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Marketing e Vendas

Marketing sazonal: aprenda a vender mais nos feriados

Marketing sazonal: aprenda a vender mais nos feriados
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

09 abril, 2024

5 min. de leitura

Saiba o que é essa estratégia, quais são suas vantagens e como utilizar esse recurso para obter resultados satisfatórios para sua marca

Muitos fatores podem influenciar um fluxo de vendas. Datas comemorativas, período de férias e mudanças de estação são alguns desses elementos, denominados como sazonalidade. Isso quer dizer que há uma interferência desses fatores externos sobre a demanda de consumo em um período determinado.

Esse aspecto, somado às especificidades de cada produto ou serviço e sua relação com o momento do ano, contribui significativamente na hora de montar as melhores campanhas de marketing sazonal para o seu negócio, para aproveitar os picos de venda e atenuar os efeitos das eventuais quedas no movimento de seu negócio ao longo de todo ano.

Ao realizar um planejamento criterioso, é possível impulsionar suas vendas e obter resultados satisfatórios em sua empresa, diferenciando sua marca da concorrência. Saiba mais sobre o marketing sazonal no conteúdo a seguir.

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O que é marketing sazonal?

Conforme já explicado, o marketing sazonal pode ser entendido como um conjunto de estratégias realizadas de maneira temporária com o intuito de aproveitar determinadas épocas do ano, tais como:

  • Mudanças de estação;
  • Mudanças no clima;
  • Datas comemorativas;
  • Feriados prolongados;
  • Períodos de férias.

Quais são as vantagens do marketing sazonal?

Existem inúmeros benefícios que o marketing sazonal pode oferecer à sua empresa. Confira os principais deles a seguir.

Humanização da marca

Uma das principais vantagens de empregar o marketing sazonal em suas campanhas é a aproximação emocional que pode ser gerada entre a marca e seu público. Isso porque algumas datas, como Dia das Mães e Natal, têm um grande valor afetivo nos relacionamentos entre as pessoas.

Ao compreender essas emoções e aplicá-las em sua estratégia, a campanha consegue gerar empatia. Isso humaniza a marca, aumenta a visibilidade e a credibilidade, gerando experiências positivas e fidelização.

Aumento de tráfego

Outra vantagem do marketing sazonal é o aumento de tráfego qualificado. Ao elaborar uma campanha com resultados satisfatórios, sua marca não só atrai clientes em potencial, mas também atinge a tão cobiçada fidelização do público consumidor que está, de fato, interessado no que seu site tem a oferecer.

Aumento de vendas

O uso do marketing sazonal também pode aumentar as vendas em períodos mais lucrativos. Ao planejar e tomar ações precisas, como a divulgação diferenciada de seu produto ou serviço nessa época, o estabelecimento passa a ser uma referência nessas datas específicas, trazendo clientes orgânicos já fidelizados em maior quantidade a cada campanha e aumentando taxas de conversão.

Como aplicar estratégias de marketing sazonal?

Existem diversas estratégias do marketing sazonal que podem ser usadas a seu favor. Conheça as principais delas abaixo e saiba como aplicá-las:

Faça um planejamento prévio

Elaborar um planejamento de sua estratégia com meses de antecedência é uma das principais maneiras de aplicar de forma eficaz os recursos que o marketing sazonal tem a oferecer para atrair consumidores para seu negócio em épocas de grande movimento.

Para isso, é importante ter atenção a ações como:

  • Estruturar um cronograma de vendas;
  • Identificar as tendências do segmento;
  • Estudar resultados de anos anteriores da sua marca e de outras;
  • Criar estratégias que chamem a atenção do público.

Crie campanhas específicas

Além da importância das datas, é importante especificar ainda mais as campanhas de tráfego pago relacionadas a elas de acordo com seu negócio. Isso também vale para selecionar datas que indiquem um marketing sazonal mais vantajoso para o seu negócio, ou seja, que sejam mais relevantes para o seu público.

Por serem temáticas, questões como tom de comunicação, conteúdo e abordagem do público a serem utilizados precisam ser levadas em consideração e adaptadas na hora de elaborar campanhas que usem a sazonalidade a seu favor.

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Aposte em descontos exclusivos e cupons

Outra dica de marketing sazonal que pode fazer a diferença para atrair seu público e aumentar suas vendas é apostar em oferecer descontos exclusivos e cupons, especialmente nos períodos em que há queda no consumo de determinado produto ou serviço. Além disso, algumas outras maneiras de gerar engajamento em sua audiência e aumentar o alcance de suas campanhas são a promoção de:

  • Combos promocionais;
  • Promoções relâmpago;
  • Descontos progressivos e para pagamento à vista;
  • Frete grátis para compras acima de um determinado valor;
  • Bônus temáticos e brindes gratuitos;
  • Sorteios.

Como medir resultados de marketing sazonal?

Os resultados do marketing sazonal podem ser mensurados por meio de métricas como o Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e o Retorno sobre Investimento (ROI).

Esses indicadores podem ser definidos na etapa de planejamento da estratégia a ser adotada de maneira cuidadosa e criteriosa, a depender das particularidades e necessidades de cada negócio, bem como da aceitação do público, avaliando quais estratégias funcionam e podem ser replicadas e quais precisam ser ajustadas para as próximas campanhas, identificando, também, as datas que têm maior potencial de impacto para seu negócio.

Com isso, é possível aprimorar seu negócio continuamente e impulsionar suas vendas nas épocas mais propícias, de acordo com seu segmento, contornando o baixo movimento em determinados períodos do ano.

Agora que você já sabe como vender mais com o marketing sazonal, entre em contato com a WSI e conte com a nossa expertise para ajudar você a aproveitar tudo o que essa valiosa estratégia pode oferecer à sua marca!

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