resultados do impacto das campanhas publicitárias;
  • Rápido retorno sobre investimento (ROI);
  • Melhor custo-benefício dos investimentos;
  • Visibilidade imediata da marca e de seus produtos e/ou serviços;
  • Aumento da competitividade;
  • Maior engajamento;
  • Ganho de seguidores;
  • Novas prospecções de vendas.

Como funciona o tráfego pago?

O tráfego pago consiste em um recurso da mídia paga que direciona os potenciais clientes de uma marca, produto ou serviço para um site por meio de anúncios pagos, como é o caso das plataformas digitais citadas ao começo deste artigo.

O primeiro passo é escolher uma plataforma que se alinhe aos hábitos de navegação de seu público-alvo, definindo de forma clara os objetivos da campanha publicitária, como a geração de leads ou o aumento de vendas, por exemplo.

Depois, é necessário desenvolver uma campanha que atenda todas as necessidades de seu público-alvo e seus objetivos traçados estrategicamente para isso. A criação de anúncios atraentes, bem como a escolha de palavras-chave relevantes são cruciais nesse momento.

Após essa etapa, é necessário refinar o público-alvo por meio da segmentação, estabelecendo critérios como os mencionados anteriormente para direcionar os anúncios às pessoas certas no melhor momento. A fase seguinte é a de organizar seu orçamento, determinando quanto você está disposto a gastar diariamente ou ao longo de um período específico.

Definidos esses importantes elementos, é chegado o momento da veiculação dos anúncios, em que as peças publicitárias são exibidas de acordo com os critérios definidos anteriormente. Os produtos ou serviços podem ser exibidos nos primeiros resultados de pesquisa, com o auxílio do Google Ads, por exemplo, assim como no feed de notícias de redes sociais, com o Facebook Ads, e em vídeos, ao utilizar o YouTube Ads, entre outros locais.

Durante essa divulgação, é fundamental que se faça o monitoramento do desempenho da campanha por meio de métricas (cliques e impressões), de modo a compreender o que funcionou e o que pode ser melhorado da estratégia de comunicação posta em prática, assim como ajustar a estratégia por meio de novas segmentações ou anúncios, por exemplo.

Por fim, é de suma importância analisar cuidadosamente os resultados da campanha em relação aos objetivos propostos inicialmente não só a partir desse monitoramento, mas também da análise do ROI e da eficiência geral da estratégia.

Agora que você já conhece o que é mídia paga e por que investir nessa poderosa comunicação, não perca mais tempo! Entre em contato com a equipe de consultores em Marketing Digital da WSI, conte com a nossa expertise para ajudar você a tirar todas as suas dúvidas sobre esse tipo de mídia e saiba como aproveitar tudo o que esse recurso pode oferecer à sua empresa!

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