Saiba o que é essa estratégia, quais são suas vantagens e como utilizar esse recurso para obter resultados satisfatórios para sua marca
Muitos fatores podem influenciar um fluxo de vendas. Datas comemorativas, período de férias e mudanças de estação são alguns desses elementos, denominados como sazonalidade. Isso quer dizer que há uma interferência desses fatores externos sobre a demanda de consumo em um período determinado.
Esse aspecto, somado às especificidades de cada produto ou serviço e sua relação com o momento do ano, contribui significativamente na hora de montar as melhores campanhas de marketing sazonal para o seu negócio, para aproveitar os picos de venda e atenuar os efeitos das eventuais quedas no movimento de seu negócio ao longo de todo ano.
Ao realizar um planejamento criterioso, é possível impulsionar suas vendas e obter resultados satisfatórios em sua empresa, diferenciando sua marca da concorrência. Saiba mais sobre o marketing sazonal no conteúdo a seguir.

Quero aumentar minhas vendas sazonais!
O que é marketing sazonal?
Conforme já explicado, o marketing sazonal pode ser entendido como um conjunto de estratégias realizadas de maneira temporária com o intuito de aproveitar determinadas épocas do ano, tais como:
- Mudanças de estação;
- Mudanças no clima;
- Datas comemorativas;
- Feriados prolongados;
- Períodos de férias.
Quais são as vantagens do marketing sazonal?
Existem inúmeros benefícios que o marketing sazonal pode oferecer à sua empresa. Confira os principais deles a seguir.
Humanização da marca
Uma das principais vantagens de empregar o marketing sazonal em suas campanhas é a aproximação emocional que pode ser gerada entre a marca e seu público. Isso porque algumas datas, como Dia das Mães e Natal, têm um grande valor afetivo nos relacionamentos entre as pessoas.
Ao compreender essas emoções e aplicá-las em sua estratégia, a campanha consegue gerar empatia. Isso humaniza a marca, aumenta a visibilidade e a credibilidade, gerando experiências positivas e fidelização.
Aumento de tráfego
Outra vantagem do marketing sazonal é o aumento de tráfego qualificado. Ao elaborar uma campanha com resultados satisfatórios, sua marca não só atrai clientes em potencial, mas também atinge a tão cobiçada fidelização do público consumidor que está, de fato, interessado no que seu site tem a oferecer.
Aumento de vendas
O uso do marketing sazonal também pode aumentar as vendas em períodos mais lucrativos. Ao planejar e tomar ações precisas, como a divulgação diferenciada de seu produto ou serviço nessa época, o estabelecimento passa a ser uma referência nessas datas específicas, trazendo clientes orgânicos já fidelizados em maior quantidade a cada campanha e aumentando taxas de conversão.
Como aplicar estratégias de marketing sazonal?
Existem diversas estratégias do marketing sazonal que podem ser usadas a seu favor. Conheça as principais delas abaixo e saiba como aplicá-las:
Faça um planejamento prévio
Elaborar um planejamento de sua estratégia com meses de antecedência é uma das principais maneiras de aplicar de forma eficaz os recursos que o marketing sazonal tem a oferecer para atrair consumidores para seu negócio em épocas de grande movimento.
Para isso, é importante ter atenção a ações como:
- Estruturar um cronograma de vendas;
- Identificar as tendências do segmento;
- Estudar resultados de anos anteriores da sua marca e de outras;
- Criar estratégias que chamem a atenção do público.
Crie campanhas específicas
Além da importância das datas, é importante especificar ainda mais as campanhas de tráfego pago relacionadas a elas de acordo com seu negócio. Isso também vale para selecionar datas que indiquem um marketing sazonal mais vantajoso para o seu negócio, ou seja, que sejam mais relevantes para o seu público.
Por serem temáticas, questões como tom de comunicação, conteúdo e abordagem do público a serem utilizados precisam ser levadas em consideração e adaptadas na hora de elaborar campanhas que usem a sazonalidade a seu favor.

Quero melhorar minhas campanhas de marketing sazonal!
Aposte em descontos exclusivos e cupons
Outra dica de marketing sazonal que pode fazer a diferença para atrair seu público e aumentar suas vendas é apostar em oferecer descontos exclusivos e cupons, especialmente nos períodos em que há queda no consumo de determinado produto ou serviço. Além disso, algumas outras maneiras de gerar engajamento em sua audiência e aumentar o alcance de suas campanhas são a promoção de:
- Combos promocionais;
- Promoções relâmpago;
- Descontos progressivos e para pagamento à vista;
- Frete grátis para compras acima de um determinado valor;
- Bônus temáticos e brindes gratuitos;
- Sorteios.
Como medir resultados de marketing sazonal?
Os resultados do marketing sazonal podem ser mensurados por meio de métricas como o Custo de Aquisição do Cliente (CAC) e o Retorno sobre Investimento (ROI).
Esses indicadores podem ser definidos na etapa de planejamento da estratégia a ser adotada de maneira cuidadosa e criteriosa, a depender das particularidades e necessidades de cada negócio, bem como da aceitação do público, avaliando quais estratégias funcionam e podem ser replicadas e quais precisam ser ajustadas para as próximas campanhas, identificando, também, as datas que têm maior potencial de impacto para seu negócio.
Com isso, é possível aprimorar seu negócio continuamente e impulsionar suas vendas nas épocas mais propícias, de acordo com seu segmento, contornando o baixo movimento em determinados períodos do ano.
Agora que você já sabe como vender mais com o marketing sazonal, entre em contato com a WSI e conte com a nossa expertise para ajudar você a aproveitar tudo o que essa valiosa estratégia pode oferecer à sua marca!

Entrar em contato com os especialistas da WSI!