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Marketing para Franquias: Como funciona?

Empresário usando celular pra realizar marketing para franquias

A maioria dos empresários que gerencia uma franquia conta com a credibilidade e o reconhecimento da franqueadora para garantir o lucro no final do mês. Mas será que isso é suficiente? Para conseguir um rendimento ainda maior, é importante que o gestor adote as técnicas de marketing para franquias.

O mercado de franquias tem se mantido estável apesar das incertezas econômicas. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento cresceu apenas 1% em 2018. Nesse cenário de resultados pouco expressivos, a utilização do marketing para franquias se faz necessária para que em 2020 o desempenho seja ainda melhor.

Como funciona o marketing para franchising?

A realização das ações de marketing para franquias é bastante similar àquela utilizada em qualquer empresa. A diferença é que o franqueado não precisará trabalhar a parte institucional do marketing — que fica a cargo da franqueadora —, mas, sim, a divulgação local da franquia, concentrando-se na conquista e fidelização de clientes.

Tendo isso em mente, é possível explicar como funciona o marketing digital para franquias em quatro passos. São eles:

1.     Conhecer o público-alvo

O conhecimento do perfil de cliente que se pretende atingir auxilia o franqueado a desenvolver estratégias mais personalizadas e, consequentemente, mais eficientes. Para tanto, é importante obter o maior número de informações possível, abrangendo:

Faixa etária;

Renda familiar;

Perfil geográfico;

Classe econômica;

Meios de comunicação mais utilizados;

Entre outros.

2.     Estabelecer uma meta clara e objetiva

A partir do levantamento de dados do público-alvo o franqueado pode selecionar as informações mais relevantes para seu negócio e definir as metas para iniciar o marketing para franchising. Nesse momento, é essencial que o empresário estabeleça metas executáveis e quantificáveis para que ele consiga atingi-las e possa avaliar seus resultados no futuro.

3.     Montar um plano de ações

O planejamento do marketing para franquias é o guia que o franqueado utilizará para colocar em prática as ações que levarão ao cumprimento das metas estabelecidas. Isso porque nenhuma estratégia de marketing é feita apenas com uma ação e, portanto, é preciso investir em várias frentes para aumentar as chances de a franquia ser notada pelos clientes.

4.     Calcular o custo-benefício das ações de marketing

O empresário precisa colocar na ponta do lápis qual será o custo das campanhas de marketing para entender sua rentabilidade. Por exemplo: suponhamos que durante a pesquisa do público-alvo você descubra que os clientes gostam de assistir TV. Será que vale a pena fazer a campanha somente nesta mídia, mesmo sendo uma das mais caras?

No entanto, isso não quer dizer que o franqueado deve escolher as ações com menor custo, mas aquelas que trazem os melhores resultados. É necessário avaliar o custo-benefício de cada campanha para que as estratégias não prejudiquem o fluxo financeiro da franquia.

É possível utilizar os recursos digitais no marketing para franquias?

Com certeza. O marketing digital oferece para o franqueado a possibilidade de obter leads qualificados e de construir uma base de clientes fidelizada. Os principais benefícios do marketing digital para o marketing nas franquias são:

  • Melhorar a visibilidade da marca;
  • Aumentar a quantidade de leads;
  • Impulsionar o faturamento da franquia.

O marketing para franquias pode ser aplicado tanto pelo próprio franqueado quanto por uma empresa especializada, sendo que neste último caso existe a vantagem de ter um processo sistematizado e gerenciado por profissionais experientes no assunto. Caso tenha se interessado no assunto, entre em contato e converse com um dos consultores da agência de marketing digital WSI para saber como alavancar as vendas da sua franquia.

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